Amigas, hoje recebi uma pergunta bem comum das meninas treinantes, É POSSÍVEL ENGRAVIDAR MENSTRUADA? Hum, polêmico não? Há quem diga que é impossível, mas eu mesma já presenciei alguns casos desse tipo, de amigas que engravidaram nos dias do sangramento menstrual. Veja, não estou falando em spoting, e sim no fluxo normal da mulher.

Embora na medicina seja bem raro, não é impossível que aconteça. Claro que tudo depende de uma série de fatores combinados e uma em particular, a vontade de Deus! Sim amiga, sem que ele permita não é possível, mas vejamos como pode acontecer esse digamos fenômeno de engravidar menstruada:

Após o período fértil da mulher onde pode-se ou não acontecido a fecundação, a mulher elimina todo o endométrio acumulado para acomodar o bebê. Mas se esse óvulo não foi fecundado e consequentemente não fixou, o corpo baixa a quantidade de progesterona e aí a menstruação acontece. Se por algum motivo o óvulo não foi expelido para ser fecundado pode acontecer de ele se soltar bem no meio desse período, fazendo você engravidar menstruada!

Mas também tem outra teoria, se por um acaso a mulher mesmo menstruada ter o LH (hormônio responsável pelo amadurecimento do óvulo) liberado mais cedo e assim fazendo com que o folículo amadureça, mas lembrando que tem que ser em um período longo de sangramento menstrual e um período curto de fase folicular, assim acontecendo a ovulação, normalmente isso ocorre em ciclos menstruais com 22 dias.

Porém sabemos que para uma gravidez tem outro personagem importante no meio disso tudo, um espermatozoide claro. Há possibilidade do espermatozoide viver até 72 horas dentro do corpo da mulher, sim senhoras! Mas também há os casos de homens vampiros hahaha, aqueles que vem sorrateiramente a noite e que amam ou não se importam em ter relação sexual mesmo com a mulher menstruada, ai colega é muito mais fácil. Se você foi premiada engravidando menstruada me conte, servirá para dar ou não uma esperança para quem quer muito ter um bebê.

Veja também: Quanto Tempo Demora Para Engravidar Após o Anticoncepcional?

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Foto: Wellcome Images