Mulheres que desejam engravidar buscam todos os métodos que estão ao seu alcance para realizar o sonho de ser mãe. Com isso, diversas dicas dadas por médicos, pessoas experientes e mamães tem inundado a internet. Porém, poucas destas dicas funcionam tão bem como a ducha vaginal. O banho de assento ou ducha vaginal é feito frequentemente para ajudar com problemas de saúde intima, mas recentemente também tem sido bastante usado para favorecer a concepção.

Para Quê Serve a Ducha Vaginal?

A ducha vaginal ajuda a limpar a vagina internamente e é usada para injetar água e medicamentos prescritos pelos médicos para curar infecções e doenças como cândida1, por exemplo. Composta por uma pipeta feita de borracha e um cano de plástico, a ducha vaginal pode ser encontrada em todas as farmácias ou lojas de produtos femininos.

O valor da ducha vaginal é bastante acessível, cerca de R$30 a 40 reais. A ducha puxará todo liquido para dentro da bomba de borracha e, quando pressionada, injeta todo o liquido na cavidade vaginal.

E Para Engravidar?

O ph da vagina é bastante ácido. Algumas vezes, motivado por alguma doença ou crescimento inadequado de fungos naturais da flora vaginal, pode se tornar muito mais ácido que o normal2. Este pH é inadequado para a o espermatozoide, que pede um ambiente mais alcalino. A acidez da vagina, se muito acentuada, vai dificultar a gravidez acontecer.

Isso porque, uma vez que os espermatozoides se encontram dentro da vagina, eles precisam da secreção natural do ambiente para ajudar no seu caminho. Se a secreção da vagina estiver inadequada (tanto muito ácida quanto muito alcalina), o espermatozoide pode não chegar às tubas para fecundação, morrer no meio do caminho ou mesmo antes que possa passar pelo colo do útero. É possível medir o ph da vagina através de tiras vendidas na internet

Dica: Hoje é possível utilizar gels lubrificantes que auxiliam a concepção, como o FamiGel. Ele faz o papel do muco da mulher, com a consistência e o pH corretos. Também aumenta a motilidade dos espermatozoides aumentando seu tempo de vida. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

A ducha vaginal para engravidar é eficiente em alguns casos de desequilíbrio de pH. Ela tem um papel importante para o “bem estar” do espermatozoide. Porém o equilíbrio não vem apenas da ducha vaginal, mas também de um ingrediente super importante para o equilíbrio da acidez da cavidade vaginal e que está em qualquer cozinha: o bicarbonato de sódio!

Importante: O pH mais ácido também é favorece a gravidez de menina, já o pH alcalino de menino. De acordo com a sua preferencia, poderá fazer a ducha vaginal sem preocupação de intervir na saúde da vagina, pois o resultado da ducha é temporário e com ingredientes naturais.

Como Fazer a Ducha Vaginal Com Bicarbonato de Sódio?

Aliado da fertilidade, o bicarbonato de sódio irá ajudar a deixar o ambiente vaginal menos ácido, equilibrando o pH e tornando um local amigável aos espermatozoides. É importante lembrar que este procedimento deve ser feito apenas se comprovado um desequilíbrio no pH da vagina. Do contrário, você pode acabar prejudicando suas chances.

O procedimento é bastante simples e você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 500 ml de água esterilizada

Para esterilizar a água, basta ferver por 5 minutos e deixar esfriar. Após misturar o bicarbonato na água, sugue com a ducha já limpa e esterilizada conforme indicações do fabricante. A grande maioria dos fabricantes de duchas vaginal indicam a fervura da objeto por 5 minutos para limpeza total.

Recomenda-se fazer esse procedimento apenas no período fértil, para não agredir a flora natural da vagina. Cerca de 30 a 15 minutos antes da relação sexual, lave com cuidado a região intima aplique a ducha de bicarbonato de sódio.

E se a Vagina Tiver PH Neutro Demais?

Se a mulher quer engravidar e tenta há muito tempo, é uma boa pedida medir o pH com as tiras apropriadas. O desequilíbrio é um ponto critico para a fertilidade, por isso, se estiver alcalino demais, também irá desfavorecer a fertilidade. O ideal é estar equilibrado. O equilíbrio neste caso é feito com o efeito contrário, colocar acidez na vagina através de outro ingrediente que existe na cozinha, o vinagre!

Para tal, basta usar a mesma receita do bicarbonato de sódio, somente trocar por duas colheres de vinagre. O banho também deve ser feito apenas no período fértil e com 15 a 30 minutos antes da relação sexual.

Veja Também: As Melhores Armas de Uma Tentante