Na gravidez já temos que lidar com diversas mudanças no nosso corpo como aumento de peso, inchaço, cabelo que muda e algumas vezes espinhas que insistem em aparecer, mesmo nunca tendo sofrido com problemas de acnes.

Porque Ocorrem Essas Alterações?

Essas alterações acontecem devido ao aumento da progesterona no corpo da mulher, e no caso das espinhas na gravidez elas tendem a surgir mais no rosto, colo e costas por ser locais mais oleosos e por ser uma área onde existem mais glândulas sebáceas.

Alguns Cuidados

O ideal é manter alguns cuidados para evitar que aumente ainda mais a oleosidade da pele, como:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
  • Manter a pele sempre limpa e de preferência utilizar sabonete neutro
  • Utilizar hidratantes sem óleos
  • Retirar maquiagem antes de dormir

Na gravidez não se deve utilizar pomadas, sabonetes e medicamentos para espinhas sem a prescrição do medico, pois muitos contêm substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê, de preferência utilize as dicas naturais e de controle de limpeza de pele, isso auxiliará a manter as espinhas controladas, pois isso facilitará que os poros da pele não fiquem obstruídos.

Outra indicação para as gestantes é que façam uso de protetor solar durante a gravidez, pois durante a gestação os índices de manchas na pele aumentam consideravelmente devido ao aumento da melanina no corpo. Hoje existem algumas opções de maquiagem com filtro solar que podem ser utilizados normalmente por gestantes.

Dicas Caseiras Para Espinhas na Gravidez

Como as gestantes não possuem tantas opções de medicamentos e sabonetes para aliviar o incômodo das espinhas na gravidez, procuramos algumas dicas naturais que podem ajudar:

Suco de cenoura

O suco de cenoura é indicado por ser rico em vitamina A, que ajuda a controlar a oleosidade da pele. É indicado que a gestante tome 1 copo por dia.

Como fazer: Descasque 1 cenoura grande e bata no processador/liquidificador, adicione 1 copo de água e bata. O suco de cenoura pode ser batido junto do suco de uma laranja.

Máscara de água de arroz

Receitinha antiga que pode ser utilizada em qualquer fase da vida, principalmente na gestação por se tratar de uma dica natural. O ideal é lavar o rosto 2 X ao dia com a água do arroz, isso ajudara manter o rosto menos oleoso.

Como fazer: Deixe 1 xícara de arroz de molho em 1 litro de água por no mínimo 24 horas

Máscara de arroz com mel

Essa mascara é ideal que seja feita antes de dormir e retirada  após 20 minutos com água em abundancia. É ideal para o controle de espinhas e de manchas principalmente na gestação.

Como fazer: Cozinhe 2 colheres de sopa de arroz somente com água, cozinhe ate “empapar”, após cozido e frio juntar 1 colher de sopa de mel e mexer ate virar um creme pastoso. Pode ser passado no rosto, colo e costas.

Caso o aumento das espinhas seja grande a causar incômodo, é indicada a procura de um dermatologista que indicará o tratamento ideal. Lembrando que, é só uma fase que durarão alguns meses e terminará com o nascimento do bebê e os hormônios após o nascimento.

Veja também:  Hemorroidas na Gravidez – Como aparecem e como aliviar os sintomas

Foto: Josa Júnior