Quando um casal resolve que chegou a hora de aumentar a família e após meses e meses de tentativa não consegue, a primeira coisa que passa na cabeça é que a mulher não pode ter filhos e precisa procurar um médico para fazer exames e ver o que está acontecendo.

Depois de realizar todos os exames e não constatar nada, nenhuma irregularidade, o que pode estar acontecendo? O problema pode estar no homem. Então talvez seja necessário fazer um espermograma completo após a solicitação de um médico para verificar o problema e por que não conseguem engravidar.

Para a mulher conseguir engravidar, os espermatozoides do homem precisam ter condições para chegar e fecundar o óvulo feminino. Para isso serve o exame de espermograma completo, para verificar se esses espermatozoides têm condições e força e se são saudáveis o suficiente para conseguir chegar até o óvulo.

Através do espermograma completo se avalia a qualidade do sêmen, a quantidade e as condições físicas e químicas dele. Esse exame servirá para o casal ter um diagnóstico do que está acontecendo e, quando constatado algum problema, reverter a situação através de um tratamento adequado.

Quando é Indicado o Espermograma Completo e Onde é Feito?

Normalmente, o espermograma completo é solicitado quando está sendo realizada a investigação da infertilidade do casal ou do homem. Ou até mesmo quando já se sabe que o homem é estéril, mas é necessário saber o motivo dessa infertilidade e se é possível revertê-la1.

No exame o material é todo analisado, sendo examinados a qualidade, o cheiro, a quantidade e o PH do espermatozoide. O exame de espermograma completo é feito em um laboratório especializado e o estudo é todo feito através da utilização de uma aparelhagem adequada, como o microscópio, que conseguirá visualizar minuciosamente cada detalhe do sêmen. Dessa forma é possível fazer uma comparação com o que é considerado normal para então se ter um diagnóstico correto e preciso.

As alterações possivelmente encontradas na análise do sêmen realizada pelo espermograma completo são:

  • Oligospermia –  Número abaixo da normalidade de espermatozoides
  • Astenospermia – Dificuldade de chegar ate o óvulo
  • Necrospermia – Grande parte dos espermatozoides mortos
  • Teratospermia – Formato dos espermatozoides diferente do considerado normal

Outros problemas e alterações que podem ser encontrados no espermograma completo são a azoospermia2, que é a ausência total de espermatozoides, a oligo astenospermia, que é a diminuição na quantidade e a dificuldade deles chegarem ate o óvulo, e a leucospermia, que é a presença de um grande número de leucócitos no líquido seminal, podendo ser um sinal de alguma infecção que deverá ser tratada.

O exame será realizado com total privacidade, sendo solicitada uma amostra de sêmen dentro de um frasco de coleta. O homem ficará dentro de uma sala sozinho, e terá o tempo que for necessário para conseguir efetuar a coleta do material. Geralmente as clínicas e laboratórios dão uma forcinha para o homem disponibilizando materiais eróticos para facilitar o procedimento.

Alguns laboratórios hoje em dia permitem que a coleta seja realizada na residência, desde que seguidas algumas normas de higiene, esterilização e tempo para entrega do material.

O material para exame do espermograma completo deve ser entregue até 30 minutos após a coleta. Após esse período, o sêmen é considerado inválido para verificação. A preparação para o exame de espermograma completo é de abstinência sexual mínima de 5 dias. Quanto a higiene antes da coleta, as mãos devem ser lavadas com sabão e água em abundância para ficarem totalmente livre de bactérias.

Algumas restrições alimentares podem ser solicitadas pelo médico, e deverão ser seguidas pelo prazo mínimo de 5 a 7 dias antes da coleta. Além disso, a coleta nunca deve ser feita com a ajuda de preservativos, pois eles contêm espermicidas que alteram o resultado do exame, além da existência de outras substâncias, como o lubrificante.

Se mesmo depois de todos os exames for concluído que não existe a possibilidade de engravidar naturalmente, por que não optar pela fertilização in vitro ou inseminação artificial3? Dessa forma seu sonho será realizado talvez mais rápido do que você imagina.

Veja também: Infertilidade Masculina e Espermograma – Quais os Principais Problemas