E qual mulher nunca teve essa dúvida? Pelo menos aquelas que querem engravidar e tem um ciclo menstrual mais parecido com uma montanha russa. Nem sempre é fácil engravidar, principalmente para mulheres que não menstruam regularmente. E nesses casos é recorrente a pergunta: é possível engravidar sem menstruar?

Vamos conhecer a resposta e também o motivo. Porque a mulher não menstrua, não quer dizer que ela não possa ovular! Muitas mulheres engravidam mesmo se não tiverem um período menstrual regular justamente por ovular após um período aceitável. Por isso afirmamos que sim é possível ovular e não menstruar, afinal quem não menstrua ovula também.

Mas podemos dizer que é possível engravidar sem menstruar, mas com alguns poréns. Normalmente a mulher não menstrua por alguns motivos que podem ser vários. Dentre eles e o mais comum é a oscilação dos níveis hormonais dos responsáveis pelo ciclo fértil da mulher.

Essa oscilação hormonal poderia causar um ciclo muito longo, até mesmo para mulheres com problemas como ovários policísticos. Por isso, algumas vezes mesmo com ciclos enormes de 80, 90, 120 dias elas ainda sim podem engravidar. Mas o fato é: porque é possível engravidar sem menstruar?

Porque mulheres podem ovular em meio a esses ciclos enormes. A fase que muda em um ciclo mesmo ele sendo grande, é o tempo de estimulação para que os óvulos fiquem no ponto para serem liberados. Algumas mulheres tem esse estimulo do GrNh muito tardiamente. Não existe um limite para que esta estimulação aconteça, por isso, mulheres que não menstruam há mais de um ano, podem ter essa liberação hormonal repentinamente e ai ovular e engravidar.

Ciclo Menstrual Grande

Por que os ciclos podem ser tão grandes então? Porque algumas mulheres têm problemas com SOMP, SOP ou até mesmo algum outro problema como, por exemplo, com hormônios na tireoide. A SOMP atrapalha a gravidez acontecer, pois, ela eleva os níveis de estrogênio e deixam os demais hormônios bagunçados.

Isso inclui o LH, o FSH e também a progesterona. Mas nem todo ciclo enorme é por algum problema permanente como a SOMP, pode ser causado apenas por algum desequilíbrio passageiro. Aliás, a grande maioria das mulheres que engravidam mesmo sem menstruar, é detectada a ovulação tardia pela baixa hormonal.

É Possível Engravidar Amamentando e Não Menstruando?

Nestes casos, podemos dizer que sim, ainda é possível que a gravidez aconteça. Porém, devemos levar em consideração que outros hormônios estão no controle da situação. Onde não existe a prolactina e a ocitocina, engravidar poderia ser mais fácil.

A prolactina é uma inibidora natural da ovulação. Por isso várias mulheres não menstruam e também não ovulam durante a amamentação. Mas como os hormônios são imprevisíveis, é necessário que a mulher se previna antes de iniciar a vida sexual.

Mulher que Amamenta não Está Fértil?

Veja, não é que a mulher que amamente e não menstrue fique infértil, mas as chances são menores. Isso quer dizer que há sim uma possibilidade ainda que remota. Isso não implica que a gravidez não possa ocorrer e que possa ter relações sem preocupação, mas sim que se cuidar ainda é uma das prioridades do pós parto até mesmo pela saúde e recuperação eficiente do corpo.

Resumindo: é sim possível engravidar sem menstruar, porém é preciso que os hormônios estimuladores despertem para que madurem um ou mais folículos e que a ovulação possa acontecer. Se você quer engravidar e está à espera da menstruação ha mais de 40 dias, então vale à pena considerar a possibilidade de conversar com seu médico.

Induzir a menstruação e recomeçar um ciclo novo com maiores chances de ovular é um dos caminhos. Um ciclo anovulatório para as tentantes pode atrapalhar muito! Na duvida? Converse com seu GO e faça dele seu melhor aliado!

Veja também: O Que Causa Infecção Urinária? Atrapalha Engravidar?

Foto: a11sus, Ania i Artur Nowaccy