Quando o casal toma a decisão que chegou a hora de aumentar a família e ter um bebê, nem sempre é tão rápido a realização desses planos. Alguns casais podem levar meses ou até mesmo anos para conseguir o tão sonhado positivo. No decorrer desse período, pode ser necessário alguns exames para avaliar se existem algum impedimento, como é o caso do espermograma.

O que é o Exame de Espermograma?

O exame de espermograma é o principal exame avaliatório da fertilidade masculina. Tem como foco analisar a composição do sêmen e as condições físicas dos espermatozoides, além de ser possível apontar condições alteradas da próstata.

Além de exame espermograma, o exame é nomeado pela medicina como contagem espermática, analise de sêmen e citologia seminal.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

Como é Realizada a Coleta do Espermograma?

O exame de espermograma é realizado de forma manual, através de masturbação. Clinicas e laboratórios oferecem espaço reservado para a realização, além de formas de incentivo e estimulo, como revistas e filmes.

Alguns laboratórios permitem que a coleta seja realizada na própria residência, desde que o período de entrega ao laboratório não ultrapasse 30 minutos. Após esse período, o material coletado é considerado inválido para análise.

A coleta do sêmen deve ser realizada de forma cuidadosa, sem uso de pomadas, gels ou lubrificantes e de preferência diretamente no copo coletor, para garantir a confiabilidade do resultado. O material deve ser encaminhado imediatamente para análise do laboratório.

O que é Analisado no Espermograma

No exame de espermograma, a análise realizada é totalmente descritiva e completa. São verificadas todas as características do sêmen, como volume, viscosidade, cor, quantidade de PH (acidez do sêmen), liquefação e as condições físicas, assim como a capacidade de mobilização dos espermatozoides (mobilidade).

Através de analise microscópica, é analisada a contagem de espermatozoides, além de sua vitalidade, estrutura e progressão. Também são verificados os níveis de leucócitos contidos nos espermatozoides.

Normalmente são solicitadas duas coletas com intervalo de 15 dias entre elas, para comparação dos resultados e confirmação. Caso os resultados deem uma alteração muito grande, pode ser necessário um terceiro para confirmação.

Preparação Para o Exame

Para realizar o exame de espermograma é necessário preparo, que será indicado pelo laboratório. É indispensável a abstinência sexual de 2 até 7 dias, para garantir um resultado satisfatório e uma amostra bem concentrada, além de uma boa higienização das mãos na hora da coleta.

IMPORTANTE: Na abstinência sexual está inclusa, além das relações sexuais, a masturbação ou qualquer ato que faça o homem ter ejaculações. Não são necessários outros cuidados como o jejum.

Após a coleta não é necessário nenhum cuidado e o homem pode voltar a sua vida rotineira normalmente. Não existem riscos e contraindicações, já que todo o processo de análise é laboratorial.

Como Realizar a Leitura do Resultado de Espermograma?

A leitura do resultado do espermograma pode parecer um verdadeiro enigma para o casal. E nem sempre a busca por respostas na internet é satisfatória. Pelo contrário, podem causar grande confusão e até mesmo muita preocupação, já que as referências dos laboratórios costumam ser diferentes.

Antes de bancar o curioso e tentar adivinhar seus resultados, leve os resultados para seu médico avaliar. É a única forma de realizar a leitura do resultado de forma segura e correta, além de já te explicar caso tenha alguma alteração.

Alterações Encontradas no Exame de Espermograma

Através do exame de espermograma completo é possível detectar as seguintes alterações:

  • Azoospermia – ausência total de espermatozoides;
  • Oligo-astenospermia – redução do número de espermatozoides e dificuldade para chegarem até o óvulo.
  • Leucospermia – quando encontrado um número elevado de leucócitos no liquido seminal, indicando alguma infecção.
  • Oligospermia – Número abaixo da normalidade de espermatozoides.
  • Astenospermia – Dificuldade do espermatozoide para chegar até o ovulo.
  • Necrospermia – Maioria dos espermatozoides mortos;
  • Teratospermia – características e formato diferentes, fora da normalidade.

