A gravidez é um período em que o corpo da mulher passa por fortes transformações, tanto internas quanto externas1. E é claro que, junto com essas transformações, também aparecem algumas consequências. As dores nas costas são o maior exemplo de como as transformações no corpo causadas pela gravidez podem afetar a saúde de uma mulher.

Causas da dor na gravidez

A principal causa da dor nas costas durante a gravidez é o aumento da barriga, que acaba trazendo muito peso para o corpo da mulher. O crescimento do útero normalmente exige muito dos nervos e da coluna, o que acaba forçando a postura da mulher a mudar e, consequentemente, fazendo com que ela tenha dores nas costas.

É bom lembrar que isso não ocorre necessariamente com todas as grávidas, apesar de ser muito comum e todas as mulheres estarem sujeitas a ter esse problema2, principalmente no último trimestre de gravidez. Mas já que as dores nas costas na gravidez são inevitáveis, é preciso saber como lidar com essa situação.

Tipos de Dores nas Costas na Gravidez

Muitas não sabem, mas não existe apenas um tipo de dor nas costas que atinge as mulheres durante a gravidez. Existem pelo menos 5 tipos principais de dores que podem surgir durante esse período, todos eles ocasionados por problemas diferentes e que também exigem tratamentos diferentes. Os principais tipos são:

  • Dor lombar
  • Dor sacro-ilíaca
  • Dor ciática
  • Dor pélvica
  • Dor noturna

Dor lombar

A dor lombar é uma das dores mais comuns em grávidas e se manifesta por causa do excesso de peso que o corpo deposita na coluna, fazendo com que ela seja muito forçada para tentar compensar a postura da mulher. Essa dor fica localizada normalmente na parte inferior das costas e costuma se espalhar também para as pernas e parte da musculatura das costas da mulher.

Dor sacro-ilíaca

É um tipo de dor que se localiza entre o fim da coluna e a bacia da mulher. É um tipo delicado de dor que, em muitos casos, não cessa mesmo após o parto, podendo continuar por um tempo. Para evitar maiores complicações com a dor sacro-ilíaca, o melhor a se fazer é ficar em repouso quando perceber sinais dela.

Dor ciática

É a famosa dor no nervo ciático, que acaba afetando um considerável número de mulheres grávidas. A dor é causada por inflamação ou pressão e pode piorar caso a mulher faça algum tipo de esforço. Esse tipo de dor nas costas pode se estender para toda a parte de trás da perna, causando um grande incômodo. Também é válido lembrar que a inflamação no nervo é causada por seu uso excessivo com muito peso no corpo e não tem nenhuma relação direta com a posição do bebê dentro do corpo da mulher.

Dor pélvica

Esse é o tipo mais comum de dor nas costas na gravidez e deve ser tratado de maneira diferente das outras. O tratamento precisa ser acompanhado por seu médico para que a situação não piore acarretando outros problemas. A dor também é sentida na parte inferior das costas, a partir da região pélvica, mas se não for bem tratada, pode até se estender até o osso do púbis.

Dor noturna

Algumas mulheres grávidas sentem dores apenas na hora de dormir, causadas pela fadiga dos músculos que acumula todo o esforço feito pelas costas durante o dia inteiro. Apesar de não ser a dor mais frequente em grávidas, a dor noturna pode incomodar de maneira significativa a vida de algumas mulheres, mas o tratamento desse tipo de dor normalmente é tranquilo e eficaz.

Como prevenir a dor nas costas na gravidez?

É claro que as dores nas costas durante a gravidez podem aparecer por diversos motivos, mas isso não significa que não haja maneiras de prevenir que elas apareçam. Fazer alongamentos todos os dias ajuda o corpo e a coluna a se prepararem para o peso extra que o corpo vem ganhando.

A prática de ioga ou pilates também ajuda na prevenção das dores nas costas durante a gravidez. Praticar esses exercícios não é uma garantia de que você não vai sentir dores, mas eles com certeza farão com que elas sejam mais leves e que você consiga lidar com elas de uma forma melhor3.

Como aliviar a dor nas costas na gravidez?

Já que o aparecimento das dores é quase inevitável, é bom saber que existem coisas que podemos fazer para que essa situação seja controlada. Alguns dos principais exercícios que você pode fazer para aliviar as dores são:

  • Alongamento do tronco
  • Treinamento de postura
  • Balanço pélvico
  • Caminhada
  • Musculação adaptada para gestantes
  • Alongamento da coluna

Cada um desses exercícios tem uma função diferente, mas eles ajudam a combater as tão incômodas dores nas costas que atingem as mulheres durante a gravidez. A musculação adaptada para gestantes, por exemplo, é uma ótima opção para fortalecer os músculos e fazer com que as dores diminuam.

A prática de ioga ou pilates ajuda na prevenção das dores nas costas durante a gravidez.

A caminhada ajuda na postura e no controle de ganho de peso, o que faz com que o corpo se acostume mais facilmente com as mudanças. Alguns deles podem funcionar melhor do que outros dependendo da pessoa que os praticar, por isso é bom experimentar todos para saber quais são os tipos de exercício que servirão para a sua situação.

Cuidar do corpo durante a gravidez é mais do que necessário para manter a sua saúde e, consequentemente, a do bebê. É importante que qualquer tipo de incômodo nas costas seja tratado para que a mulher não se complique e não fique em um estado onde o bebê pode acabar sendo prejudicado.

Apesar desse tipo de dor ser comum durante a gravidez, muitas mulheres não ligam ou acham que é um problema passageiro, mas, como já citamos anteriormente, uma dor não tratada pode se estender para depois do parto.

Então, para que a gravidez e o parto sejam agradáveis e sem grandes dores nas costas, é recomendável fazer os exercícios de prevenção e os tratamentos necessários para essas dores.

Veja Também: Dor de Dente na Gravidez, o Que Fazer? Como Aliviar?
Fotos: Senado Federal