tubos de exame de sangueEssas coisas realmente confundem demais a gente! Quem está desconfiando que está grávida ou quem está tentando engravidar pode fica muito confusa quando o assunto é exame de gravidez . Além da ansiedade até ficar pronto, quando sai o resultado se já não bastasse toda a expectativa, o resultado pode vir de duas forma, apenas positivo ou apenas negativo, mas também pode vir um número e ai sim deixar a mulher ainda mais confusa. Mas o que é HCG mesmo? Bom os exames de gravidez, os de sangue que contam a quantidade de HCG no sangue são chamados de beta quantitativos, eles mostram a quantidade e também podem indicar de quanto tempo é a gravidez. Normalmente eles vêm da seguinte forma:

Podem indicar precisamente se há gravidez ou se o hormônio está evoluindo ou não. Ele é mais seguro que o teste qualitativo, pois pode mostrar uma mínima quantidade de HCG, até mesmo próximo ao zero. Para quem fez fertilização ou para quem tem problemas para engravidar e mesmo para as mais ansiosas esse exame de gravidez é eficiente para descobrir se a gravidez está indo como esperado, já que o HCG dobra a cada 48 horas. Então se você fez o exame de gravidez beta quantitativo muito cedo, pode repetir após o tempo necessário e assim saber se está ou não indo a diante e tudo em perfeita ordem. A unidade usada para contar a quantidade de HCG é chamada mUIml, ela determina a quantidade hormonal por ml de sangue e assim se for superior a determinado valor é considerado positivo.

Casos de mola hidatiforme também podem ser detectados através desse exame, ele mostra uma quantidade enorme, além do que costuma ser para determinado período de gravidez. Como mostra a tabela abaixo:

3-4 semanas 9 – 130
4-5 semanas 75 – 2600
5-6 semanas 850 – 20.800
6-7 semanas 4.000 – 100.200
7-12 semanas 11.500 – 289.000
12-16 semanas 18.300 – 137.000
16-29 semanas 1.400 – 53.000

Na verdade existem várias tabelas, nem vou postar todas aqui, são diversas, pois cada laboratório tem uma referência para o positivo e um parâmetro para as semanas de gravidez. O Lavoisier e o Delboni por exemplo tem essa tabela como parâmetro um positivo acima de 25mUiml enquanto outros usam um parâmetro acima de 50mUIml, abaixo disso é considerado indeterminado, sugerindo ser repetido depois de 2 a 5 dias, ai que pode confundir, a variação entre os valores dos laboratórios, mas eu particularmente considero a partir de 25 mUI.

Já o exame de gravidez beta HCG qualitativo é bem parecido com o teste de gravidez de farmácia, enquanto esse caseiro é feito com urina, o laboratório usa o soro no sangue que é processado para detectar HCG no sangue. Super simples e o resultado sai em pouco tempo, e pode ser feito em qualquer laboratório da sua cidade.Para se fazer o exame de gravidez deve ser considerado alguns fatores:

  • Atraso menstrual; deve se ter pelo menos 2 dias sem a menstruação, caso o faça muito cedo, pode ter um resultado falso negativo. (segura a ansiedade mulherada! Rs )
  • Se você fez tratamento de fertilidade com medicamentos a base de HCG, Ovidrel por exemplo, é aconselhável a esperar mais tempo para fazer o exame de gravidez.
  • Ciclos irregulares, o melhor é monitorar o ciclo para saber em que dias estava fértil.

Não é necessário jejum para fazer o exame beta quantitativo, nem o beta qualitativo. Podem ser feitos inclusive em qualquer período do dia e com segurança, pois ambos são muito seguros e apenas usam o hormônio presente no corpo para detectar a gravidez. Se puder peça o exame de gravidez beta HCG quantitativo, ele é mais eficaz, mas tão bom quanto o qualitativo. Espero ter ajudado!

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Atualmente tenho recebido diversas perguntas bem parecidas então resolvi colocar respostas á algumas perguntas que sempre aparecem por aqui. Se a dúvida não for esclarecida então fique á vontade para deixar seu comentário e tira-la por aqui.

O teste Beta HCG Pode Dar Falso Resultado?

Pode, porém o teste beta HCG é muito seguro. Ele apenas pode dar um falso negativo caso tenha feito o teste beta muito cedo. Por isso muitas vezes aconselho a fazer o teste após um atraso consideravelmente seguro de 7 dias. Após a fecundação o teste beta HCG pode identificar o hormônio com 48 e em bem baixa quantidade porém a sensibilidade e método que o laboratório usar pode interferir e muito no resultado e sugere-se repetir caso a suspeita de gravidez persista.

Vídeo que explica se o beta é positivo ou negativo

A Quantidade de Hormônios no Sangue Podem Determinar a Idade Gestacional?

Nem sempre, mas na maioria das vezes a quantidade de hormônio HCG no sangue pode dar uma ideia de quanto tempo de gravidez a mulher está, porém não é uma forma segura de se constatar o tempo de gestação. Como nem sempre a mulher se lembra a data da última menstruação, então pode-se saber com maior eficiência a idade gestacional pela ultrassom ou mesmo a data da ultima menstruação a DUM. Mas como podemos ver no post da ovulação tardia nem sempre se pode levar como certeza a ultima menstruação e a quantidade hormonal. A mulher pode ter ovulado depois ou antes do que pensou e isso interfere sim no tempo de gravidez.

O Exame de HCG pode ser Substituído por exames de Farmácia?

Não, por mais que você tenha feito alguns exames de farmácia seria muito melhor confirmar a gravidez com um exame de HCG de sangue. Além de muito mais seguro, também há a questão da quantidade hormonal e também a confiabilidade do teste de farmácia que a mulher usou. Alguns testes de farmácia se equivalem ou até mesmo superam a eficiência em questão de sensibilidade para detectar a gravidez, mas nada mais seguro do que um laboratório realizar o exame.

O Que Pode ser a Baixa Quantidade de HCG no Sangue?

Em alguns casos o hormônio pode estar mais baixo do que o necessário para um positivo por dois motivos: pode ser uma gravidez muito recente e por isso a baixa quantidade hormonal, ou pode ser uma caso de gravidez química. Porém antes de ter qualquer preocupação ou alarde, seria essencial repetir o exame para saber se o hormônio evoluiu. Normalmente ele dobra a cada 48 horas e pode se assim verificar a evolução do hormônio no sangue.

Veja Também: Gravidez Química e Agora?

Foto: kropekk_pl