Na vida rotineira das mulheres, alguns sinais que ocorrem no decorrer do ciclo feminino acabam passando despercebidos ou sem a menor importância, isso quando essa mulher não é uma tentante. Quando a mulher se torna uma tentante e entra na busca incansável por seu tão sonhado positivo, todo sinal diferenciado no ciclo é bem-vindo, qualquer método que irá auxilia-la a detectar quando as possibilidades da concepção são maiores são mais bem-vindas ainda. E um desses sinais pouco conhecido, mas muito aguardado entre as tentantes é o de sangramento de ovulação. Mas será que é normal ocorrer sangramento de ovulação? Quando ele ocorre e como ter certeza que é o período ovulatório? Iremos esclarecer essas dúvidas e mais algumas outras dúvidas que cercam esse assunto neste artigo, mas primeiramente vamos compreender o que é a ovulação em si.

O que é Ovulação?

Ovulação é o nome dado para uma das fases do ciclo menstrual, que ocorre normalmente uma única vez ao mês a cada ciclo. A ovulação ocorre através das alterações hormonais que estimulam o ovário a liberar um óvulo a ser fecundado por um espermatozoide e assim acontecer a gravidez. Esse processo geralmente acontece de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação.

Quando a data da ovulação está se aproximando, o corpo começa a se elevar na produção do estrogênio, que será responsável pelo revestimento uterino, se preparando para receber para uma gravidez e neste primeiro momento sendo um ambiente favorável para a sobrevivência do espermatozoide. Com esse aumento súbito do estrogênio, um outro hormônio, chamando LH (hormônio luteinizante) entra em ação, provocando a liberação de um óvulo pelo ovário, ganhando o nome de ovulação.

Esse processo por estar completamente ligado aos níveis hormonais da mulher, provoca alterações intensas em todo o corpo, resultando em sintomas desconfortáveis para as mulheres nesta fase do ciclo. Os tão conhecidos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), entre eles, está o sangramento de ovulação que não é tão comum.

Porque Ocorre Sangramento de Ovulação?

Como citamos acima, todas as mulheres em idade fértil ou que não esteja utilizando nenhum método contraceptivo hormonal que interrompa o ciclo ovulatório, passa por sintomas da ovulação ou da TPM como é conhecido popularmente. Algumas, apresentam e sofrem com esses sintomas mais intensamente que outras, mas na verdade é que de forma branda ou intensa, eles sempre ocorrem devido as mudanças hormonais drásticas do corpo feminino.

Já o sangramento de ovulação em especifico ocorre devido à queda brusca do hormônio estrogênio durante o decorrer do ciclo menstrual. Mas só podemos chama-lo de “sangramento”, porque realmente tem a existência de sangue, que na verdade é tão pouca em sua quantidade, que poderíamos chama-lo de escape de ovulação. Por ser tão pouco este sangramento, algumas mulheres nem notam quando ele ocorre, passando despercebido quando se limpam após utilizar o banheiro.

Esse pequeno sangramento se apresenta nas colorações marrom, vermelho ou cor de rosa que costumam surgir como manchas na calcinha ou no papel higiênico ao se limpar. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, o sangramento de ovulação não é um indicativo de algo errado no ciclo e nem de descontrole hormonal, é somente um dos sintomas que o corpo pode apresentar nessa mudança de fase no decorrer do ciclo.

Se o sangramento no período ovulatório for muito intenso e estiver ocasionando dores e desconfortos, converse com seu ginecologista para avaliação do quadro. É comum algumas mulheres sentirem a dor da ovulação, mas somente uma leve pontada, nada muito doloroso. Portanto, tudo que for em excesso é necessário conversar com o ginecologista para acompanhamento.

Principais Sintomas da Ovulação

Os sintomas mais comuns da ovulação, que grande maioria das mulheres sentem em todos os ciclos, de forma muito incomoda e desconfortável são:

  • Seios inchados e doloridos;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações no humor;
  • Inchaços abdominais;
  • Cólicas;

Além desses principais sintomas bem recorrentes, algumas mulheres sentem aumento no apetite, principalmente por doces, aumento na libido, aparecimento de acnes, enjoo e aumento de peso provocados até mesmo por conta dos inchaços. Mas o sintoma mais característico e aguardado pelas tentantes na fase da ovulação é o do muco fértil, que nesse período ficam mais evidentes, abundantes, transparente e com aspecto de clara de ovo. Esse muco fica com essas características exatamente para melhorar a lubrificação vaginal e também facilitar a locomoção dos espermatozoides até o óvulo.

Aproveitando o espaço, quero dar uma dica para as mulheres que estão tentando engravidar e não possuem esse muco fértil tão evidente. A empresa Famivita em parceria com o Trocando Fraldas, desenvolveu um gel lubrificante amigo da fertilidade, que é capaz de fazer o papel fiel do muco fértil. Por ser a base de água, ajuda a controlar o pH vaginal e ainda aumenta o tempo de sobrevivência dos espermatozoides dentro da cavidade uterina, facilitando que a concepção ocorra, além de claro aumentar o prazer do casal. Você pode adquirir seu gel lubrificante FamiGel aqui em nossa loja virtual.

Outro sintoma bem comum do período ovulatório é o do aumento de temperatura corporal ou também conhecido pelas tentantes, como temperatura basal. Devido as mudanças hormonais da progesterona no corpo, o corpo reage a uma leve mudança de temperatura no corpo, que pode ser verificada através de termômetros apropriados, indicando quando a ovulação está próxima, acontecendo ou que já acabou. Caso opte em utilizar esse método, utilize aplicativos de celular como o aplicativo Paula, para fazer a anotação de temperatura e sintomas. Através de um gráfico é possível fazer um acompanhamento mais especifico do ciclo ovulatório, facilitando identificar quando caprichar nos treinos.

Como Identificar a Ovulação?

Através dos sinais do período ovulatório é possível identificar quando ele está acontecendo, mas infelizmente não são todas as mulheres que possuem esses sinais tão evidentes ou também não é em todos os ciclos que eles ocorrem. Então como identificar a ovulação para facilitar engravidar ou até mesmo para evitar uma gravidez indesejável?

Alguns métodos de acompanhamento do ciclo, são muito eficazes para essa finalidade, entre os mais confiáveis estão: verificação do muco, alterações da libido, tabelinha (pode ser utilizado aplicativos de celular) e o mais confiável da lista que são os testes de ovulação.

O muco do período fértil se apresenta de forma mais elástica, e a mulher se sente mais úmida neste período, aumentando inclusive a libido. A verificação do muco pode ser feita através dos dedos, identificando se o muco “estica”. A tabelinha até mesmo pela facilidade dos aplicativos do celular é um dos métodos mais utilizados para acompanhamento do ciclo, e se você tem um ciclo mais regulado, consegue ter uma identificação confiável do período ovulatório.

Mas dentre todas as opções, o teste de ovulação é o mais seguro para detectar e confirmar que a ovulação está acontecendo. Sabendo os dias prováveis dos dias férteis, você pode fazer o teste de ovulação para ir detectando se está próximo de acontecer, quando acontece e quando já terminou. É uma grande facilidade para as tentantes e por um baixo custo, já que é possível encontrar testes de ovulação com preço bem acessível. Inclusive, você pode adquirir testes de ovulação de alta sensibilidade da Famivita, aqui em nossa loja virtual.

Foto: Sapp