Esteticista – O Que Faz e Quanto Ganha

A esteticista é uma profissional que tem como principal objetivo tratar do corpo, do rosto e da saúde das pessoas. A profissão pode ser aprendida tanto em cursos técnicos quanto em superiores, cada um com suas particularidades. Os principais métodos de trabalho de uma esteticista são massagem, limpeza de pele, aplicação de maquiagem, além de terapias alternativas que visam o bem-estar dos clientes.

Grande Procura de Esteticistas

Cada vez mais pessoas procuram os serviços de uma esteticista em busca dos resultados que esse tipo de profissional pode proporcionar, tanto para beleza quanto para o bem-estar das pessoas. Não é à toa que o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de estética, perdendo apenas para Estados Unidos e China. A busca pelos resultados do trabalho de uma esteticista é feita tanto por homens quanto por mulheres e vem crescendo mesmo em tempos de crise.

Mulheres no Mercado da Estética

A profissão de esteticista é, no geral, considerada uma profissão feminina. E não é à toa que esse pensamento perpetua o inconsciente coletivo, já que a presença dos homens em cursos de estética não chega a 10%, apesar de ter aumentado significativamente nos últimos anos, também por conta do crescimento do setor em geral.

Então já fica fácil de imaginar que o mercado da estética é muito receptivo para as mulheres, tanto pelo fato delas serem a maioria no segmento, quanto pelo crescimento do mercado de estética no Brasil. Isso significa que seguir carreira na área pode ser uma boa oportunidade para as mulheres no país.

Qual o Perfil de uma Esteticista?

Em primeiro lugar, uma esteticista deve ter bom relacionamento interpessoal. Isso porque boa parte das funções que uma profissional da área pode seguir lida com clientes diariamente. Outro ponto importante e quase nunca citado, é que a aluna de cursos de estética, deve ter interesse em áreas como química e biologia, pois vai lidar diretamente com produtos que geram diferentes reações na pele e no corpo das pessoas. A organização é outra característica comum das profissionais da área da estética, além estar atenta às novidades tecnológicas que surgem dentro da área.

Interesse na Área da Saúde

Apesar do foco dos cursos de estética serem voltados para a beleza e o bem-estar das pessoas, uma esteticista não pode deixar de lado o fator saúde, que é muito importante para as profissionais da área. A saúde está ligada diretamente aos trabalhos realizados por uma esteticista e, por essa razão, quem deseja trabalhar na área deve ter interesse também por questões ligadas à saúde.

O Que Faz uma Esteticista?

A profissional de estética lida com todas as questões relacionadasao bem-estar físico e mental das pessoas. Para isso, a esteticista tem que ser capaz de avaliar, selecionar e indicar qual o tratamento correto para cada cliente. Isso envolve as diversas funções que podem ser seguidas dentro das diferentes ramificações da área. Algumas das mais expressivas são:

  • Podologia
  • Desenvolvimento de Cosméticos Capilares
  • Tratamento Estético de Estrias
  • Aromaterapia

Podologia

A profissional de podologia é a responsável por estudar e tratar dos pés, realizando exames, propondo e acompanhando tratamentos para seus clientes. Uma profissional com especialização na saúde estética dos pés pode lidar com público de qualquer idade, exercendo diferentes funções como:

  • Diagnosticar doenças dos pés
  • Higienizar unhas quebradas ou encravadas
  • Remover calos
  • Tratar problemas da sola do pé
  • Fazer a análise do calçado do paciente, verificando se há desgaste em alguma região.

A podologia é uma das áreas da estética que mais se relaciona com a saúde dos pacientes e lida diretamente com médicos, seja encaminhando os pacientes para cirurgias ou tratamentos mais intensivos, ou recebendo pacientes encaminhados por médicos.

É comum que as pessoas confundam o trabalho de podólogas com o de pedicures, mas essas duas profissões contam com uma diferença fundamental. Enquanto a podóloga busca identificar e tratar doenças e problemas, proporcionando assim uma melhor saúde dos pés, a manicure se ocupa apenas de embelezar os pés dos clientes.

Existem cursos técnicos e até mesmo cursos de bacharelado em podologia. Cada profissional escolhe o que deseja fazer de acordo com os seus objetivos dentro da área.

