E qual grávida que nunca teve um pesadelo com o seu bebê com algum problema ou coisa parecida? Os sonhos estranhos na gravidez são muito comuns! Muitas mulheres têm sonhos absolutamente realistas durante a gestação e esse fato é recorrente até mesmo em alguns dias após o parto. Mas você sabe o porquê desses sonhos estranhos acontecerem na gravidez?

Os sonhos estranhos na gravidez são resultado de um aumento hormonal considerável. Então podemos dizer que a culpa é toda dos níveis de progesterona e estrogênio que estão em um pico constante e cada vez mais alto. É como quando éramos crianças, me lembro de sonhar várias vezes que estava voando e repentinamente uma queda acontecia. A explicação científica para isso são os hormônios do crescimento dando um pulo no organismo!

Na gestação não é muito diferente. A circulação sanguínea está aumentada, a temperatura tende a ficar um pouco mais elevada pela progesterona. Isso sem falar de todo o cansaço e preocupação que a mulher tem com sua saúde durante a gravidez. Esses fatores juntos podem ocasionar sonhos estranhos na gravidez.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Sonhos como bebês nascendo deformados, falta de algum membro e até mesmo nascendo mortos, podem fazer parte desses sonhos estranhos na gravidez. Também são comuns relatos de coisas estranhas como sonhar com animais, acidentes e até sonhos eróticos! Algumas mulheres ficam impressionadas com esses sonhos, pois, associam o sonho à um pressagio ruim, porém saiba que é muito comum ter sonhos estranhos na gravidez. Saiba que está tudo bem e por mais que assuste, tudo ficará bem!

Como Ajudar a Reduzir os Sonhos Estranhos na Gravidez?

Não se tem muito a fazer, como a grande parte dos sonhos é por causas hormonais, o que a mulher pode fazer para ajudar a reduzir a incidência de sonhos estranhos na gravidez, é reduzir o ritmo a noite. Cerca de duas horas antes de dormir, desacelerar desligando aparelhos eletrônicos que causem estímulo como celular, computador e até mesmo a TV.

Comer coisas leves também pode ajudar a combater os sonhos estranhos, uma salada acompanhada de uma carne magra, além de saudável ajuda a evitar com que aquela mulher tenha pesadelos. Dormir confortavelmente também é uma ótima solução, roupas leves e um ambiente tranquilo, livre de barulho e luzes acesas. A temperatura do quarto também influencia no bom sono e ajuda a evitar sonhos estranhos e até pesadelos. Segundo um estudo da faculdade de Yale, ambientes com temperaturas inferiores à 20 graus, reduzem consideravelmente a possibilidades de pesadelos. Isso porque com o corpo mais fresco, a atividade hormonal ficaria estabilizada.

Nota da autora: Lembro-me de quando estava grávida das crianças, sempre tinha pesadelos horríveis! Passava mal durante a noite com medo de sonhar novamente com um bebê saindo aos pedaços de dentro de mim e olha que foram algumas vezes durante as três gestações. Quando assistia filmes de terror ou alguma série que envolvia ficção científica, ficava ainda pior os sonhos. Marcos era viciado em arquivo X, sempre passava antes de nos deitarmos, e em um desses episódios, o Mulder investigava um homem que assumia a sua verdadeira forma e devorava as mulheres que conquistava. Nessa noite sonhei que eu devorava meu bebê! Foi uma experiência terrível para mim.

Cheguei a ir falar com meu ginecologista para ver o que poderia tomar para conseguir dormir, pois tinha medo de sonhar novamente. Em conversa com ele, vi que tudo isso era normal e aos poucos o medo foi passando. Os sonhos estranhos na gravidez podem assustar muitas mulheres, mas também podem ser engraçados, como no dia em que eu sonhei que andava nua pela rua e que o órgão genital que eu tinha não era o feminino, por estar grávida de um menino, acabei desenvolvendo um pênis e o ostentava com muito orgulho andando nua em todos os lugares que ia. Foi muito engraçado e acordei dando gargalhadas segundo meu marido!

Sonhos são comuns não se assuste nem fique preocupada, podemos dizer que é uma consequência de estar grávida.

Veja também: Ansiedade na Gravidez – Como Lidar com Ela?

Foto: Frisno Boström