A maternidade é uma jornada maravilhosa, mas isso não quer dizer que seja fácil, por isso muitos afirmam que a maternidade envelhece. Mas é normal enfrentar dificuldades, ainda mais para mamães e papais de primeira viagem, as rotinas de cuidar de um bebê recém-nascido muitas vezes podem ser totalmente esgotantes principalmente nos primeiros meses de vida.

Então com algumas táticas é possível driblar o estresse da maternidade e aliviar o cansaço dessa vida dupla e corrida. Muitas mulheres após a maternidade não conseguem mais se reconhecer como antes, não somente pela aparência que muda, mas porque deixa de lado seus interesses, gostos e prazeres completamente.

Dicas Para Evitar o Estresse da Maternidade

Ter um filho é uma experiência única e com momentos cheios de alegrias e felicidade, mas pelo meio do caminho existem alguns altos e baixos, mas há muitas maneiras para te ajudar a driblar o estresse causado pelas horas sem dormir.

Com as mamadas de duas em duas horas, as trocas de fraldas, o choro do bebê que muitas vezes são constantes pode ocasionar um cansaço, irritabilidade e tudo isso acarreta a falta de vontade em se cuidar. Isto acaba te levando a acreditar que a maternidade envelhece, não é mesmo?

É difícil para você se lembrar de quem era antes do bebê, e não tem nada de errado nisso, muitas mães tentam conciliar o trabalho, a casa, o bebê e o casamento e se cobram muito. É preciso muitas vezes entender que tudo bem não conseguir fazer tudo do jeito que você imagina ser certo muitas vezes.

Tire um Tempo Para Você

Pode parecer difícil devido a rotina corrida de ter um recém-nascido em casa. Mas é essencial que tire um tempo para você, leia um livro enquanto o bebê estiver dormindo, assista um filme, ou um programa que você goste. Tome um banho quente e relaxe e tudo isso vai te dar mais animo para fazer suas tarefas.

Procure Ter Amigas que Estão na Mesma Situação

Ter amigas que também são mães, é uma das dicas mais valiosas. Poder conversar e desabafar sobre situações com uma pessoa que compartilhe do mesmo momento pode te ajudar a se fortalecer e entender que é só uma fase.
Trocar dicas e freqüentar lugares onde você pode levar o bebê para passar um tempo junto, pode ser um ótimo meio de ajuda para driblar um pouco do estresse da maternidade causado pela rotina e ainda conseguir colocar o papo em dia.

Passe um Tempo Perto da Natureza

Passar um tempo próximo a natureza pode ajudar muito a aliviar o estresse. Dias ensolarados trazem felicidade e conforto. Tente dar uma corridinha em um parque pela manhã, se tiver alguém para ajudar com o bebê em casa é uma opção que te ajudará a relaxar e também colocar o corpo em dia.

Tente meditar, isso pode ajudar você a se sentir melhor. Quem sabe levar o bebê para dar uma voltinha na praça ou no parque no fim de tarde, pode ser um passeio divertido para os dois. Isto é só uma dica para driblar o stress da maternidade.

Mantenha um Hobby Antigo ou Descubra um Novo

Por mais que pareça que não vai sobrar tempo nem para você respirar, tente manter um dos seus hobbys antigos, ou até mesmo achar um novo.

É muito importante achar outras coisas para fazer durante a semana ou finais de semana. Dessa maneira vai te ajudar a sair um pouco da rotina puxada de ter um bebê em casa. Pintura e artesanato podem ser atividades bem relaxantes e podem te ajudar, e quem sabe você pode até encontrar uma nova vocação.

Se Divirta!

Isso mesmo, se divirta! Tire uma noite na semana para você, deixe o bebê com o pai ou com alguém confiável que possa ficar com ele por algumas horinhas, saia com suas amigas e vá a um restaurante que você gosta, peça o seu prato favorito.

Coloque o papo em dia com suas amigas, quem sabe você possa até sair para dançar, e o principal: não se sinta culpada por deixar o bebê em casa e se divertir um pouco, às vezes nos encontramos em situações onde perguntam: mas e o bebê, deixou onde? Você pode sair e se divertir sim, e com certeza seu bebê ficará bem.

Tire um Momento Para o Casal

É muito comum um casal enfrentar dificuldade durante o inicio dessa nova vida com um bebê em casa, as vezes acabam se distanciando e o casamento dá uma esfriada. É sempre bom para o casal passar um tempo juntos, namorar, conversar e ter um tempo livre para se curtirem como antes.

Se o seu bebê já está maiorzinho, quem sabe uma viagem de fim de semana para um local onde vocês dois costumavam passar um tempo antes. Deixe o bebê com alguém de confiança e passe um tempo entre vocês, conversem sobre outras coisas e deem risada. Vai ser muito bom para a relação de vocês dois, fazer o mesmo com o pequeno junto também pode ser uma boa idéia.

Aproveite Muito o Seu Bebê

É sempre bom ter em mente que por mais que seja difícil no começo, essa fase passa muito rápido, por isso é muito importante aproveitar o tempo com o seu bebê. Aperte beije e encha de carinho, todos os momentos com o seu pequeno são muito especiais.

Uma dica valiosa que vai te ajudar a relaxar e driblar o stress da maternidade e lembrar de bons momentos vividos entre sua família, criar um álbum de foto do bebê, deixando assim registrado todos os momentos do inicio da vida do bebê.

Veja Também: Passar Nervoso Seca o Leite Materno?
Foto: pxhere