A gravidez é sem dúvida um momento mágico, muito especial! E assim que a notícia chega vem junto com ela muitas expectativas e já as primeiras tarefas da maternidade: Cuidar dos preparativos para receber o mais novo membro da família. São diversas consultas de pré-natal, a descoberta do sexo, a escolha do nome, organizar o chá de fraldas, a decoração do quartinho, as primeiras roupinhas, a mala da maternidade, as lembrancinhas e o enfeite para a porta da maternidade... ufa haja fôlego! (Com certeza estes são apenas alguns dos itens!)

Capricho ou necessidade

Os enfeites de porta estão conquistando cada vez espaço nesta extensa lista. São diversas opções de temas e utilidades diferentes. São inúmeras opções com design modernos, mais artesanais, em formato de móbile, guirlanda, plaquinhas, quadros…. Um mais lindo que o outro!

Foi a época em que eram apenas um capricho de mamãe babona. Os enfeites de porta estão de fato cada vez mais inseridos como item indispensável no check-list de toda gestante. Conheça alguns modelos que estão em alta e se prepare para escolher como vai decorar a maternidade para recepcionar os visitantes e claro, depois dar aquele toque na decoração do quartinho do bebê.

Usar ou não um enfeite de porta de maternidade?

Decidir entre usar ou não um enfeite na porta da maternidade fica a critério de cada mamãe, mas que é fofo… ah isso é!! Deixa o ambiente mais aconchegante, mais charmoso, um pouco mais com carinha de quarto de bebê. Sem contar que é uma forma carinhosa de dar às boas-vindas aos visitantes e poder registrar belas lembranças deste momento tão curto, mas tão especial.

Existe ainda uma outra questão, algumas maternidades não autorizam este tipo de enfeite nos quartos, mesmo que hoje em dia seja mais raro de existir esta proibição. De qualquer forma, vale ficar atenta as portas dos quartos quando for visitar a maternidade e, na dúvida, esclareça com a administração do hospital para que também não se sinta frustrada caso não seja permitido.

Se tudo estiver ok e se decidir providenciar um enfeitinho para a porta do quarto, prepare-se! Vai conhecer uma porção de modelos, um mais lindo que o outro. Ideias criativas, das mais simples as mais sofisticadas, enfeites dos tradicionais aos mais modernos. Impossível é não se encantar por uma dezena deles, e está ai um problemão!! Decidir qual será o escolhido!

Vale pensar bem na proposta, se quer um enfeite para aproveitar depois na decoração do quarto do bebê ou se vai querer combinar com o tema da decoração e com as lembrancinhas. Enfim, pesquise direitinho livremente para que possa decidir sobre aquele que vai brilhar os seus olhos e o resto dos detalhes vão se encaixando.

Modelos de Enfeite Para Porta da Maternidade

Entre os inúmeros temas de enfeite de porta os de ursinho estão super em alta. Ursinho sozinho com roupinha de bebê, família de urso inteira, com a mãe, o pai e os irmãos, ursinhos fofos com miniatura de quarto, de casa e até com o tema praia, zoo e tantos outros. A escolha vai de acordo com o estilo e preferências dos futuros pais e o bacana é que é um tema que pode ser usado tanto para menina quanto para os meninos.

É comum o nome do bebê estar impresso nestes enfeites, é como se estivesse apresentando o filho para o mundo! Então já sabe, é importante que antes de escolher o enfeite já tenha definido o nome do baby!

Enfeites de porta artesanais

O interessante dos enfeites artesanais é a exclusividade, a artesão cria um enfeite de porta para você, do jeitinho que você idealiza, isso significa que só você terá um daqueles e quem é que não gosta de se sentir especial?

Fora que sem dúvidas são um charme. Ricos em detalhes, podem ser confeccionados de tecidos, madeira, feltros, e olha que não são somente modelos simples. Existem enfeites artesanais mega sofisticados, com pedrarias, espelhos que são um charme só!

Tudo vai depender do gosto da mamãe, da funcionalidade do enfeite e também do orçamento, já que os modelos podem variar em média de R$50,00 até R$300,00. Se você é prendada e gosta de se aventurar nas próprias criações, é possível confeccionar lindos enfeites sem muita complicação e ainda com pouco investimento.

Faça você mesma: Veja neste vídeo uma ótima dica para você fazer um enfeite de porta lindo e sem gastar muito!

Enfeites de porta modernos

Quando idealizamos o enfeite de porta para maternidade, já visualizamos aqueles modelos de tecido ou madeira, com bichinhos fofinhos e o nome da criança, cores em tons pastéis e temas mais delicados. Mas nos dias de hoje, com as novas tendências e o gosto pela ousadia e inovação, muitas mamães se rendem a modelos inusitados e cheios de personalidade.

Enfeites com pedrarias, com fotografia da família inteira, dos pais do bebê, irmãos e até do pet estão sendo bastante procurados. Ainda tem os modelos que trazem frases de impacto e aqueles que foram projetados para ser o porta lembrancinha também.

Quadro de maternidade

Escolher o enfeite de porta da maternidade, do tipo quadro é uma ótima opção. Sai da porta direto para parede do quarto do seu bebê e acabam se tornando o grande destaque da decoração.

Se esta for sua opção, é válido optar por cores e temática que vão combinar com o quarto do que não falta para você bebê, e já deixar um espacinho na parede especialmente para ele. É uma boa para aproveitar o enfeitinho ainda mais!!!!

Bom, é muita inspiração para te ajudar nesta empreitada (ou te deixar maluquinha!!). É muita criatividade e graças a ela não faltam modelos originais e cheios de personalidade, o que vale mesmo é imaginar aquele que tem a sua cara, que vai expressar toda a felicidade e encantamento deste momento tão especial.

Não se limite, divirta-se e se apaixone pelo enfeite que vai decorar o primeiro cantinho que vai acolher o seu bebê. Capriche com muito amor!!

Veja Também: Lembrancinhas de Maternidade – Ideias e Sugestões

Fotos: Sar!ta no Flickr