Os primeiros cuidados com o umbigo do recém-nascido geram diversas dúvidas entre as mães. Existem preocupações quanto ao sangramento no umbigo do bebê, riscos de infecções e dúvidas sobre a higiene adequada. O cordão umbilical é um elo vital entre a mãe e o bebê quando ele ainda está na barriga, ficando responsável por transportar o oxigênio e os nutrientes até a criança.

Após o nascimento o cordão é cortado cerca de dois centímetros da barriga do bebê e requer alguns cuidados, como a higienização até que ele cicatrize e ocorra a queda natural do coto umbilical.

O sangramento é Normal?

O sangramento é um fator que causa preocupação e medo, no entanto é bastante comum, principalmente quando o coto está próximo de cicatrizar.

Quando houver pequenos sangramentos é importante intensificar a higienização, realizar o curativo mais vezes ao dia e caso apareça excesso ou secreção purulenta é aconselhável procurar um pediatra.

A higienização do Umbigo Doí?

Um receio muito comum ao cuidar do coto umbilical é a dor que pode ser causada no bebê. No entanto, para alívio das mães a região é livre de tensões nervosas, pode ser higienizada sem preocupação, pois é indolor.

Caso o bebê chore durante os cuidados é por conta da temperatura gelada do álcool ao encostar próximo à pele. O coto umbilical é somente um pedaço do cordão que leva cerca de 7 a 15 dias para despender da barriga da criança.

Cuidados Essenciais Para Higienização do Umbigo

A higienização adequada é fundamental para uma rápida cicatrização. É indicado que a limpeza seja feita até três vezes ao dia com auxílio do algodão ou cotonete embebido com álcool a 70%.

Ao dar banho no bebê a região pode ser lavada normalmente com sabão neutro. Quanto às dúvidas sobre o choro da criança na hora de higienizar o umbigo é seguro de que a região não causa dor, como já dito, não possui terminações nervosas. Pode limpar delicadamente sem preocupação.

IMPORTANTE: não é recomendado abafar o umbigo do bebê com faixas ou cintas. Esse hábito pode atrapalhar a cicatrização. Evite deixar a fralda sobre o umbigo, sempre dobre-a para baixo.

Hábitos Prejudiciais Para Cicatrização Do Coto Umbilical

Existem alguns costumes e até crendices de que colocar uma moeda no umbigo ajuda a acelerar a cicatrização e evitar o estufamento do umbigo. Essa prática não é recomendada, uma vez que a região precisa estar livre, sem umidade e arejada naturalmente.

O estufamento umbilical é causado pela formação de uma hérnia umbilical. Quando o bebê faz força para chorar ou evacuar ocorre o aumento da pressão intra-abdominal, por conta da região ser bastante frágil pode existir a formação de uma hérnia.

Cuidados Necessários Após A Cicatrização

Mesmo com a queda do coto a limpeza diária da região deve prosseguir. É importante ressaltar que a higiene antes e após a cicatrização deve ser feita apenas com o álcool a 70%.

Jamais aplique outras substâncias, como merthiolate, antisséptico ou mercúrio. Esses produtos podem intoxicar a região e insinuar uma inflamação, como no caso do mercúrio, por possui cor avermelhada.

Outra situação recorrente em casos de queda do coto umbilical é a saída de secreções ou pequeno inchaço. Esses sintomas são chamados de granuloma umbilical e costumam desaparecer com o tempo, após os cuidados recomendados.

Umbigo Inflamado: Quais São Os Sinais?

O desconforto no umbigo pode ser notado pela mãe caso a região apresente alguns sintomas, como: secreção purulenta (esbranquiçada), vermelhidão ou inchaço, podem indicar a presença de infecções. Ao notar esses sinais procure imediatamente a orientação de um pediatra.

Cicatrização Demorada, o que acontece nesses casos?

Alguns bebês demoram mais para a queda do coto umbilical. Isso pode ocorrer por conta do umbigo ser mais grosso ou possuir consistência gelatinosa, nesses casos a queda pode acontecer até 25 dias após o nascimento.

Para ajudar na cicatrização é de suma importância deixar a região bem sequinha e arejada, de forma alguma usar faixas ou qualquer objeto que possa dificultar a ventilação natural.

O Que É Onfalite?

A onfalite é uma espécie de infecção que acomete o umbigo do bebê dias após o nascimento. É comum principalmente em casos de má higienização, desinfecção inadequada no uso de produtos prejudiciais.

Fralda suja por tempo prolongado, ausência de higiene no mínimo duas vezes ao dia, tal como fralda ou roupa muito apertada na região do umbigo são as principais causas. O tratamento nos casos da onfalitite é realizado após o diagnóstico médico e consiste em prescrição de antibióticos.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos, assim como o kit tentante aqui em nossa loja virtual.

Veja Também: Cuidados com Recém-Nascido – Chegamos em Casa e Agora?

Foto: Brent