O período de gestação de um bebê é extremamente conturbado para a mulher, no sentido de mudanças internas e externas em seu corpo. Não é o crescimento da barriga e a grande produção de hormônios, mas também os diversos efeitos psicológicos que uma gravidez causa e que são totalmente naturais.

Mas com todas essas modificações, que acontecem muito forte e muito rapidamente, muitas mulheres acabam sentindo alguns efeitos colaterais, o que também é perfeitamente normal na maioria das vezes.

E um desses efeitos é a dor na penetração durante a gravidez. Mas por que isso acontece? Como aliviar essa dor? Continue lendo e descubra a reposta para essas e outras perguntas!

Por que Ocorre a Dor na Penetração Durante a Gestação?

Durante a gestação o corpo da mulher sofre uma série de mudanças, tanto externas quanto internas. Essa dor na penetração durante a gravidez que muitas mulheres sentem pode muitas vezes estar ligada diretamente com a baixa da libido durante esse período.

As alterações hormonais tendem a mexer com o desejo sexual da mulher. Outro fator é o aumento do fluxo sanguíneo na região da pelve, tornando essa área genital mais sensível. Enquanto isso pode ser bom para algumas mulheres, outras tendem a sentir alguns incômodos e até mesmo dor. O mesmo acontece com os seios.

Portanto, essa dor durante a gestação poder ser normal, mas só um médico avaliando cada caso individualmente é capaz de dar uma resposta final. Então ao sentir dores durante as relações sexuais nesse período, a mulher deve procurar um médico ginecologista o mais rápido possível para investigar se não há nada mais grave e que precise ser tratado.

Sexo Pode Afetar o Bebê de Alguma Forma?

Muitas pessoas pensam que as relações durante a gestação afetam de alguma maneira o bebê, porém isso não é possível. O bebê não sente e não é afetado ou machucado durante as relações sexuais do casal. Entretanto, é comum que a mulher sinta alguns incômodos no colo do útero e na região abdominal durante o sexo.

Menos Vontade de Sexo Durante a Gravidez é Normal?

A libido da mulher durante o período de gestação tende a variar bastante, principalmente por conta das alterações hormonais, emoções e ansiedades que envolvem esse período. Portanto, é normal que a vontade de fazer sexo diminua, principalmente no começo da gravidez, isso por que a mulher está mais sensível.

Ao longo dos meses essa vontade pode voltar a aumentar, principalmente depois do primeiro trimestre quando esses sintomas tendem a ficar menos intensos. Porém isso varia de mulher para mulher, algumas podem não apresentar nenhum desconforto e ainda terem ainda mais vontade de sexo durante esse período.

Há algumas variações frequentes durante os três trimestres de gravidez que estão relacionadas com a vontade de sexo. Vamos falar um pouco mais sobre cada fase.

Primeiro Trimestre

Durante o primeiro trimestre de gestação, é muito comum que o desejo sexual da mulher diminua. Isso acontece porque ela está começando a passar pelos primeiros sintomas da gravidez como enjoo e cansaço. Algumas inseguranças também tendem a afetar diretamente na libido.

Segundo Trimestre

Nessa época a mulher já está mais segura e acostumada com a gestação, portanto é nesse momento que o desejo sexual volta a crescer.

Terceiro Trimestre

No terceiro trimestre o desejo sexual da mulher pode voltar a cair, mais uma vez essa alteração da libido está ligada com as alterações hormonais, com a ansiedade e as emoções, que agora estão a flor devido à espera do nascimento do bebê.

Outro fator que pode interferir e diminuir a vontade de sexo é justamente o tamanho da barriga que acaba incomodando e limitando o casal.

Em que Casos o Sexo Não é Indicado na Gravidez?

Não há problemas em manter relações sexuais durante o período gestacional, no entanto se sentir algum desconforto como dores abdominais e tiver sangramentos o ideal é procurar um médico.

O sexo durante a gravidez pode não ser indicado em casos em que a mulher corre risco de aborto espontâneo, descolamento da placenta ou estiver com a placenta baixa. É bom reforçar que mesmo grávida é imprescindível o uso de preservativos, para proteger de possíveis doenças e infecções.

Qual a Posição mais Confortável Durante a Gravidez?

Durante essa transição no corpo da mulher é importante que o casal descubra quais as melhores posições para cada momento da gravidez. Com o crescimento da barriga algumas posições podem se tornar muito desconfortáveis, causando dor e até mesmo sangramentos.

Dessa forma essa acaba se tornando uma questão pessoal em que o casal deve ir testando as posições que sejam mais confortáveis. Normalmente são aquelas em que a mulher é quem controla a intensidade e a profundidade da penetração, como quando a mulher está por cima.

Para muitas grávidas o sexo acaba se tornando mais prazeroso ainda, para outras ele pode ser motivo de dor e desconforto. Todas as mulheres sofrem mudanças no corpo durante a gestação, mas nem todos os corpos e mentes reagem à essas mudanças da mesma forma.

Isso significa que às vezes o que é melhor para uma mulher, não é indicado para outra, e viceversa. É necessário saber lidar com essas mudanças e se esforçar para se sentir o mais confortável possível durante esse período tão conturbado e especial da sua vida.

Obviamente, o entendimento do parceiro nessa questão é um ponto crucial para a mulher se sentir confortável e bem consigo mesma durante a gravidez.

Veja Também: Relação Sexual na Gravidez, Pode?
Foto: pxhere