Desenvolvimento de Cosméticos Capilares

É uma área pouco explorada por profissionais do ramo, mas que vem crescendo muito no Brasil também. A esteticista que trabalha no desenvolvimento de cosméticos capilares se ocupa em realizar testes com novos produtos e avaliar seus resultados, tanto no âmbito estético quanto no da saúde.

Cosméticos como tintas para cabelo, alisadores, reparadores de pontas, xampus, condicionadores e cremes para pentear são objetos do trabalho de uma esteticista que trabalha nessa área.

Particularmente aqui, é importante que a profissional tenha uma boa afinidade com química e biologia, pois irá lidar o tempo todo com produtos que geram reações no corpo, pele e cabelo das pessoas.

Tratamento Estético de Estrias

Uma profissional de estética que lida especialmente com o tratamento de estrias, encontra um mercado cheio de pessoas para atender. As estrias são preocupação para muitas mulheres e homens também e são muitas vezes o motivo para alguém visitar uma clínica de estética.

As estrias são cicatrizes em formas de linhas que se forma sobre a pele, elas aparecem quando há danificação de fibras elásticas, causadas pelo estiramento da pele. Alguns dos principais tratamentos estéticos para estrias são:

  • Peeling
  • Subcisão
  • Dermoabrasão
  • Intradermoterapia

Alguns tratamentos, como o peeling, por exemplo, envolvem a aplicação de ácidos sobre a pele para que as estrias sumam ou pelo menos diminuam. Já a subcisão faz o seu tratamento com agulhas e serve também para a remoção de celulites, pois promovem uma reorganização das células no local aplicado.

A dermoabrasão é um tipo específico de lixa removedora de estrias e a intradermoterapia é realizada com injeções de substâncias que geram reações no organismo e é recomendada apenas para os casos mais graves.

Aromaterapia

A aromaterapia é um tipo de tratamento estético feito a partir de óleos essenciais. Cada óleo é escolhido de acordo com as vontades e necessidades dos clientes, depois de testes físicos e psicológicos. Tais óleos podem ser aplicados através de massagens, banhos e até mesmo em inalações. A profissional que deseja trabalhar com aromaterapia pode encontrar emprego em clínicas de estética ou clínicas especializadas nesse tipo de tratamento.

Qual a Formação Necessária para ser uma Esteticista?

Existem diversos caminhos para se tornar uma esteticista. Os cursos técnicos, por exemplo, formam profissionais capazes de atuar em diversos ramos da estética, avaliando e tratando clientes. O curso técnico em estética tem duração média de 2 anos e pode ser encontrado em diversas instituições por todo o Brasil.

Disciplinas Aprendidas no Curso

Algumas das principais disciplinas que são aprendidas no curso são higienização, técnicas de maquiagem, tratamento das mãos e dos pés, entre outras. O curso técnico em estética é indicado para quem quer seguir na área pratica e mais conhecida pelo público em geral, atendendo clientes, avaliando e realizando os tratamentos necessários.

Uma outra forma de se tornar uma esteticista é fazer a graduação em estética, que tem duração média de 4 anos e serve muitas vezes como um curso complementar ao técnico, aprofundando disciplinas já estudadas e abordando novos assuntos para que a profissional tenha uma visão ainda mais ampla dos trabalhos que podem ser realizados.

Principais Faculdades de Estética no Brasil

  • Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo (SP)
  • Faculdade Oswaldo Cruz – São Paulo (SP)
  • Centro Universitário Vila Velha – Vila Velha (ES)
  • Universidade do Sul de Santa Catarina – Tubarão (SC)
  • Universidade Paulista – São Paulo (SP)
  • Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí (SC)
  • Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro (RJ)
  • SENAC – São Paulo (SP)
  • Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo (SP)
  • Faculdade Centro Mato-Grossense – Sorriso (MT)

Especializações em Estética

Uma profissional formada no curso superior de estética tem a possibilidade fazer uma pós-graduação e se especializar em uma área que a interesse. Uma esteticista pós-graduada amplia suas possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho, além de disputar cargos mais elevados dentro das instituições. Alguns dos cursos de pós-graduação que podem ser feitos por esteticistas são:

  • Perfumaria
  • Cosmetologia
  • Estética Facial e Corporal

Perfumaria

A pós-graduação em perfumaria é um curso que visa preparar profissionais para diversos tipos de mercado. Uma das possibilidades é adentrar o mundo das empresas químicas que trabalham com a produção de perfumes que precisam de esteticistas para auxiliar tanto na produção quanto na qualidade.

