Para mulheres que já apresentam dores de cabeça ou sofrem com a temida enxaqueca e pretendem engravidar, os cuidados devem ser redobrados, pois, a tendência da enxaqueca na gravidez se intensificar é muito grande.

Neste período muitas gestantes sofrem com dores de cabeça fortes e há necessidade em mudar o hábito alimentar e com um agravante, sem poder tomar qualquer medicamento que antes era de costume para combater o incômodo.

Por que a Enxaqueca na Gravidez Acontece?

As dores de cabeça ou enxaqueca na gravidez são mais fortes no primeiro trimestre da gestação e podem vir acompanhada de náuseas e vômitos. Isto acontece por causa das alterações hormonais e o motivo é que o nível baixo de estrogênio favorece o aparecimento das dores de cabeça.

Sintomas de Enxaqueca na Gravidez

Os sintomas de enxaqueca se apresenta como uma dor de cabeça intensa, que geralmente afeta um lado da cabeça ou também pode afetar os dois lados, isto acontece com a contração das artérias em direção ao cérebro, em seguida se dilatam ativando o sentido da dor.

No período gestacional ocorrem vários fatores que desencadeiam a enxaqueca, pois, o corpo passa por várias transformações hormonais, que alteram o humor, a maneira de se alimentar e de se locomover.

Os sintomas se apresentam mais fortes no primeiro trimestre da gestação, apresentando fortes dores de cabeça, sendo irradiadas para a região da testa. Quando esta dor é muito intensa acomete outras regiões, algumas gestantes relatam que as dores chegam a pulsar de tão forte.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Outros sintomas podem aparecer devido à intensidade da dor, apresentando visão turva, náuseas, vômitos, tonturas e pode apresentar pressão arterial alta ou baixa. Dependendo da intensidade da dor e desencadear outras alterações mais graves decorrentes da pressão alta, há riscos para gestante e para o bebê.

Quando Melhora as Enxaquecas na Gravidez?

Com o passar dos meses, após, o primeiro trimestre as dores de cabeça tendem a desaparecer e os hormônios começam a aumentar diminuindo os sintomas da enxaqueca.

Remédios Indicados Para o Tratamento de Enxaqueca

Mulheres que já apresentam enxaqueca e pretendem engravidar, o ideal é procurar um especialista e começar um tratamento para prevenir com medicação o aparecimento das dores fortes de cabeça e seguir a orientação médica quanto tempo antes deverá retirar as medicações para poder engravidar.

Com relação aos remédios, as futuras mamães não podem tomar qualquer medicação, só devem fazer uso quando há extrema necessidade, nos casos mais graves e somente sob prescrição medica. Nesses casos são receitados medicamentos onde a gestante apresenta um quadro de intensa dor acompanhada de náuseas e vômitos podendo desencadear a desidratação e colocar em risco sua vida e a do bebê.

Os remédios mais usados no período gestacional são o paracetamol e o sumatriptano, mas não é recomendável a automedicação para as gestantes. A melhor solução é procurar o obstetra para sanar dúvidas e receber orientações quais os métodos mais indicados para o seu caso.

Dicas para Aliviar o Aparecimento de Enxaqueca

Outros hábitos e alternativas podem ajudar no tratamento de enxaqueca e talvez nem precise recorrer aos medicamentos, mas é sempre aconselhável procurar seu médico para obter melhores indicações de tratamento, pois, cada gestante tem um histórico diferente da outra.

  • Fisioterapia
  • Exercícios Físicos
  • Hidroterapia
  • Dieta Balanceada

É importante que toda grávida beba muita água, pelo menos dois litros por dia, se puder deverá evitar lugares barulhentos, evite usar e se expor a cheiros fortes ou ficar muito tempo exposta no sol, caso não possa evitar use óculos escuros e chapéu.

Outros Tratamentos

Alguns tratamentos alternativos podem ajudar muito no tratamento de enxaqueca, aliviando as dores fortes de cabeça, mudando o hábito de tomar remédios, assim adquirir novos costumes mais saudáveis para você e seu bebê.

É muito indicado o tratamento com acupuntura e o resultado é praticamente imediato. O especialista irá trabalhar nos pontos certos em seu corpo, para aliviar os sintomas de enxaqueca.

Outras técnicas podem ser benéficas e aliviar as tensões nervosas e o stress do dia a dia, neste caso é ideal recorrer a sessões de relaxamento e yoga, este método ajuda a repor as energias, devolvendo a tranqüilidade e a paz que precisa para evitar futuras crises de enxaqueca.

Yoga no Tratamento da Enxaqueca

O dia a dia atribulado e a vida agitada acompanhada de estresse, pode desencadear a enxaqueca, para as gestantes esta situação piora ainda mais, pois, passam por transformações hormonais que causam distúrbios físicos e psíquicos.
E para algumas gestantes com predisposição as dores de cabeça estes reflexos de desequilíbrio hormonal e emocional contribuem para desencadear a doença com mais severidade.

O tratamento com yoga também é muito recomendado para tratar as dores fortes de cabeça. Os exercícios ajudam a relaxar a mente e proporciona alivio das tensões do cérebro sobrecarregado com informações estressantes do dia a dia. Além disso, ajuda a trabalhar a respiração e a combater a enxaqueca.

Quem pratica yoga, sabe dos diversos benefícios que proporciona esta atividade para o corpo e mente, ajuda a combater doenças de ordem emocional e física. Outro aspecto positivo é que o tratamento é natural, não havendo necessidade de tomar remédios, assim não há efeitos colaterais e também não há contra indicações.

Praticar Yoga ajuda aliviar os sintomas proporcionando grande benefício ao organismo com a prática dos exercícios, a irrigação sanguínea aumenta, com ajuda de técnicas e alivia o sistema nervoso, contribui para um melhor funcionamento para os pulmões e coração, e ainda contribui para a normalização da pressão arterial.

Antes de recorrer a tratamentos alternativos é prudente conversar com o médico de sua confiança para que receba orientações corretas e seja orientada qual a melhor opção para escolher para aliviar suas dores de enxaqueca.

Veja Também: Causas do Enjoo na Gravidez
Foto: gerald