A partir de hoje teremos a ilustre parceria com o Dr Jaime Filho! Conheci o Dr Jaime e sua paixão pela sua profissão que é tão importante para nós mulheres. Esclarecer dúvidas sobre o misterioso mundo da ginecologia obstétrica é a missão desse generoso profissional que dispôs seu tempo a ajudar as leitoras do Trocando Fraldas. Bem vindo Dr Jaime! Então vamos lá! A primeira pauta foi sobre menstruação diferente.

Menstruação com Cor Diferente

dr Jaime 1Trocando Fraldas: Algumas mulheres se queixam de menstruação de cores diferentes como um rosa, vermelho aguado e até mesmo cor de ferrugem, quais seriam as possíveis causas dessas alterações?

Dr Jaime: Na verdade a diferença na coloração da menstruação está relacionada à concentração do conteúdo menstrual, bem como da secreção vaginal que a mulher tem naquele momento. O mais comum é o sangramento vermelho-vivo na fase mais intensa da menstruação, e muitas pacientes que têm fluxo aumentado referem saída de pedaços de sangue tipo gelatina, que nada mais é do que sangue coagulado na vagina que quando sai apresenta essa forma. No início e final da menstruação pode ocorrer o sangramento tipo “borra de café“, de coloração mais escura, já que o sangramento diminui, mistura com a secreção vaginal e pelas reações de coagulação sanguínea adquirem essa cor.

Menstruação Borra de Café

Trocando Fraldas: A Menstruação borra de café é uma queixa e dúvida frequente aqui no blog, quais fatores que levam a essa borra aparecer?

Dr Jaime: A menstruação borra de café pode aparecer nos extremos dos dias de menstruação (início e final) e isso é normal. Entretanto, essa borra de café pode ocorrer no meio do ciclo, o chamado sangramento do meio do ciclo, que é causado pelas alterações hormonais do ciclo menstrual e geralmente ocorre em pequena quantidade. Outra situação possível é o aparecimento durante o uso de anticoncepcionais. Nesse caso, 2 situações podem ocorrer: se a paciente usa pílula anticoncepcional contínua, sem fazer pausa, pode apresentar borra de café após alguns meses desse uso contínuo, o que chamamos de spottings ou escape menstrual.

Nesse caso, uma pausa de alguns dias no uso contínuo do anticoncepcional pode ser a solução para que a paciente menstrue e inicie novo ciclo de uso contínuo (mas lembrando que nesse caso é importante o uso de preservativo e sempre conversar com seu médico sobre isso!). A outra situação é a permanência do escape no meio da cartela de anticoncepcional com pausa. Nesse caso, isso pode ocorrer pela dosagem de estrogênio um pouco abaixo do que seria o ideal para aquela paciente (o que depende de fatores como peso e metabolismo da paciente), e uma opção razoável seria relatar isso ao seu médico, que irá avaliar a mudança ou não dessa dosagem.

Borra de Café Durante a Gravidez

Trocando Fraldas: Menstruação Borra na gravidez pode ser perigoso? o que fazer caso ela apareça?

Dr Jaime: Durante a gravidez não é incomum, sobretudo no início, nas primeiras semanas, a paciente procurar o pronto-socorro com sangramento tipo borra de café, em pequena quantidade. Isso pode ocorrer por descamação de pequena área de endométrio, que na gravidez encontra-se espessado naturalmente, mas também pode acontecer por alterações da gestação em si, como áreas de hematoma retrovular (pequeno hematoma que se forma entre o útero e o embrião), ou ainda pode significar uma ameaça de aborto. Por isso, sangramento em qualquer fase da gravidez, seja discreto, tipo borra de café ou em maior quantidade deve ser investigado e a paciente deve procurar o seu médico ou o pronto-socorro.

Ciclo Longo e Escape de Borra de Café

Trocando Fraldas: Ciclos longos com presença de borra apenas 1 dia podem ser sintomas de doenças?

