Antigamente bebê gordo ou criança gordinha era sinal de saúde e se muito magro sinal de preocupação. Os avós adoravam ver seus netinhos fofinhos, cheios de dobras. Porém hoje em dia, esse excesso de fofura se tornou uma preocupação muito séria para os pais e médicos.

O que é IMC Infantil

Por isso o IMC infantil é tão importante no controle de doenças e perigos que a obesidade infantil trás. O cálculo de IMC Infantil foi criado para avaliar o peso ideal da criança e adolescente através de peso e altura. Ele dá um resultado preciso sobre a massa corporal e se a criança, está no seu peso ideal. Esse cálculo é realizado anualmente nas consultas ao pediatra, mas existem tabelas que conseguimos verificar de casa mesmo para ter uma ideia da situação de nossos filhos.

Essa tabela de IMC Infantil se enquadra para peso e altura de crianças entre 2 a 20 anos, e consegue identificar desnutrição ou obesidade. Existem casos do IMC Infantil dar alto, porém, não ser o caso de uma criança obesa e sim de massa muscular muito alta. Por isso, a interpretação deve ser realizado por um especialista que indicará corretamente o resultado.

Como Calcular o IMC Infantil

Para calcular o IMC Infantil, você deve dividir o peso da criança em kg, pela altura ao quadrado o resultado será o valor do IMC que deverá ser verificado na tabela de crescimento, complicado não é? Vamos colocar de uma forma mais clara.

imc meninos 2 imc meninas 2

Males Causados Pela Obesidade Infantil

A obesidade infantil hoje em dia é considerada o principal distúrbio da infância, mesmo a desnutrição ainda sendo uma realidade muito triste e preocupante no Brasil, a obesidade tem crescido de forma assustadora ano a ano.

A obesidade infantil não é só um problema estético ou deve ser temida pelas provocações e apelidos na fase escolar, a preocupação é devido a saúde que pode ser muito afetada se não tratada com cuidado e com a atenção que merece.

Transtornos e Traumas

Normalmente crianças obesas se tornam adolescentes e adultos obesos, cheios de traumas, medos e obrigados a ter uma preocupação maior com a questão da saúde. Isso porque ao longo da sua vida, com certeza terá adquirido problemas que poderiam ter sido evitados desde o inicio da infância. A obesidade infantil pode causar:

Principais Problemas da Obesidade Infantil

  • Alteração no sono
  • Hipertensão e colesterol alto
  • Baixa alta estima
  • Problemas com depressão
  • Facilidade para obter diabetes ao longo da vida
  • No caso de meninas, pode ocorrer o amadurecimento precoce e apresentar ciclos menstruais irregulares.

E outros muitos outros problemas que podem desenvolver devido à obesidade infantil, como a bulimia, anorexia nervosa e vários outros transtornos. Nota-se queda no rendimento escolar e o isolamento dessas crianças no convívio de grupos e com demais colegas.

Nós mães não conseguimos enxergar nossos filhos obesos, vemos como crianças fortinhas. Obviamente vemos a diferença de outras crianças, mas aceitar que estão sofrendo com esse problema é outro problema e acabamos nos chateando com comentários alheios, mas é assim que entendemos que algo esta errado.

O que Fazer

O aconselhado é procurar um pediatra de sua confiança, que seja feito o calculo do IMC para verificar o grau de obesidade e se necessário fazer a bateria de exames para verificar colesterol, glicemia e tudo que for importante e iniciar uma dieta rigorosa para perda e controle do peso da criança. Não será fácil, dizer não para uma criança que sempre comeu de tudo.

Essa é uma situação muito complicada, mas será para o bem do futuro dela. O médico encaminhará a criança para um nutricionista que é o responsável por essa área, e o mesmo receitará uma dieta balanceada e recomendada para a faixa etária da criança, longe de frituras, refrigerantes, doces e carboidratos em excesso.

Veja também: Alimentação infantil – Método BLW

Foto: sharyn morrow

_

Cuadro de información clave:

  1. Antigamente bebê gordo ou criança gordinha era sinal de saúde e se muito magro sinal de preocupação. Os avós adoravam ver seus netinhos fofinhos, cheios de dobras.
  2. Por isso o IMC infantil é tão importante no controle de doenças e perigos que a obesidade infantil trás. O cálculo de IMC Infantil foi criado para avaliar o peso ideal da criança e adolescente através de peso e altura.
  3. Para calcular o IMC Infantil, você deve dividir o peso da criança em kg, pela altura ao quadrado o resultado será o valor do IMC que deverá ser verificado na tabela de crescimento.
  4. Normalmente crianças obesas se tornam adolescentes e adultos obesos, cheios de traumas, medos e obrigados a ter uma preocupação maior com a questão da saúde.
  5. Procure um pediatra de sua confiança, faça o calculo do IMC para verificar o grau de obesidade e se necessário fazer a bateria de exames para verificar colesterol e glicemia.