A endometriose é causada quando o tecido que reveste a parte interna do útero começa a crescer e envolver outros órgãos do corpo, fora da cavidade uterina, podendo se alojar na bexiga e no intestino, sendo considerados os casos mais graves. Por ser ligada totalmente e afetar também trompas e ovários que são os principais responsáveis pela fecundação, a endometriose e gravidez sempre será um assunto de preocupação das mulheres que sofrem com esse problema, pois acaba dificultando um pouco mais a realização do sonho de ser mãe.

Não se sabe ainda a causa da endometriose e a gravidez demore um pouco mais a acontecer, ainda que em casos leves da doença, acredita-se que pode ocorrer por causas genéticas e ligadas a baixa imunidade, alguns especialistas afirmam também que o psicológico pode agravar ainda mais a situação, com momentos de stress, nervosos e ansiedade extrema. Normalmente mulheres que sofrem com a endometriose, sofrem com cólicas muito fortes, alguns casos que são impossibilitadas ate de exercer suas funções diárias devido ao forte dor que sentem no período menstrual. Sentem muita dor também e desconforto na relação sexual, quando o órgão genital masculino atinge o fundo da vagina, além de diarreias constantes durante o período que antecede e durante a menstruação.

Por esses motivos, além da dificuldade de ocorrer à fecundação naturalmente devido os ovários  e trompas serem obstruídos e afetados, as dores e desconfortos durante a relação sexual acabam impossibilitando cada vez de uma gestação ocorrer, e o assunto endometriose e gravidez se tornam um verdadeiro tabu.

Como Diagnosticar e Tratar a Endometriose Para Conseguir Engravidar?

Após um período sentindo sintomas incômodos, é ideal a procura de um ginecologista para verificar as causas e motivos. O medico fará um histórico de sintomas, e poderá solicitar um ultrassom transvaginal e exames de sangue para descartar a existência de ovário policísticos. Claro que acompanhado de exame de toque para verificar a rigidez vaginal e se existe dor ou incômodo durante o exame. Mas a única forma de se constatar a endometriose é através do exame de laparoscopia que pode ser considerado uma pequena cirurgia, pois necessita de anestesia para a realização e são efetuados através de pequenos cortes no abdômen que será introduzida uma pequena câmera que visualizará toda situação interna. Esse exame que além de dar o resultado é capaz de verificar a intensidade e extensão  da doença, que auxiliará na iniciação do tratamento.

O diagnóstico mais preciso é pela laparoscopia, inclusive poderá ser realizada a limpeza durante o procedimento

O diagnóstico mais preciso é pela laparoscopia, inclusive poderá ser realizada a limpeza durante o procedimento

Não existe um remédio ou cura para a endometriose ainda mais para quem esta querendo engravidar, mas existe uma grande variedade de tratamentos e a indicação deles vai depender de cada caso, de sintomas, da extensão do problema, portanto cada pessoa terá um tratamento especifico para sua situação.

Alguns casos mais leves, o próprio médico não recomendará nenhum tratamento para auxiliar na fertilidade, dará o período de seis meses para que aconteça a gravidez de forma natural, sem intervenções. O fato é que endometriose e gravidez, são condições distintas que o corpo deve aprender a lidar mas caso não ocorra, poderá ser indicada a cirurgia para retirada da endometriose, que inclusive caso o especialista acredite ser pertinente, poderá ser realizada na própria laparoscopia, resolvendo a situação dando o diagnóstico e já retirando o problema.

Após a retirada da endometriose a mulher é recomendada que engravide no período de ate 1 ano após a limpeza, pois após esse tempo o endométrio começará a crescer novamente dificultando a fertilidade novamente.  Por isso ficar de olho no problema pode facilitar a redução da endometriose e consequentemente facilitar a gravidez. As chances de uma mulher que sofre de endometriose engravidar são de 30 a 60% de chance para casos leves e de 35% para casos mais graves, portanto não desanime do seu sonho, enquanto tiver 1% de chance você deve sonhar e tentar. Procure um medico de sua confiança, inicie seu tratamento e acredite que você irá conseguir.Endometriose e gravidez, sinônimo de persistência da mulher!

Veja também: Endométrio e Gravidez – Casamento Perfeito

Foto: richie graham