Dr Jaime: Ciclos com intervalos longos e com pouca menstruação, o que chamamos de oligomenorréia, podem ser sinais de anovulação crônica. Num breve resumo, o ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação anterior, quando começa a ter o aumento da espessura do endométrio (fase de proliferação do endométrio), estimulado sobretudo pelo hormônio chamado estrogênio (primeira fase do ciclo). No meio do ciclo, ocorre a ovulação devido alterações dos níveis hormonais, e após a ovulação inicia-se a produção de progesterona, que torna o endométrio secretor, preparando-o para uma possível gestação (segunda fase do ciclo). Caso não ocorra gestação, os níveis hormonais caem abruptamente e o endométrio começa a descamar, ou seja, ocorre a menstruação.

Em ciclos longos, pode haver alteração na primeira ou segunda fase. O mais comum em nosso meio é alteração na segunda fase do ciclo, causada pela anovulação, ou falta de ovulação. É o que acontece, por exemplo, na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), situação em que a paciente permanece longos períodos sem ovular e por isso não consegue completar a segunda fase do ciclo menstrual. Muitos fatores estão envolvidos na SOP, como aumento de cintura abdominal, resistência periférica à insulina, síndrome metabólica (hipertensão arterial, diabetes, aumento de colesterol, obesidade). Por isso, caso o seu ciclo esteja assim, o ideal é procurar seu ginecologista para adequada investigação do que está ocorrendo, para que seja realizada a melhor maneira de tratamento.

Variação da Quantidade e Duração Menstrual

Trocando Fraldas: Uma menstruação diferenciada em quantidade tanto de volume ou de dias (duração) pode significar o que? Pode ser gravidez?

Dr Jaime: A diferença no número de dias de menstruação ou do volume do fluxo (menstruação pouca ou muita), o que chamamos de irregularidade menstrual, pode ocorrer devido a muitos fatores. De uma maneira geral, dividimos essas causas em 2 frentes: causa anatômica ou hormonal. Dentre as causas anatômicas estão os miomas uterinos, pólipos endometriais ou endocervicais, alterações no colo uterino, etc. Descartadas alterações anatômicas, existem as alterações hormonais, o que chamamos de sangramento uterino disfuncional ou anormal, que é a causa mais comum da pouca menstruação ou excesso que resulta na irregularidade menstrual. Com relação a gravidez, levanta-se essa hipótese inicialmente quando há atraso menstrual, e não em todo caso de irregularidade menstrual, porém a pesquisa de gravidez fará parte da investigação ambulatorial de causas de sangramento anormal, que deve ser feita para que seja estabelecido o melhor tratamento.

Bônus Especial Tentantes

Trocando Fraldas: Quando o teste pode ser feito? Qual é o mínimo de tempo que se deve esperar antes de fazer o teste de gravidez?

Dr Jaime: No caso de suspeita de gravidez, o teste pode ser feito assim que a paciente notar o atraso menstrual. Os testes de farmácia podem apresentar resultados falso-positivos ou falso-negativos, e por isso o melhor a se fazer é o Beta-hCG sanguíneo, que é o hormônio produzido no início da gravidez e já está positivo em menos de 1 semana de gravidez.

Meu nome é Jaime Euclides de Santana Filho, tenho 32 anos, me formei em medicina em 2008 e conclui a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia em janeiro/2012 pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia em 2012 pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). Sou fã de todos os esportes, sobretudo futebol, fórmula 1 e tênis, e prezo pela vida saudável e com qualidade, além do respeito e carinho com o próximo, sobretudo na prática da medicina.

Poderá encontrar o Dr Jaime Atualmente na cidade de Santos, sua terra natal, no consultório que fica na Avenida Ana Costa, 222 conjunto 59 – Vila Mathias – Telefone: (13) 38777900, e também nos hospitais Ana Costa, Casa de Saúde de Santos, e em outros hospitais da região da Baixada Santista (Hospitais São José em São Vicente, Irmã Dulce em Praia Grande e Municipal de Bertioga).

Dúvidas das Leitoras:

Minha Menstruação está Diferente, o que Pode Ser?

TF: Cada mulher menstrua de sua forma particular tanto na quantidade do fluxo como na cor do sangue menstrual e os dias. Quando constatado alguma diferença na menstruação pode ser recorrente a diversas causas como por exemplo descontrole hormonal, portanto é necessário exames para diagnosticar a causa.

Veja também: Menstruação Borra de Café o que é isso

Foto: Acervo Pessoal TF