Somente o médico especialista poderá avaliar a situação do quadro e indicar qual tratamento é adequado ao paciente. Algumas alterações podem ser revertidas com tratamentos, medicamentos e outras, podem ser indicação para métodos auxiliares, como o uso de doação em banco de sêmen.

Quando é Indicado o Espermograma?

O exame de espermograma não é considerado um exame periódico e sua indicação normalmente ocorre quando se suspeita de algum problema de infertilidade. Essa suspeita costuma acontecer após 1 ano de tentativas de um casal engravidar sem sucesso.

Quando procuram ajuda de um especialista, vários exames são solicitados para avaliação da fertilidade, da mulher e do homem. E o principal para avaliar as condições férteis masculinas é através do exame de espermograma.

O exame de espermograma também é solicitado após procedimentos como a vasectomia, para avaliar se foi realizado com sucesso ou se ainda existe a presença de espermatozoides vivos. Obviamente, é necessário aguardar o prazo recomendado pelo especialista e após a quantidade de ejaculações recomendadas para zerar a quantidade de espermatozoides presentes no canal.

Também pode ser indicado para avaliar possíveis infecções na genitália masculina, além da investigação de possíveis patologias. Homens também que passaram recentemente por tratamento de câncer, podem realizar o exame para verificação da fertilidade, já que alguns medicamentos podem causar infertilidade.

Espermograma Caseiro

Para alguns homens, realizar o exame de espermograma é um constrangimento total e acabam se negando a realizar. Dependendo da indicação, pode ser realizado através de um espermograma caseiro, que é um teste comprado em farmácia ou em sites especializados para ser realizado em casa.

O espermograma caseiro é confiável e pode oferecer um resultado satisfatório, mas não é muito detalhado e não indica a presença de doenças e nem causas de infertilidade. A única informação que é fornecida através do resultado é se existe a presença de espermatozoides suficientes ou se está abaixo da normalidade, indicado que um especialista deve ser procurado.

IMPORTANTE: Quando o resultado é negativo, é indispensável a procura de um urologista para realização de exames mais completos, como um espermograma.

Demais Exames Para Analisar Fertilidade Masculina

Além do exame de espermograma, outros exames podem ser solicitados pelo urologista ou pelo especialista em reprodução assistida que esteja acompanhando o casal. Exames de sangue para análise de dosagens hormonais, testes genéticos e verificação de doenças infecciosas poderão ser solicitados.

O ultrassom dos testículos, além da biopsia e punção testicular podem estar inclusos para a realização de uma bateria de exames mais completas. O exame clinico também é fundamental para solucionar e investigar todas as possíveis causas.

A análise clínica também pode indicar através do tamanho e anatomia dos testículos, se existe algum sinal de problemas como a varicocele. Porém, mesmo com todos os exames em mãos, o mais completo e que dará informações mais precisas, é o do espermograma completo.

Algo Pode Alterar o Resultado do Espermograma?

Se não for feito o preparo indicado pelo laboratório, de abstinência sexual no período recomendado, o resultado do espermograma pode não ser confiável. Quanto mais dias o homem estiver sem ejacular, mais concentrado estará o material a ser analisado.

O resultado do espermograma é um exame que deve ser avaliado e considerado para o período de realização e pode sofrer alterações após dias, semanas ou até mesmo meses. Por isso, se notado alguma alteração, o melhor a se fazer é repetir o exame de espermograma para confirmação.

Dependendo da alteração constatada pelo urologista, pode ser indicado o uso de alguns métodos para reposição ou melhora da qualidade do sêmen. Por isso, é indispensável a leitura do resultado por um especialista que analisará o quadro e indicará o melhor tratamento e acompanhamento de fertilidade.

Foto: Janice Haney Carr Content Providers(s)