A maioria dos bebês gosta de tomar banho. O contato físico com o pai ou a mãe os mantêm relaxados e a água os distrai. Entretanto, o recém-nascido têm dificuldade em se acostumar com esse hábito de higiene e, portanto, o bebê chora muito no banho.

Por que o Bebê Chora no Banho?

Cada bebê é único e possui gostos particulares. Um por exemplo, relaxa na água, enquanto outro bebê chora muito no banho. Um, chora quando está sendo despido, outro quando vestido. Provavelmente, porque a condição os torna mais irritáveis e pouco tolerantes às roupas, atividades e rotinas.

Parece que eles se sentem inseguros quando se encontram sem roupas e sem apoio. Normalmente eles costumam a se familiarizar com o banheiro e, pouco a pouco, se sentem mais seguros e gostam mais dessa atividade.

Se a hora do banho é uma fonte de estresse para os pais, e se o bebê chora muito no banho, eles podem fazê-lo em dias alternados (os bebês não ficam tão sujos quanto os adultos), limpando com uma toalhinha úmida as partes íntimas e rosto.

Os bebês são especialistas em absorver as energias ao seu redor, então não os repreenda nem fique com raiva. Tudo é uma questão de tempo e, pouco a pouco, os pais não dirão mais que “o bebê chora muito no banho”.

Alguns pais descobriram que o bebê fica mais relaxado se forem banhados ao mesmo tempo em que tomam banho. Segurá-lo contra o corpo, permite que o bebê se sinta seguro fazendo com que ele não chore.

Importância do Banho do Bebê

O banho faz parte da higiene diária dos bebês. Embora eles não se sujem como uma criança mais velha, o banho é usado para remover o suor e as células mortas da pele.

O banho é uma atividade relaxante e favorece o sono do bebê. Por esta razão, a maioria das mães banha seu filho no período noturno para causar além da higiene, um relaxamento maior que proporcionara um sono mais tranquilo.

O banho também favorece o contato corporal entre a mãe ou o pai e o bebê, o que o reafirma e lhe dá segurança. Se o bebê chora muito no banho, é um bom momento para falar com ele, cantar, fazer-lhe um carinho ou, depois do banho, uma massagem.

O Banho de Recém-Nascido

Nos primeiros dias, o recém-nascido costuma tomar banho de uma maneira diferente da que tomará algumas semanas depois. Isso porque, ele é mais sensível, perde mais calor e deve ser banhado de forma rápida.

Precauciones que deben tomarse

Alguns cuidados devem ser tomados na hora no banho do recém-nascido, que diferente dos bebes maiores precisam um pouco mais de cautela.

  • A banheira não deve ser preenchida com mais de 10 ou 15 cm e a temperatura da água deve estar próxima da temperatura corporal de 35-37º. Caso não tenha um termômetro de banho, é possível verificar a temperatura da água inserindo a parte interna no pulso ou o cotovelo na água.
  • A temperatura do ambiente também deve ser cuidada e deve ser de 22 a 25º, além de evitar qualquer corrente de ar.
  • Encha a banheira com água fria e depois com água quente, isso evita queimaduras no bebê. Alguns pais preferem ferver a água.
  • Não abuse do uso do sabonete. Não é necessário usar sabonete diariamente na pele dos bebês, pois pode ressecar ou causar alergias. É necessário apenas se a área da fralda estiver muito suja.
  • O bebê não deve ser deixado sozinho no banheiro em nenhum momento. Portanto, é preciso ter certeza de que tem tudo o que precisa antes de começar a dar banho no bebê.

Que Objetos Devem Estar à Disposição para o Banho do Bebê?

  • Uma toalha seca para secar o bebê após o banho.
  • Sabão líquido neutro para bebês.
  • Uma esponja macia para ensaboá-lo, limpando as áreas mais sujas sem danificar a pele do bebê.
  • Uma gaze estéril para secar bem e álcool de 70% para a cicatrização do cordão umbilical
  • Pomada de assadura.
  • Pañales
  • As roupas com as quais o bebê será vestido após o banho.
  • Uma escova de cerdas macias para os cabelos do bebê.
  • Colônia suave para bebês, que deve ser aplicada em roupas e com moderação.

O talco pode ser tóxico para o bebê se for inalado. É preferível dispensar o seu uso.

Por onde começar o Banho?

No recém-nascido a ordem geralmente é a mesma salvo algumas exceções.

  • Primeiro enrola-se o bebê despido em um tecido macio, que pode ser um cueiro ou uma fralda de pano dobrada, o bebê chora muito no banho, mas fazendo dessa forma assim trará mais segurança ao recém-nascido.
  • Em seguida molha-se uma gaze ou pode ser as mãos mesmo, e limpa-se os olhos, nariz e região da boca.
  • Lava-se a cabeça com shampoo, enxaguando bem (não é necessário o uso de condicionador), logo após é importante secar bem, pois a cabeça é o local pela qual o bebê perde mais calor, portanto o ideal é deixa-la enrolada na toalha.
  • Logo após, retire o pano e lave o restante do corpo com sabão neutro, em seguida, enxague-o e seque-o bem.
  • Coloque o bebê em uma superfície plana e termine de enxugar o coto umbilical (cordão). Essa parte é bastante importante pois se o umbigo do bebê ficar úmido pode favorecer a propagação de bactérias que podem causar uma infecção.
  • Passe álcool 70% para desinfetar e ajudar na cicatrização do umbigo
  • Troque o bebê normalmente

Dicas Para Que o Bebê Não Chore no Banho

Se o bebê chora muito no banho, o ideal é usar alguns truques para que a atenção dele não fique focada somente no processo de limpeza:

A maneira adequada de dar banho no bebê é aquela segura e confortável para ele, tanto física, como emocionalmente. Tocá-lo com delicadeza, manter contato visual e falar com ele sobre o que está acontecendo e quais partes do corpo serão banhadas ajuda-o a compreender melhor o momento.

É importante ficar atento se o bebê ficar agitado ou tenso, pois o banho terá que ser mais rápido e o ambiente vai precisar de uma iluminação e tom de voz mais suaves.

Ao longo do tempo o bebê vai compreendendo o que acontece e passa a ajudar no banho: erguendo o pezinho para que possa ser limpo ou inclinando a cabeça para que possa ser enxaguada, por exemplo. Assim, os pais podem ouvir e responder de acordo com o seu bebê.

Deixar o bebê relaxado faz com que ele fique à vontade para brincar com a água, prolongando o tempo do banho e deixando-o agradável. Se o bebê não gosta quando fica sem roupa, ele pode ser embrulhado em um tecido macio ou uma fralda de pano antes de ser colocado na água.

Se o bebê demonstrar ter medo de água de estar em um ambiente desprotegido o banho pode ser dado em um balde.

Veja Também: Banho no Balde – Quando Começar?
Fotos: Kyle Flood