Mito ou verdade? Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem usa esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar1. Claro que quem toma religiosamente em dia e tem condições normais de saúde não engravida com anticoncepcional. Porém, nenhum método é 100% seguro e algumas vezes o índice de 98% não é o bastante. Mas, não se preocupe, no geral a maioria dos anticoncepcionais são bem seguros.

Para que uma mulher engravide tomando anticoncepcional precisam ocorrer alguns fatores externos e um tanto quanto incomuns num único ciclo especificamente. Então, se você se previne para não engravidar tomando anticoncepcional, fique de olho nas dicas a seguir.

IMPORTANTE: Se você não é uma pessoa regrada e não consegue tomar remédios todos os dias em horários específicos, pode ser interessante procurar outro método contraceptivo.

Principais Causas que Podem Levar a Mulher a Engravidar

Os fatores são diversos, porém os mais comuns são:

  • Troca de anticoncepcional
  • Esquecimento da pílula
  • Uso de antibióticos
  • Diarreia ou vômitos em até 4 horas depois de tomar a pílula

Fatores que Fazem Engravidar Tomando Anticoncepcional

A troca do anticoncepcional pode levar à gravidez quando o novo medicamento tem outro princípio ativo de ação, ou seja, o anterior à base de estrogênio e o novo à base de progesterona. Isso porque, pode haver demora na adaptação e uma janela fértil ser aberta, provocando a gravidez mesmo com uso correto do medicamento.

Outro fator que leva à gravidez durante o uso do anticoncepcional é o famoso “esqueci a pílula”. Esquecer a pílula é normal e acontece, porém se a mulher é esquecida com medicações o melhor é optar por uma outra forma de contracepção2 ou mesmo o anticoncepcional injetável.

Esquecer a pílula por no máximo 12 horas ainda é relevante, porém um esquecimento de mais de 12 horas ou mais do que 24 horas passa a dar abertura para uma janela fértil e possível gravidez mesmo com uso de anticoncepcional.

Mitos e Verdades Sobre a Pílula Anticoncepcional.

O uso de antibióticos durante o ciclo com anticoncepcional também pode prejudicar a eficácia do medicamento. Alguns princípios ativos do antibiótico podem promover a abertura de uma janela fértil e gerar o risco da mulher engravidar mesmo tomando anticoncepcional.

Diarreia e vômitos também são fatores consideráveis. Dessa vez, o corpo pode acabar expelindo o anticoncepcional antes de ser absorvido pelo organismo da mulher.

Tomar o anticoncepcional corretamente todos os dias no mesmo horário é uma ótima forma de se prevenir uma gravidez indesejada. Agora, se acontecer o esquecimento ou mesmo o uso de antibióticos e houver relação sexual no dia da ovulação ou durante o período fértil é possível uma gravidez mesmo utilizando o medicamento.

Para sua segurança, aconselho adotar outras formas de prevenção caso aconteça algum dos episódios acima. É importante, por exemplo, sempre fazer uso de preservativo para se proteger de DSTs3 e evitar janelas férteis.

Dúvidas das Leitoras:

Qual a chance de engravidar tomando anticoncepcional certinho?

Como já foi falado, nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo tomando certinho podem ocorrer falhas, ainda que as chances sejam mínimas. Com uso perfeito, a taxa de falha dos anticoncepcionais é de apenas 0,3%. Já o cálculo para o risco de uso habitual, ou seja, quando houve atraso na ingestão, esquecimento ou mesmo um episódio de diarreia que interfira na medicação, o risco de falha chega a 3%. Além disso, mesmo tomando certinho e em horários corretos, pode haver falha quando utilizado junto de medicamentos que “cortem o efeito”.

Qual o risco de engravidar tomando anticoncepcional em horários diferentes?

Recomenda-se tomar o anticoncepcional diariamente no mesmo horário para garantir a eficácia e evitar o esquecimento da pílula. Porém, caso seja tomado no prazo de até 12 horas da última pílula as chances são praticamente nulas de engravidar.

Qual o risco para o bebê de engravidar tomando anticoncepcional?

Não existem riscos para o bebê, porém estudos recentes levantaram a hipótese de que, como no primeiro trimestre ocorre a formação dos órgãos sexuais do bebê, a ingestão de hormônios poderia acabar comprometendo o processo. Vale lembrar que a formação dos órgãos genitais depende completamente da genética e da parte hormonal e pode sofrer alterações na sua formação caso os níveis hormonais estejam desregulados.

Veja também: Como Funciona o Ciclo Menstrual e Fases do Ciclo