Outra possibilidade bastante visada é omercado da moda, já que a cultura do perfume está ligada à cultura da moda. Profissionais esteticistas pós-graduadas em perfumaria podem entrar no mercado onde grandes grifes atuam para se firmarem como grandes produtoras de perfume. A duração média da pós-graduação em perfumaria é de 2 anos.

Cosmetologia

O curso de pós-graduação em cosmetologia, diferente do de perfumaria, visa preparar os alunos para atuar em qualquer tipo de empresa que produza cosméticos e não apenas em uma área específica. O curso dá ênfase em disciplinas que abordam a química, teorias que vão desde história da cosmetologia até ética no trabalho, além de diversas disciplinas práticas sobre produção de produtos, como de batons, aerossóis, protetores solares, entre outros.

Profissionais que se formam nesse curso geralmente atuam na produção, qualidade e registro de diversos tipos de produtos, sendo capazes de liderar equipes e coordenar projetos. O curso de pós-graduação em cosmetologia tem duração média de 2 anos.

Estética Facial e Corporal

Quem busca se especializar em uma área mais prática, a pós-graduação em estética facial e corporal pode ser uma boa opção. O curso que tem duração média de 2 anos, visa aprofundar os conhecimentos das profissionais em disciplinas da saúde com foco em estética, capacitando-as para que atuem em clínicas especializadas em determinados tratamentos faciais e corporais, para poderem atender clientes e também coordenar outros profissionais.

O curso de pós-graduação em estética facial e corporal aborda disciplinas como laserterapia, eletroterapia, terapias integrativas, uma boa base teórica com disciplinas que abordam biologia e química, além de também contar com aulas de marketing, gestão e estratégias de negócios.

Quanto Ganha uma Esteticista?

diferenças entre os salários das profissionais que atuam na área da estética, seja pelo tipo de formação ou pelo nicho que desejaram seguir. É claro que quanto mais especializada é uma esteticista, mais chances ela tem de se destacar no mercado e conseguir melhores cargos nas clínicas ou empresas. Mas também existem outros fatores individuais que podem fazer a diferença no salário de uma esteticista, como o conhecimento prático e a experiência dentro da área.

Podemos notar que os salários para as profissionais de estética costumam ser maiores em regiões onde o custo de vida é mais elevado e onde o mercado é mais amplo também. Estados como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, por exemplo, tem uma média salarial maior do que o restante dos estados do Brasil.

Salários Médios de Esteticistas

A média dos salários, como o próprio nome diz, é apenas uma média e pode variar de acordo com a instituição ou região. Porém, é sempre bom saber o que você pode esperar de cada cargo que exercer.

Lista das médias salarias:

  • Depiladora: R$ 950,00
  • Técnica em Estética: R$ 1045,00
  • Massoterapeuta: R$ 950,00
  • Auxiliar de Estética: R$ 855,00
  • Bacharel em Estética: R$ 2.500,00

Profissionais Autônomas

Algumas esteticistas buscam a atuação como autônomas, onde os ganhos podem variar muito, mas uma profissional com uma média regular pode chegar a ganhar R$ 3.000,00, dependendo de como exerce seu trabalho e que funções exerce.É bom lembrar que autodisciplina e capacidade de gerenciamento são habilidades necessárias para quem deseja seguir a carreira como autônoma.

Ser uma profissional da estética significa saber unir as áreas da saúde e da beleza de forma que o seu cliente ou paciente possa se sentir melhor ao final do tratamento. É uma área em expansão e, com o Brasil entre os maiores mercados de estética no mundo, é uma boa opção para quem quer mudar de área ou busca algo com o que se identifique.

Veja Também:Até Quando Trabalhar na Gravidez?

Foto:debowscyfoto, Circe Denyer, Sebastian Freire, monicore