Everton Gonçalves fotógrafo especializado em gestantes, conta segredos de como fazer uma boa seção de fotos gestante. Truques que podem ajudar e muito na hora de contratar um profissional e também compor suas fotos em ensaios criativos.

Trocando Fraldas: Qual a melhor época para se fazer as fotos da gestante

Everton: O período ideal é de 25 a 35 semanas, porém pode varias de gestante para gestante. O importante é não fazer muito próximo da chegada do baby.
O motivo? Parte do corpo inchado, dificuldade na respiração, caminhar e etc.

Trocando Fraldas: Quais imprevistos engraçados você ja enfrentou em um ensaio gestante ou outro que tenha feito?

Everton: Na verdade não foi um imprevisto, mais uma situação engraçada em um ensaio pré-wedding (sessão de fotos antes do casamento).Levei o casal para fotografar em um deck, o mesmo estava muito suspeito de quebrar, era antigo, mais mesmo assim o casal foi até a ponta, ele ficou encostado e só precisou eu dizer que o deck iria quebrar com eles para ela sorrir, com isso ela olhou e saiu um clique muito natural, uma foto perfeita para o casal!

Trocando Fraldas:Qual a foto mais difícil de fazer e que vc considera a mais bonita pelo contexto e resultado?

Everton: A que fotografei a Ana (Foto com pano azul), foi uma das mais difíceis, porém, a que considero a mais bonita, na verdade eu acho todas bonitas, mais esta foto deu trabalho, principalmente por ser em um ambiente externo, o que acabou ajudando foi o vento, quando chegamos ao local estava ventando, foi a primeira foto a ser feita,a gestante ainda estava “acostumando” com os cliques, e logo de cara tive que fazer uma foto complexa.(para aproveitar o vento).

book gestante 3

Trocando Fraldas: Ensaios de gestante tem que ter um preparo específico? Se sim qual?

Everton: Levar sapatinhos, roupas, brinquedos, fotos e etc.Isto irá agregar ao momento.Qualquer acessório que a gestante e/ou casal ache importante.Levar 2 a 3 trocas de
roupas para não ficar toda sessão com uma roupa apenas.(Não esquecer de ir ou levar um top para fotos da barriga – se a gestante preferir.) Em relação a gestante,
se for um ensaio a tarde, evitar comidas “pesadas”, até mesmo pela saúde de ambos.

Trocando Fraldas:Qual ensaio é mais pedido, o tradicional ou o criativo?

Everton: Faço fotos tradicionais, e as criativas tem que ter, as gestantes esperam isso do meu trabalho, ter uma foto “diferente”.

Trocando Fraldas: Qual a foto mais pedida para book de gestantes.

Everton: Com os sapatinhos, sempre pedem.

Trocando Fraldas: Tem alguma dica que possa dar para quem está pensando em fazer um ensaio gestante?

Everton: Não só pensar, mais fazer! (risos). Considero um momento tão importante quanto um casamento.É o nascimento de uma nova vida, o pai também faz parte disto tudo,tem toda uma preparação para chegada do baby.Seja você mesma, sinta o momento, a vida que esta por vir, não fazer por dizer que tem vergonha não é desculpa, ela
passa rapidinho na sessão de fotos.

Trocando Fraldas: Como contratar um fotógrafo de confiança?

Everton: Referência, procure conhecer o trabalho do fotógrafo, não se deixe levar por comparação de preços, é um momento, uma arte, se você gostou, o preço é último caso.
Fotógrafos existem muitos, mais você precisa escolher alguém que seja profissional no que faz.Confira seu site, seu facebook e etc, é a casa do fotografo na era digital, normalmente terão outros trabalhos que servem na escolha também.

Trocando Fraldas: Algumas dicas na hora do ensaio, tem técnicas para eliminar a vergonha de quem está sendo fotografado?

Everton: Nâo ter pressa, ser você mesma,a vergonha vai embora com o tempo de sessão, por isso a escolha de um profissional.Você deve pensar: “Eu sou a gestante mais linda
que está sendo fotografada”. O fotografo é profissional, você não precisa ter vergonha dele.Converse bastante, mesmo sem tirar fotos, ajuda relaxar, pergunte sobre a vida do fotógrafo também, vocês irão bater um papo e nem perceberá que irá perder a vergonha aos poucos.

Trocando Fraldas: Qual a melhor ambiente para ensaios, externos, internos ou domiciliar para um book de gestante.

Everton: No meu caso, trabalho apenas com externas, pode ser domiciliar também. Não costumo trabalhar em estúdio,mas isso vai da escolha da gestante.Fotos externas dão possibilidades de fotos espetaculares pelo fato de ter a favor o ambiente a sua volta.

Trocando Fraldas: O que pode atrapalhar e/ou comprometer um ensaio de book de gestante?

Everton: Um ensaio pode ficar maravilhoso até com chuva,o que atrapalha ao meu ver é; pai ou até mãe com pressa de terminar a sessão, não estar preparada psicologicamente devido a outros problemas(neste caso é bom conversar com o fotógrafo), mau humor, entre outros.Por que digo isso? O casal ou a gestante precisam contar os dias para o ensaio, como eu disse, é tão importante quanto o casamento, precisa estar feliz, precisa querer as fotos bem trabalhadas,então, por que ter pressa?

Everton,  muito, muito obrigada pelos esclarecimentos e pela sua disponibilidade para ajudar e sei que vai ser de grande valia para as gravidinhas que vão fazer as fotos como recordação.

E não se esqueçam meninas, o contrato é uma condição obrigatória já que é uma segurança para ambas as partes. Leia atentamente!

Site do Everton Gonçalves fotógrafo de gestantes:http://www.fotografiadegestantes.com.br/

Veja também:  Vinicius Campos O Viny do Disney Jr

Fotos: Acervo profissional do Everton.