Quando um casal resolve que chegou a hora de aumentar a família e depois de meses e meses de tentativa não consegue, a primeira coisa que passa na cabeça é que ela não pode ter filhos e que precisa procurar um médico para fazer exames e ver o que esta acontecendo. Depois de realizar todos os exames e nada ser constatado, não apareceu nenhuma irregularidade, o que esta acontecendo? Sim, o problema pode estar no homem e ser necessário fazer um espermograma completo após solicitação de um médico para verificar o que está acontecendo e porque não conseguem engravidar.

É verificado através de microscópio a quantidade e características do espermatozoide

Para a mulher conseguir engravidar, os espermatozoides do homem precisam ter condições para chegar e fecundar no óvulo feminino e para isso serve o exame de espermograma completo, para verificar se esses espermatozoides têm condições, se tem força e são saudáveis o suficiente para conseguir chegar ao óvulo.

Através do espermograma completo se avalia a qualidade do sêmen, quantidade e condições físicas e químicas dele, que servirão para ter um diagnóstico do que está ocorrendo e quando constatado algum problema muita das vezes conseguindo reverter a situação através de tratamento adequado.

Quando é Indicado o Espermograma Completo e Onde é Feito?

Normalmente o espermograma completo é solicitado quando esta sendo realizada a investigação de infertilidade do homem, ou ate mesmo quando já se sabe que o homem é estéril e se quer saber o motivo dessa infertilidade e se é possível reverter. No exame é realizada toda pesquisa e análise do material, sendo examinados a qualidade, o cheiro, a quantidade e o PH do espermatozoide. O exame de espermograma completo é realizado em um laboratório especializado, e fazem todo estudo através de aparelhagem adequada como o microscópio, que conseguirá visualizar minuciosamente cada detalhe do sêmen, dessa forma consegue fazer uma comparação com o considerado normal, para dar um diagnóstico correto e preciso.

As alterações encontradas na analise do sêmen realizada pelo espermograma completo são:

  • Oligospermia–  Número abaixo da normalidade de espermatozoides
  • Astenospermia – Dificuldade de chegar ate o óvulo
  • Necrospermia – Grande parte dos espermatozoides mortos
  • Teratospermia – Formato dos espermatozoides diferentes do considerado normal

Outros problemas e alterações que podem ser encontrados no espermograma completo são a azoospermia, que é a ausência total de espermatozoides, a oligo astenospermia que é a diminuição na quantidade e a dificuldade deles chegarem ate o óvulo e a leucospermia que é quando encontrado um grande número de leucócitos no líquido seminal, podendo ser um sinal de alguma infecção que deverá ser tratada. O exame será realizado com total privacidade, sendo solicitada uma amostra de sêmen dentro de um frasco de coleta. O homem ficará dentro de uma sala sozinho, e tem o tempo que for necessário para conseguir efetuar a coleta do material, geralmente as clinicas e laboratórios dão uma forcinha para o homem disponibilizando materiais eróticos para colaborar e facilitar o procedimento.

Alguns laboratórios hoje em dia permitem que a coleta seja realizada na residência, desde que seguido algumas normas de higiene, esterilização e tempo para entrega do material. O material para exame do espermograma completo deve ser entregue até 30 minutos após a coleta do material, após esse período considerado inválido para verificação. A preparação para o exame de espermograma completo é de abstinência sexual mínima de 5 dias ,quanto a higiene antes da coleta as mãos devem ser lavadas com sabão e água em abundancia para ficar totalmente livre de bactérias . Algumas restrições alimentares podem ser solicitadas pelo médico, e deverá ser seguido no prazo mínimo de 5 a 7 dias que antecedem a coleta e nunca deve ser realizada com a ajuda de preservativos, pois como contém espermicida alteram o resultado do exame, fora a existência de outras substâncias como o lubrificante.

Se mesmo depois de todos exames, for verificado que não existe a possibilidade de engravidar naturalmente porque não optar pela fertilização in vitro ou inseminação artificial. Dessa forma seu sonho será realizado quem sabe o mais rápido do que imagina.

Veja também: Infertilidade Masculina e Espermograma – Quais os Principais Problemas

Foto: Iqbal Osman