Quando pensamos em gravidez, nem imaginamos o tanto de combinações que o nosso organismo tem que fazer para que o sonho se realize. O inicio da gestação pode ser um mistério para muitas mulheres. Então que tal desvendar o que acontece no inicio de gravidez e o que o endométrio tem haver com tudo isso?

O que é Endométrio

Tudo começa na menstruação. O endométrio do ciclo anterior é descartado pelo organismo. Mas o que é endométrio mesmo?  Endométrio é uma camada que cresce todo ciclo dentro do útero, e que abrigará o embrião inicialmente. Após ser descartado na menstruação, ele volta a se formar pela influência dos hormônios no ciclo seguinte.

Qual a Função do Endométrio

O endométrio nada mais é que uma camada grossa e cheia de sangue dentro do útero, que abriga o embrião em seus primeiros estágios. O crescimento do endométrio é estimulado por hormônios como a progesterona e pelo estrogênio . Este hormônio é liberado pelos ovários para estimular o crescimento e amadurecimento dos folículos, para que a mulher ovule e possa engravidar.

Para que o endométrio se desenvolva da forma correta, é importante que os hormônios estejam em equilíbrio. Uma boa alimentação ou a utilização de polivitamínicos como o FamiFerti podem ser cruciais para um ciclo regulado e um endométrio saudável. Você pode adquiri-lo em nossa loja virtual.

O endométrio é como uma esponja de sangue dentro do útero. Ele está pronto para receber o óvulo fecundado pelo espermatozoide, o aninhar e manter seguro para o seu desenvolvimento até que a placenta se forme.

Endométrio Ideal Para a Gravidez

Quem já fez ultrassonografia preventiva provavelmente já teve um laudo em mãos que diz algo sobre o endométrio certo? Ele é necessário para que a gravidez aconteça, pois é nele que o embrião se fixa para crescer e a gravidez progredir.

Mas não é em qualquer endométrio que o bebê pode se fixar. Existe uma espessura ideal para que isso aconteça. O ideal para abrigar o bebê é a partir de 8mm. Para que o embrião possa se fixar corretamente, o endométrio precisa de uma espessura ideal.

E quando o Endométrio é Fino?

Espessuras abaixo de 5mm são inapropriadas para que uma gravidez aconteça pois não tem profundidade suficiente para a implantação do bebê. Mas nem tudo está perdido para as que sofrem com endométrio fino. O médico pode receitar medicamentos que o fazem engrossar, e a gravidez se torna viável.

Como Fazer o Endométrio Engrossar?

Diversos medicamentos podem ser usados para dar uma mãozinha. Uma força da natureza para ajudar o endométrio a se espessar é o uso do inhame. Ele ajuda a estimular o crescimento do endométrio ainda na fase pré ovulatória. Enquanto os óvulos amadurecem, o endométrio também vai crescendo igualmente. Para muitas é difícil incorporar o inhame na alimentação todos os dias, então uma boa opção são as cápsulas de inhame que você pode comprar aqui em nossa loja virtual.

Outro aspecto importante para que a gravidez são as lâminas do endométrio. As lâminas são camadas que se formam pelo sangue. Um endométrio trilaminar (três lâminas) é o ideal para uma boa implantação do feto.

O endométrio trilaminar é facilmente verificado em um ultrassom ginecológico. Há mulheres que simplesmente não engravidam por não terem um bom endométrio. Elas ovulam todos os ciclos, mas o seu endométrio fino não comportam uma gravidez. Por isso, a investigação por via ultrassom é necessária.

Normalmente se investiga o endométrio no pós ovulatório ou fase lútea, onde ele tende a engrossar. Se houve a ovulação com uma fecundação do óvulo, ele cresce ainda mais. No laudo do ultrassom as informações vem através do eco endometrial, que são as informações do endométrio.

Dificuldade Para Engrossar o Endométrio

Mulheres com descontrole de estrogênio tem dificuldade em engrossar o endométrio naturalmente. Já mulheres com baixa de progesterona podem engrossar o endométrio, porém possuem o hormônio suficiente para segurá-lo até que o embrião se fixe. Por isso um mínimo de dias de fase lútea é necessário, para dar tempo até o zigoto chegar até o fundo do útero onde está o endométrio. Um mínimo de 12 dias de fase lútea é necessário para que a gravidez possa acontecer, se a mulher tem um ciclo extremamente curto, o medico deve avaliar o seu período de fase lútea e verificar se a progesterona está em níveis corretos.

Ainda no período pós ovulação, uma mãozinha dos ovários é essencial. O corpo lúteo passa a liberar progesterona para que o endométrio fique intacto. Caso haja algum problema com estes hormônios, pode ser possível um reequilíbrio com medicação hormonal.

Sinais do Endométrio na Gravidez

As vezes o endométrio pode dar sinais de que a gravidez está acontecendo. Sangramentos discretos como borra de café, uma espécie de clara de ovo no tom marrom e até mesmo um leve sangramento rosado podem aparecer indicando a implantação do embrião no endométrio. 

O embrião chega ao útero após uma viagem da tuba e então começa a se fixar. Esse processo é a nidação, e significa que gravidez em si acaba de acontecer! Após essa implantação, o hormônio HCG omeça a ser liberado e então aos poucos chega a corrente sanguínea e na urina. É este o hormônio que é detectado quando se faz um teste de gravidez.

Importância do Endométrio na Gravidez

Quando dizemos que grávidas não menstruam é porque sem o endométrio não há como o bebê sobreviver nos estágios inicias da gravidez. É ele que abriga e nutre o bebê até que a placenta se forme. O bebê precisa do endométrio, ou seja, o que se torna o sangue da menstruação é necessário para que a gravidez progrida com saúde. Há médicos que evitam passar qualquer medicação para segurar o endométrio com a finalidade de ajudar a natureza a expulsar qualquer embrião inviável para o crescimento. É a tal seleção natural.

Podemos resumir que:

  • Endométrio bom é: aquele com boa espessura, trilaminar e secretor.
  • Endométrio sugestivo de gravidez: Entre 8mm e 15mm.
  • Endométrio fino: não tem capacidade para segurar o embrião.

O endométrio é necessário para que a gravidez aconteça. Ele complementa a ovulação e podemos dizer que o endométrio e a gravidez são realmente um casamento perfeito.

Veja também: Primeiros Sintomas de Gravidez

Foto: Hey Paul Studios