Ao longo da vida feminina, milhões de exames e procedimentos são necessários, principalmente para aquelas que estão tentando engravidar e possuem certa dificuldade para conseguir o positivo. Já quando o assunto é com os homens, existe uma grande resistência em procurar especialistas e realizar exames sempre com as mesmas desculpas, desconforto ou constrangimento. Mas para os homens que fogem desses procedimentos chegou à solução, o espermograma caseiro!

Após o casal tentar por um ano engravidar de forma natural, exames avaliatórios serão solicitados pelo especialista em fertilidade, começando pela mulher. Descartado o problema feminino, chega à vez do homem de contribuir e buscar informações sobre a dificuldade do casal. A realização do espermograma é encarada pela grande maioria dos homens como um verdadeiro tabu ou talvez de forma preconceituosa, tentam “fugir” da responsabilidade colocando todo o peso sobre a mulher.

O Problema Pode Ser Masculino

Mesmo que tentem se livrar da culpa, muitos são os casos de casais que não conseguem engravidar por problemas férteis do homem. Pesquisas sobre fertilidade apontam que chegam até 40% dos casos. Mesmo sendo explicado sobre o procedimento e da total privacidade que terá para realizar a coleta simplesmente preferem se ausentar da responsabilidade e adiar ainda mais o sonho do casal.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Para agravar ainda mais a situação, muitas vezes a falta de um plano de saúde pode dificultar ainda mais a realização dos exames necessários. Por isso, foi desenvolvido um verdadeiro aliado das tentantes e dos maridos fujões, o espermograma caseiro é uma forma totalmente inovadora que testa a qualidade do esperma e aponta a existência de um problema ou não e melhor sem sair de casa.

Qual a Finalidade do Teste?

O espermograma caseiro avalia a concentração do esperma e aponta a existência ou não de mais de 15 milhões de espermatozoides na amostra coletada. Através deste resultado é possível determinar se esta tudo ok ou se é necessário uma avaliação mais profunda. Por isso, é uma ótima opção para os maridos que garantem não ter nenhum problema e não ter que se sujeitar a realização de um espermograma em laboratório.

Se der o resultado negativo e tem o sonho de ser pai, não tem como fugir precisará procurar ajuda medica. A baixa contagem de espermatozoides é um dos principais motivos dos casais que tem dificuldades para engravidar, em segundo lugar esta a baixa motilidade, onde os espermatozoides são “mais fracos” e com baixa locomoção.

Como Funciona o Espermograma Caseiro?

O espermograma caseiro é rápido, confiável e oferece um resultado preciso no conforto da sua casa, sem ser necessária a exposição do homem em laboratórios já que é o ponto alfa da dificuldade masculina. É só seguir as recomendações para ter um resultado exato e aguardar o tempo indicado. Até um tempo atrás o conforto dos testes caseiros de fertilidade masculina só eram encontrados fora do Brasil e por preços bem salgados. Mas a novidade chegou ao Brasil e pode ser facilmente encontrado em algumas farmácias e principalmente em sites autorizados para revenda.

O teste de fertilidade masculina Confirme é a forma mais rápida e acessível para os homens que estão com duvidas sobre sua fertilidade. O espermograma caseiro deve ser realizado em um período mínimo de 48 horas da ultima ejaculação até 7 dias. No kit contém todo material necessário para coleta, realização do teste e leitura do resultado.

Como Fazer o Espermograma Caseiro?

A coleta pode ser realizada de forma manual (masturbação) ou pode ser coletado após o ato sexual com o uso de preservativo. O sêmen coletado na camisinha deve ser transferido para o copo de coleta e deixar em repouso por 20 minutos antes de realizar o teste.

Após aguardar o período solicitado, com a ajuda de uma seringa que acompanha o teste, será coletada a quantidade exata que deverá ser transferida para um frasco diluente. O frasco deverá ser fechado e agitado até que se misture.

Coloque o frasco em repouso por 2 minutos e enquanto isso prepare o dispositivo de resultado. Duas gotas de sêmen deverão ser pingadas na marca circular do teste e de 5 a 10 minutos seu resultado aparecerá nítido e objetivo.

IMPORTANTE: Caso o resultado do teste seja negativo é de extrema importância que o homem procure ajuda de um especialista. Exames complementares e mais detalhados serão solicitados para avaliação do caso, onde será indicado o tratamento adequado.

Caso o resultado seja positivo, significa que foi constatado que a quantidade de espermatozoides na amostra coletada esta dentro do considerado “normal” e o problema não é com a qualidade e condições do espermatozoide. Mas quando o resultado dá negativo, consta um número de espermatozoides abaixo do esperado e neste caso será necessário procurar um especialista.

Essa é a comodidade do espermograma caseiro, realizar o teste sem passar por toda a espera de uma consulta medica e depois o procedimento em laboratório. Se pudermos simplificar o trabalho, por que complicar? O teste não tem a mesma função que um espermograma completo, mas aponta a existência do problema para que o homem procure ajuda medica ou simplesmente descarte a necessidade.

Veja também: Infertilidade Masculina – Quais os Principais Problemas?

Foto: Acervo pessoa TF