Estudo: Coronavírus

O que pensam os Brasileiros?

O assunto mais falado em todo os mundo nos últimos dias tem sido o coronavírus. Conforme apontam os cientistas, trata-se de um vírus novo que é uma variação da família coronavírus. De acordo com o ministério da saúde, os primeiros vírus foram identificados em 1960; e ainda não está claro para os pesquisadores como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento desse novo vírus.

A Organização Mundial da Saúde emitiu o primeiro alerta sobre a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades Chinesas notificaram sobre uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. O tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes.

No Brasil, segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento, e esse número ainda pode subir, tendo em vista que o país ainda possui alguns casos suspeitos. Mesmo assim, 61% dos brasileiros acham que o coronavírus vai chegar ao Brasil.

Você acha que o coronavírus vai chegar ao Brasil?


Preocupação com o Coronavírus

Você está preocupado com o coronavírus?


  • 72% dos brasileiros estão preocupados com o vírus, independentemente da idade que possuem. E mais da metade acha que o vírus pode chegar ao país.
  • A preocupação com vírus é maior entre as mulheres, 73% delas. Enquanto somente 66% dos homens se preocupam.
  • Além disso, participantes com filhos estão mais preocupados com o vírus do que as mulheres que estão grávidas. Sendo 76% dos entrevistados(as) com filhos e 69% das grávidas.
  • Quando se trata da saúde dos filhos em relação ao coronavírus, as mulheres estão mais preocupadas, sendo 42% das entrevistadas. Enquanto isso, somente 38% dos homens está.
  • Essa preocupação cresce com a idade de cada entrevistado. Dos 18 aos 24 anos, somente 30% se preocupa. Enquanto dos 45 aos 49 anos 63% se preocupa.

O sistema de saúde brasileiro está preparado?


Você acha que o sistema de saúde no Brasil está preparado para o vírus?


  • Outro dado relevante ao estudo é que 86% dos brasileiros não acha que o sistema de saúde do país esteja preparado para o coronavírus.
  • Entre homens e mulheres, 21% dos homens confiam no sistema de saúde, enquanto entre as mulheres esse percentual é de 14%.
  • Mesmo assim, mais da metade dos brasileiros concordam que o governo deveria interferir e retirar os brasileiros da área de risco na China.

Opiniões divididas por estados

  • No Espírito Santo somente 9% dos entrevistados acha que o sistema de saúde está preparado para o coronavírus. No Rio de Janeiro, o número também é baixo, com 10%.
  • Rio Grande do Sul é um dos estados com o maior número de pessoas que acham que o coronavírus chegará ao Brasil.
  • Em São Paulo, 82% dos participantes se preocupa com a saúde dos filhos em relação ao vírus.

Índice de Expectativa de Chegada ao Brasil por Estado


Método de Pesquisa

O estudo teve abrangência nacional e foi realizado com aproximadamente 8000 entrevistadas em fevereiro de 2020. O método de coleta de dados foi feito por meio de questionário em formulário na internet.

Perguntas

As seguintes questões foram abordadas:
  1. Qual sua idade?
  2. Qual o seu sexo?
  3. De que estado você é?
  4. Você está preocupado com o coronavírus?
  5. Está preocupado com a saúde dos seus filhos devido ao coronavírus?
  6. Você acha que o coronavírus vai chegar ao Brasil?
  7. Você acha que o sistema de saúde no Brasil está preparado para o vírus?
  8. Você acha que o governo deveria retirar os brasileiros da área de risco na China?

Para efeitos de comprar os resultados entre regiões e estados, as respostas das perguntas afirmativas foram contabilizadas em números, 1 para "sim" e 0 para "não". Algumas perguntas, com objetivo de obter resultados mais qualitativos, foram elaboradas com mais opções.

O novo app
A evolução da sua gestação com dicas e artigos diários
#
FB-pixel popup with mailjet
19-famigel_famiferti_leads