Para uma procedimento para fertilização in vitro ter sucesso completo, dr Felipe enfatizou que a qualidade dos gametas ou seja do óvulo ou espermatozoide tem que ser a melhor possível para se fazer um ou mais embriões perfeitos e apropriados para implantação. A idade para a mulher conta muito pois com o tempo os óvulos podem ter uma qualidade inferior e ai a fertilização in vitro ou ICSI se torna inviável e ai seria necessário retomar a estimulação dos ovários para retirar o maior e melhor número de óvulos de boa qualidade para procedimento.

O dr Felipe disse que uma idade segura seria até 42 anos, isso dependendo do estado de saúde da mulher, das condições físicas e da quantidade de óvulos que ela ainda tem disponíveis nos ovários. Normalmente uma mulher em torno de 18 a 29 anos tem muito mais chances de ter uma gravidez natural ou mesmo no caso da fertilização in vitro, um possível sucesso já na primeira tentativa exatamente pela qualidade dos óvulos. Segundo o dr Felipe, quanto mais jovem a mulher, melhor são as chances e melhor os óvulos que ela pode produzir e consequentemente mais embriões perfeitos para transferência.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

A taxa de sucesso por embrião em uma fertilização in vitro ou ICSI é de 15% em média. Isso tudo devido a morfologia e normalidade que os gametas podem carregar então com 35 anos , a cada 2 óvulos há um óvulo normal e já aos 40 anos em cada 4 ou 5 óvulos há apenas 1 com boas condições para fertilizar com uma taxa de normalidade de 18% já aos 42 anos essa taxa baixa ainda mais e chega a 8% para sucesso na fertilização in vitro devido a qualidade e normalidade dos embriões.

As indicações para fertilização in vitro podem ser de ambas as partes então, se a mulher fez laqueadura ou o homem tenha varicocele para o homem sempre há algumas formas de contornar a infertilidade enquanto para a mulher as chances são menores e em algumas vezes é necessário um procedimento chamado ovo doação onde um óvulo de uma doadora é fecundado e transferido para o útero da receptora. Contudo de o problema de falta de um bom material para a fertilização in vitro ou ICSI pode sim vir de ambas as partes.

Veja o segundo vídeo da entrevista do Dr Felipe Lazar na Clinica Lazar.

Reprodução in Vitro Quais os Riscos?

Falando de riscos da reprodução in vitro e falando dos riscos cromossômicos que vem inevitavelmente com a idade como a síndrome de Down, na fertilização in vitro surgiu uma nova técnica que está sendo usada e é inovadora para a área. A biópsia de embrião e então se pode saber a qualidade do embrião se é viável ou não, antes mesmo de se fazer a transferência assim completando o ciclo da fertilização in vitro, porém como tudo a técnica foi avançando e antes uma biopsia que era feita com um embrião no terceiro dia com 8 células que poderia prejudicar a evolução do crescimento, hoje pode ser feita com um estágio bem mais avançado de evolução celular da fertilização. Agora é feita com o embrião em torno do 5º dia pós fecundação e 165 células em média, então como antes era feita apenas com 8 agora no 5º dia pós fecundação com muito mais células não prejudica o embrião como antes e se tornou muito mais tranquilo e mais seguro para transferência.

O dr Felipe também deu coordenadas para encontrar um bom profissional para quem está precisando ou pensando em fazer uma fertilização in vitro, as dicas são:

  • Verificar o CRM do médico e verificar se ele é realmente especialista em reprodução humana
  • Membro da sociedade Brasileira de reprodução assistida
  • Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana
  • Membro da Sogesp ou da sociedade de ginecologia do estado

Um bom profissional pode ajudar e muito no procedimento e como normalmente a fertilização in vitro não é um procedimento barato, pode se ter uma frustração muito grande pois nem todos podem pagar 3, 4 procedimentos em seguida.

Fertilização in Vitro Gratuita ou Redução no Custo dos Medicamentos

Em São Paulo temos algumas alternativas para fazer a fertilização in vitro ou gratuita ou com custos reduzidos, tanto procedimento como medicação para induzir ovulação e manter os hormônios em níveis satisfatórios para transferência. Instituto idéia Fértil em Santo André proporciona um desconto significativo para fazer Fertilização in vitro porém não só em São Paulo tem esse tipo de benefício. Em Brasília existe o Centro de Reprodução Assistida do Hospital Regional da Asa Sul com procedimento gratuito porém uma fila de espera relativamente longa, aproximadamente 5 anos.

Em Minas Gerais existe também fertilização in vitro gratuita a Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), existem outros por todo o pais e se você mora em algum canto do pais e quer saber onde tem um centro especializado em reprodução humana perto de você pode entrar em contato comigo que posso te orientar e ajudar a encontrar um. Também existe para todo o pais o Programa Acesso que ajuda no custo dos medicamentos e venhamos e convenhamos é uma ótima ajuda já que os medicamentos são cerca de 50% do custo do procedimento de fertilização in vitro gratuita. São mais de 150 clinicas espalhadas pelo pais para ajudar a realizar o sonho de muitos casais pelo Brasil a fora. Telefone do programa acesso: 0800-7712566

Dr Felipe Lazar atende em São Paulo na Clinica Lazar na Rua Vergueiro 3086 cj 12, 13 e 14 vila Mariana SP.
www.clinicalazar.com.br

Veja também: Dr Felipe Lazar Junior – Como é feita a Fertilização in Vitro

Foto: Acervo Pessoal