Mulheres são verdadeiras guerreiras em todos os passos da sua vida. Enfrentam situações que homem nenhum conseguiria e melhor, sempre sorrindo e fazendo seus afazeres normalmente. E quando achamos que a situação apertada já passou, vem outra pela frente e logo na sequência, afinal somos mulheres e aguentamos o que vier. Depois de horas de trabalho de parto, muita entrega e esgotamento físico, o parto acontece e achamos que agora é só curtir. Mentira! Rs Depois do nascimento do seu bem mais precioso, você terá que enfrentar os desconfortos de uma sutura em caso de laceração no parto normal ou dos pontos da cesárea e ainda mais, do medo de evacuar depois do parto1.

Para quem esta de fora pode achar bobagem, afinal quando tem vontade de ir ao banheiro é só ir, não é? Claro que sim, em qualquer momento da vida é mesmo! Mas e quando se tem vontade e seu corpo esta todo dolorido e sensível e tem a sensação de que qualquer força que fizer tudo se abrirá? Esse é o medo de quase todas as mulheres após o parto e dificilmente encontrará alguma que conseguiu evacuar depois do parto normalmente, sem medo.

Mesmo sob a insistência de enfermeiras na maternidade dizendo que só terá alta após conseguir fazer. E é sempre bom alertar, que quantos dias mais você ficar sem fazer pior será, pois as fezes ficarão ainda mais ressecadas e dificultarão ainda mais para sair, causando dor2.

Nos primeiros dias após o parto é sempre muito complicado para as mulheres. A rotina é virada de ponta cabeça e a correria faz que muitas até se esqueçam de ir ao banheiro e só se lembrem quando já estão com fortes dores abdominais ou como falam popularmente  ficando “enfezada”. Ficar nessa situação traz além do desconforto abdominal, muito mau humor e irritabilidade, e cá entre nós esse é um momento de total alegria e não será um coco que estragará, não é mesmo? Para auxiliar nesse momento tão complexo, podemos contar coma ajuda de alguns alimentos que facilitarão você conseguir evacuar depois do parto.

Ingerir muito líquido ajudará na hidratação. Alimentos ricos em fibras também ajudam de forma poderosa nessa situação, então seguir uma dieta saudável fará toda diferença. Procure comer frutas variadas ao longo do dia, de preferência as fibrosas como mamão, pera, kiwi, ameixa e também suco de laranja natural. Iogurtes, pães integrais, leite e queijos também auxiliarão o intestino voltar a funcionar na sua normalidade e não exigir muita força na hora de evacuar depois do parto. Outra dica muito preciosa é a ingestão de 3 a 4 ameixas pretas por dia, que é considerada um santo remédio para o melhor funcionamento do intestino.

Algumas maternidades antes de dar alta para a mãe costumam oferecer junto dos medicamentos para dor uma dose de tamarine. O medicamento se trata de um laxante natural que pode ser oferecido em cápsula, gel ou na forma de geleia que é o mais utilizado. Que farão que a recente mamãe evacue antes de ir embora para casa. Além da dificuldade de evacuar, algumas mulheres podem sofrer com dificuldade ou até mesmo dor e incômodo para urinar, já que a uretra costuma ficar um pouco inchada e fora da sua normalidade após a passagem do bebê ou até mesmo por efeito da morfina utilizada na cesárea. Mas não se assuste, pois a uretra volta a sua normalidade em algumas horas após a realização do parto.

Gases Pós-Parto

Dentre os diversos desconfortos do pós-parto, estão os gases ou como também chamado, flatulências3. Normalmente ocorre em mulheres que passam por partos cesarianas que durante o procedimento inevitavelmente é deixado uma pequena quantidade de sangue dentro do abdômen que dificulta o normal funcionamento e movimentação do intestino, deixando-o mais preguiçoso por um período e permitindo o grande acumulo de gases, que proporcionam grande desconforto. Na própria maternidade solicitarão que você evite falar durante o parto e por um período após, que também aumentam o acumulo de gases.Chá de funcho e/ou erva-doce podem ajudar na redução de gases e são benéficos na amamentação.

Procure caminhar assim que for autorizada na maternidade, pois ajudará na eliminação dos gases pós-parto. Repouso, descanso apropriado e alimentação adequada farão toda a diferença e ajudarão o organismo voltar ao seu funcionamento normal e todo desconforto desaparecer rapidamente. Alguns médicos já receitam antes da alta da maternidade o uso de medicamentos para esse fim, mas caso não seja recomendado solicite que ele prescreverá o indicado para essa fase e que não fará mal algum para o bebê através da amamentação.

Veja também: Como é o Pós-Parto Cesariana?

Fotos: David K, Jessica Pankratz