Mito ou verdade? Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem toma esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar. Claro que pessoas que tomam religiosamente em dia e em condições normais uma mulher não iria engravidar com anticoncepcional. Porém nenhum método anticoncepcional é 100% seguro, em algumas vezes o índice de 98% não é o bastante, mas no geral eles são bem seguros.

Mas para que uma mulher possa engravidar tomando anticoncepcional, são necessários alguns fatores externos e um tanto incomuns naquele ciclo especificamente. Então se você se previne para não engravidar tomando anticoncepcional, fique de olho nas dicas a seguir.

IMPORTANTE: Se você não é uma pessoa regrada e não consegue tomar remédios todos os dias em horários corretos é melhor procurar outro método contraceptivo.

Principais Causas que Podem Ocorrer da Mulher Engravidar

Os fatores que podem levar uma gravidez mesmo com uso de anticoncepcional são diversos porém os mais comuns são:

  • Troca de Anticoncepcional
  • Esquecimento da pílula
  • Uso de antibióticos
  • Diarreia ou vômitos em até 4 horas de tomar a pílula
  • Pílula ou dosagem inadequada da pílula

Fatores que Ajudam a Engravidar Tomando Anticoncepcional

A troca do anticoncepcional pode proporcionar a gravidez quando a mulher passa a tomar um novo medicamento com outro principio ativo de ação, ou seja, se ela tomava um medicamento a base de estrogênio e passa a tomar um a base de progesterona pode haver uma demora na adaptação do corpo ao novo medicamento e assim fazer abrir uma janela fértil e a mulher engravidar tomando anticoncepcional mesmo que tomado em dia e hora correta.

Outro fator da gravidez durante o uso do anticoncepcional é o famoso “esqueci a pílula”. Esquecer a pílula é normal pode acontecer, porém se a mulher é mais esquecida com a medicação, o melhor seria optar por uma outra forma de contracepção, ou mesmo o anticoncepcional injetável.

Esquecer a pílula durante no máximo 12 horas ainda seria relevante, porém um esquecimento de mais de 12 horas ou mais do que 24 horas passa a ter possibilidade de abertura da janela fértil e ai acontecer a gravidez com uso de anticoncepcional. Podemos dizer que se esqueceu do comprimido que deveria ser tomado no dia anterior ao meio dia 24 horas depois não terá um efeito esperado do anticoncepcional e então também abrir uma janela fértil.

Mitos e Verdades Sobre a Pílula Anticoncepcional.

O uso de antibióticos durante o ciclo com anticoncepcional também pode prejudicar a eficácia da ação esperada do medicamento. Alguns princípios ativos do antibiótico podem perder a força e também serem responsáveis por uma abertura de janela fértil e proporcionar que a mulher possa engravidar tomando anticoncepcional.

Diarreia e vômitos também são fatores externos, mas dessa vez o corpo pode não estar bem e acabar expelindo o anticoncepcional sem mesmo ter dado tempo de ter sido absorvido pelo organismo da mulher.

Outro fator pouco discutido é a dosagem da pílula ou inadequação do principio ativo do anticoncepcional para o organismo da mulher especificamente falando. Se o corpo não se dá bem com o anticoncepcional a base de progesterona, o médico irá detectar essa falha e providenciar uma troca de anticoncepcional par assegurar que a mulher não corra o risco de engravidar tomando o anticoncepcional errado para o seu organismo.

Então podemos resumir que tomar o anticoncepcional corretamente todos os dias no mesmo horário é uma ótima forma de prevenir uma gravidez indesejada. Acontecendo o esquecimento ou mesmo uso de antibióticos e uma relação sexual no dia da ovulação ou no período fértil mesmo ainda com uso da medicação pode sim ocasionar uma gravidez.

Para segurança aconselho a adotar outras formas de prevenção caso aconteça algum dos episódios acima também é importante, preservativos é uma ótima opção para essas possíveis janelas férteis. Acho que mesmo com uso correto do anticoncepcional acontece é com certeza uma vontade divina! Sinta-se presenteada!

Dúvidas das Leitoras:

Qual a chance de engravidar tomando anticoncepcional certinho?

Como já falado nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo que tomando certinho pode ocorrer falhas, mesmo que em minimas chances. Os anticoncepcionais oferecem 98% de segurança, portanto oferecem 2% de riscos de engravidar. Mas vale alertar que tomar certinho, em horários corretos também pode apresentar falha se utilizar medicamentos que “cortem o efeito” durante o uso.

Qual o risco de engravidar tomando anticoncepcional em horários diferentes?

Recomenda-se tomar o anticoncepcional diariamente no mesmo horário para garantir a eficacia e evitar o esquecimento da pílula. Porém caso seja tomado no prazo de até 12 horas da ultima pílula as chances são praticamente nulas de engravidar.

Qual o risco para o bebê de engravidar tomando anticoncepcional?

Não existem riscos para o bebê, porém alguns estudos recentes apontam que como no primeiro trimestre ocorre a formação dos órgãos sexuais do bebê a ingestão de hormônios pode comprometer. Vale lembrar que a formação dos órgãos genitais dependem completamente da genética e da parte hormonal e pode sofrer alterações na sua formação caso os níveis hormonais estejam desregulados.

Veja também: Como Funciona o Ciclo Menstrual e Fases do Ciclo

Foto: Paille