Las descargas de todo tipo son una presencia común en la vida de las mujeres. Los cambios en las secreciones de la vagina pueden decir mucho sobre el organismo, señalando infecciones y enfermedades o avisando de que estás en tu periodo fértil. ¿Sabías que estos cambios pueden incluso ayudar a identificar si estás embarazada?

O corrimento branco pastoso ou leitoso quando acompanhado de coceira intensa ou forte odor pode ser sinal de infecções vaginais como a candidíase ou demais doenças ginecológicas. Mas quando branco, transparente ou aparência leitosa e sem odor é considerado normal.

Perguntas e relatos recorrentes, o corrimento branco é uma das dúvidas que não querem calar! Afinal, aquele muco que parece uma pomadinha pode ser sinal de gravidez? Primeiro vamos esclarecer, corrimento e muco são coisas completamente diferentes. O corrimento normalmente é proveniente de um problema, inflamação ou doença passageira como a cândida.

IMPORTANTE: O muco branco, este sim é saudável e importante para a flora vaginal. Na grande maioria das vezes, essa secreção branca indica que os hormônios femininos estão em alta, uma vez que são os responsáveis pela sua formação e podem indicar inclusive gravidez. Quando o corrimento arde, coça ou incomoda, deve ser avaliado, pois não é um corrimento normal.

¿Qué es la mucosidad blanca?

Para entender esse muco branco, temos que saber como funciona o corpo. Em primeiro lugar, o corpo tem uma queda significativa de estrogênio e progesterona. Em seguida a menstruação desce com fluxo vermelho. Este é o fluxo identificável mais facilmente como menstruação, mas essa também pode ser de cor amarronzada, com pouco fluxo, sangue claro ou com coágulos.

Após a menstruação, a produção de estrogênio aumenta tornando o muco vaginal mais aguado e transparente, sinal de que a ovulação está em vias de acontecer. Após a ovulação, os níveis de progesterona também aumentam e são os responsáveis por tornar o muco mais espesso e esbranquiçado.

¿Por qué se produce la mucosidad blanca?

Após a ovulação, a produção de progesterona é estimulada pelo corpo. O corpo lúteo (cicatriz onde o folículo rompido esteve presente) passa a produzir altas doses de progesterona, que por consequência formará este corrimento branco pastoso.

Para saber se este corrimento branco pode ser gravidez, é preciso que o organismo continue a produzir este muco mesmo depois do atraso menstrual.

Recomendação para você
Você quer engravidar? FamiGel tem o pH neutro que você precisa

Algumas mulheres podem ter um sinal de sangramento neste meio tempo. Isto pode querer dizer 3 coisas:

  1. La menstruación se anticipa
  2. Es una hemorragia por nidación
  3. Es una hemorragia de escape

Uma mulher com ciclo saudável deve ter ao menos 12-14 dias de fase lútea, ou seja, fase em que o corpo lúteo predomina com sua elevação hormonal. Mas afinal, corrimento branco o que pode ser? A presença deste corrimento branco leitoso sugere fortemente que o organismo funcionou como deveria e a mulher ovulou.

Para aclararlo, tras la fecundación, el embrión puede tardar entre 7 y 15 días en llegar al lugar donde se implantará para crecer. Cuando se produce esta implantación, es posible que se produzcan pequeñas hemorragias o secreciones de color marrón.

Pero recuerda que cualquier sangrado debe considerarse como una posible menstruación en camino. Pensemos en la nidación después del periodo de retraso menstrual.

Podemos decir que cuanto más moco blanco, mejor. Esta secreción blanca puede ser un embarazo, cuando es abundante. Para algunas mujeres, después del período fértil es posible sentir que fluye como una menstruación.

Esto puede significar que el cuerpo lúteo está cumpliendo su función, pero también puede significar que hubo fecundación. Dicen que cuanto más moco blanco tenga la mujer, ¡mayor será la posibilidad de fecundación!

El cuerpo entiende que hay un organismo desarrollándose dentro del útero y trabaja para aumentar la producción de progesterona. Esto, a su vez, mantendrá el endometrio en su sitio para que el cigoto encuentre un lugar adecuado y mimoso donde alojarse y crecer.

Em resumo, quanto mais muco branco, maior a possibilidade de gravidez. Se você teve esse muco ou corrimento branco pastoso parecendo pomada, em grande quantidade, mas ainda sim menstruou, isso é um sinal de que houve ovulação apenas. Lembre-se que o causador desse muco é hormônio, e ele está presente no seu organismo o tempo todo.





Aprobación de la gestión de Pasty White

Uma grande dúvida das leitoras é em relação a textura do corrimento. Muitas acreditam que é através dela que é indicado algum problema ou infecção na área vaginal e não é bem assim. O corrimento branco pastoso sem estar acompanhado de mau cheiro e coceira vaginal não indica problema algum. Normalmente, o corrimento branco pastoso indica que está uma concentração maior de progesterona, por isso tem uma aparência mais firme. Quanto mais espesso o muco, maior será a concentração de hormônio progesterona.

Descarga blanca lechosa

Assim como o corrimento pastoso, o corrimento branco leitoso sem se apresentar de forma fétida ou ocasionar coceira intensa vaginal, vulva e toda sua área, é considerado saudável. Quanto mais líquido ou fluido o corrimento estiver, maior a quantidade de estrogênio.

Dudas de los lectores

¿Qué otros factores pueden causar la mucosidad blanca?

O muco também pode acabar mudando de cor e textura pelo uso de certos medicamentos e suplementos, de acordo com a idade da mulher e em decorrência de algumas doenças, como a diabetes. No entanto, esses casos são mais raros, sendo a exceção.

¿Hay una cantidad saludable de moco blanco?

A quantidade normal de muco que a mulher produz em média é de cerca de uma colher de sopa ao dia. Um aumento repentino na quantidade de corrimento branco pode significar diversas coisas, desde uma infeção até uma gravidez. Por isso, é importante observar a característica do muco e em qual período do ciclo menstrual ele acontece. Autoconhecimento é tudo!

Ver también: Lubricación femenina y gel de fertilidad

Foto: dmajewska