A rotina da vida moderna é cada vez mais agitada: trabalho, casa, filhos e jornadas extenuantes. Uma gravidez tranquila e livre de estresse atualmente não é uma tarefa fácil, mas por conta dos prejuízos do estresse na gravidez é válido driblar essas situações, tentar amenizar os ânimos, reduzir as tarefas e respirar fundo.

Estudo realizado pela American Thoracic Society, em Toronto, aponta que o estresse na gestação está relacionado com o desenvolvimento de alergias respiratórias. A explicação para a resposta fisiológica é de que o feto ao estar exposto às situações estressantes acaba produzindo imunoglobina, anticorpo responsável pelas reações alérgicas.

Quando a mãe passa por situações de nervosismo constante na gravidez, automaticamente diminui as defesas naturais do corpo atingindo principalmente o bebê. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Kontanz, na Alemanha, as situações de estresse vivenciadas na gravidez provocam alterações biológicas nos receptores de hormônios. Como exemplo, as mães que convivem com parceiro violento ou costumam sofrer estresse doméstico.

Segundo os cientistas da Universidade Kontanz uma gestação tumultuada pode alterar a saúde emocional da criança, como a intolerância ao estresse e sérios problemas de comportamento, podendo levar até mesmo a doenças mentais.

Estresse na Gravidez Pode Causar Aborto?

O aborto espontâneo ainda não possui causas esclarecidas na área médica. No entanto, existe o conhecimento de que 50% a 70% das mães que perdem o bebê estão no período do primeiro trimestre da gravidez. Nesses casos, os motivos que levam ao aborto tem relação com anormalidades cromossômicas e outras situações que impossibilitaram o desenvolvimento do bebê.

Embora o estresse não esteja diretamente relacionado ao aborto, não quer dizer que situações de muito nervosismo, como um divórcio, perda de um ente querido e outros episódios, não possam afetar a saúde emocional da gestante e também da criança.

Em 2008 na Dinamarca foi realizado um estudo com 19 mil gestantes. As participantes tinham alto nível de estresse psicológico e apresentaram risco de 80% de dar à luz natimortos. Outras avaliações científicas também associam o estresse à dificuldade de ganho de peso do bebê e partos prematuros.

Causas Associadas Ao Estresse Na Gestação:

  • Atraso no desenvolvimento do bebê;
  • Aumenta as chances de depressão pós-parto;
  • A criança pode apresentar atraso no uso da linguagem, ansiedade e sintomas depressivos;
  • Risco aumentado do parto prematuro;

De que Forma o Estresse Vivido pela Gestante Afeta o Bebê?

Quando a mãe é acometida pelo estresse são liberados os hormônios que contraem o útero e dificultam o sistema vascular. Os principais sintomas indicativos de que a gestante vive constantemente estressada são: falta de apetite, pois a digestão nesses casos é prejudicada; baixa imunidade e maior risco de infecções; alterações na pressão arterial.

É Possível Evitar o Estresse na Gestação?

A rotina do dia a dia precisa prosseguir, afinal, como muitos dizem “gravidez não é doença”. No entanto, isso não significa que durante este período não ocorra um turbilhão de transformações psicológicas, hormonais e físicas no corpo da mulher, fazendo com que ela necessite adquirir um novo ritmo, pelo menos ao decorrer da gestação.

Se não for possível levar uma vida pacata, em contato com a natureza e lugares pacíficos, é possível administrar o trabalho e a casa, porém abrindo mão de algumas situações e respeitando os sinais de cansaço e menor indisposição, o mais indicado é não forçar.

No início da gravidez, principalmente, é comum a mãe sentir maior cansaço, dificuldade de concentração e sonolência. É importante respeitar esses sinais do corpo, pois são mecanismos de defesa da natureza que propiciam o desenvolvimento saudável do bebê, além de preparar o corpo e organismo da mãe.

É Necessário Maior Repouso!

A indisposição, assim como picos de energia, são comportamentos bastante comuns na gravidez. Existem gestantes que ficam “elétricas” e adoram aproveitar a energia para realizar inúmeras tarefas domésticas, no trabalho, assim como resolver assuntos pendentes.

O movimento na gestação é saudável, combate o sedentarismo, ajuda no controle de peso, faz bem para saúde arterial e ajuda no momento do parto. No entanto, o repouso se faz também necessário.

IMPORTANTE: o pré-natal na gestação ajuda a evitar inúmeros problemas que podem ocorrer no período. Mulheres que possuem diabetes ou hipertensão necessitam de acompanhamento redobrado ao se tratar do estresse durante a gravidez.

Atividade Física Ajuda a Aliviar o Estresse na Gravidez

A prática de atividade física para gestante é um excelente tratamento no combate ao estresse. O exercício físico com orientação do médico obstetra e acompanhamento de um educador físico contribui para o aumento do tônus muscular da gestante, diminui a dor lombar, fadiga e principalmente, alivia as tensões e ajuda a relaxar.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Gestantes que já receberam o alerta para o controle do estresse devem consultar o médico para a possibilidade de praticar algum exercício físico. Deve evitar as atividades físicas intensas, sob o risco de prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Atividades que Podem Ser Praticadas pelas Gestantes

  • Hidroginástica
  • Ioga
  • Pilates
  • Caminhada
  • Musculação
  • Natação

Antes de iniciar a prática dos exercícios consulte o médico, pois o especialista irá avaliar as condições físicas da gestante para indicação do exercício mais adequado. O acompanhamento do instrutor que esteja habituado a orientar grávidas é fundamental para garantir a segurança e bem-estar.

Veja Também: Ansiedade na Gravidez – Como Lidar com Ela?

Foto: Zerocool