Enxaqueca já é uma coisa terrível para os adultos, imagine para uma criança? Pois sim, crianças tem enxaqueca, mas como diagnosticar a enxaqueca infantil, como perceber que a criança esta sofrendo com dores de cabeça? A enxaqueca infantil é uma forte dor de cabeça causada pela dilatação dos vasos de um dos lados da cabeça. A cabeça é cheia de terminações de veias que irrigam o cérebro, quando uma delas dilatam é certeza de enxaqueca.

Normalmente a dor de cabeça é um sintoma que não acontece com tanta frequência em crianças, mas acontece, pode doer a cabeça toda enquanto a enxaqueca infantil, dói apenas de um dos lados e pulsa como se fosse um coração batendo forte dentro da cabeça e um martelo batendo. Essas dores podem acontecer repentinamente ou mesmo ter um aviso como visão embaçada e outros sintomas como náuseas, e até uma moleza no corpo. Mas na enxaqueca infantil, não ligamos esses sintomas a ela. O problema dessas dores de cabeça nas crianças é que muitas vezes elas não conseguem descrever exatamente o que sentem e o diagnostico fica muito mais complicado. Os pais devem prestar muita atenção as queixas das crianças, e qualquer reclamação de dores de cabeça devem ser levadas muito a sério.

A incidência de enxaquecas em meninas é superior ao que acontece em meninos, sendo uma porcentagem de 60 a 40% e ainda dizendo que as meninas têm sintomas muito mais significativos da enxaqueca infantil que os meninos. Geralmente se iniciam a partir do 5º ano de vida e podem se estender anos se não houver tratamento.

Quais Fatores Podem Causar a Enxaqueca Infantil?

A enxaqueca infantil pode aparecer por motivos diversos, mas principalmente alimentar, alérgico e até mesmo por ansiedade. Alimentação com excesso de adoçantes, açúcares, cafeína, exposição excessiva ao sol e também por algum problema que possa estar afetando o emocional são causas da enxaqueca infantil. Pais que sofrem de enxaqueca tem maior chances de gerar crianças com enxaqueca, já que ela também é hereditária. Além disso, alguns itens também podem favorecer a crise de enxaqueca nas crianças:

  • Desidratação
  • Ambiente com barulho alto demais
  • Problemas na visão
  • Alteração hormonal (puberdade)

Para a prevenção das crises deve-se evitar estes alimentos, e caso a crise ainda assim aconteça, levar a criança a um lugar escuro e sem barulho podem ajudar a crise passar. Além disso um médico deve ser consultado para saber quais medicações a criança pode fazer uso nessas crises de enxaqueca infantil. Medidas paliativas também ajudam no momento das crises, então recomenda-se:

  • Ficar em local escuro e tranquilo
  • Bolsa de água gelada
  • Tentar dormir

Alimentos como queijo, chocolates, café, gordura em excesso, causam também a enxaqueca infantil ou adulta por isso o tratamento também consiste em retirar esses itens da alimentação no momento das crises. A verdade é que a enxaqueca infantil é um vilão a ser descoberto ainda inicialmente, o melhor diagnostico acontece nos 30 primeiros minutos da crise, assim se for necessário a medicação pode ser introduzida e a crise não chega ao seu pico máximo de dor. Crianças reclamando de dores de cabeça constantemente devem ser examinadas, visite um pediatra ou neurologista de confiança.

Veja também: Diabetes Infantil – Como Descobrir e Lidar com ela?

Foto: _Daise