Essas coisas realmente confundem demais a gente! Quem está desconfiando que está grávida ou quem está tentando engravidar, pode ficar muito confusa quando o assunto é exame de gravidez. Além da ansiedade e de toda a expectativa, o resultado pode vir de duas formas: apenas positivo ou apenas negativo. Mas, também, pode vir um número e, aí sim, isso pode deixar a mulher ainda mais confusa. Mas o que é HCG mesmo?





Bom, os exames de sangue que contam a quantidade de HCG são chamados de beta quantitativos, e eles mostram a quantidade e, também, podem indicar de quanto tempo é a gravidez.

Estes exames quantitativos podem indicar precisamente se há gravidez ou se o hormônio está evoluindo ou não. Ele é mais seguro que o teste qualitativo, pois pode mostrar uma mínima quantidade de HCG, até mesmo próximo ao zero. Para quem fez fertilização, para quem tem problemas para engravidar ou mesmo para as mais ansiosas, esse exame de gravidez é eficiente para descobrir se a gravidez está indo como esperado, já que o HCG dobra a cada 48 horas. Então, se você fez o exame de beta hcg quantitativo muito cedo, pode repetir após o tempo necessário e, assim, saber se está ou não indo adiante e em perfeita ordem. A unidade usada para contar a quantidade de HCG é chamada mUI/ml, e ela determina a quantidade hormonal por ml de sangue. Assim, se for superior a determinado valor, é considerado positivo.

Diagnóstico de Mola Hidatiforme

Casos de mola hidatiforme também podem ser detectados através desse exame de beta hcg. Ele mostra uma quantidade enorme além do normal que determina o período de gravidez, como mostra a tabela abaixo:

3-4 semanas 9 – 130
4-5 semanas 75 – 2600
5-6 semanas 850 – 20.800
6-7 semanas 4.000 – 100.200
7-12 semanas 11.500 – 289.000
12-16 semanas 18.300 – 137.000
16-29 semanas 1.400 – 53.000

Na verdade, existem várias tabelas. Elas são diversas, pois cada laboratório tem uma referência para o positivo e um parâmetro para as semanas de gravidez. O Lavoisier e o Delboni, por exemplo, tem em sua tabela como parâmetro um positivo acima de 25mUi/ml, enquanto outros usam um parâmetro acima de 50mUI/ml. Abaixo disso, o resultado é considerado indeterminado, e a sugestão é que seja repetido depois de 2 a 5 dias. A variação entre os valores dos laboratórios pode confundir, mas eu, particularmente, considero a partir de 25 mUI.

Já o exame de gravidez beta HCG qualitativo é bem parecido com o teste de gravidez de farmácia. Enquanto esse caseiro é feito com urina, o de laboratório usa o soro no sangue, que é processado para detectar HCG no sangue. Super simples e com o resultado liberado em pouco tempo, esse exame pode ser feito em qualquer laboratório da sua cidade.

Se tem pressa e quer saber o resultado no mesmo dia, a opção são os testes de gravidez de farmácia de alta sensibilidade, como o teste de gravidez Famivita, que tem sensibilidade de 10 mUi e consegue detectar os níveis de HCG até 2 dias antes do atraso menstrual. Você pode adquiri-lo aqui na nossa loja virtual.

Quando Fazer o Exame de Gravidez?

Para não ficar em dúvida de quando fazer o exame de gravidez, leve em consideração alguns fatores:

  • Atraso menstrual: deve se ter pelo menos 2 dias sem a menstruação. Caso o faça muito cedo, pode ter um resultado falso negativo.
  • Se você fez tratamento de fertilidade com medicamentos a base de HCG, é aconselhável a esperar mais tempo para fazer o exame de gravidez.
  • Ciclos irregulares: o melhor é monitorar o ciclo para saber em que dias estava fértil, e para se ter mais certeza desse período e da sua ovulação, os testes de ovulação são uma ótima opção. Você encontra os testes de ovulação Famivita aqui na nossa loja virtual.

Não é necessário jejum para fazer o exame beta quantitativo, nem para o beta qualitativo. Podem ser feitos, inclusive, em qualquer período do dia e com segurança, pois ambos são muito seguros e apenas usam o hormônio presente no corpo para detectar a gravidez. Se puder, peça o exame de gravidez beta HCG quantitativo. Ele é mais eficaz e tão bom quanto o qualitativo. Espero ter ajudado!

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Atualmente, tenho recebido diversas perguntas bem parecidas. Então, resolvi colocar respostas a algumas perguntas que sempre aparecem por aqui. Se a dúvida não for esclarecida, então, fique à vontade para deixar seu comentário e tirá-la por aqui.

O teste Beta HCG Pode Dar Falso Resultado?

Pode; porém, o teste beta HCG é muito seguro. Ele apenas pode dar um falso negativo caso tenha feito o teste beta muito cedo. Por isso, muitas vezes aconselho a fazer o teste após um atraso consideravelmente seguro de 7 dias. Após a fecundação, o teste beta HCG pode identificar o hormônio com 48h e em bem baixa quantidade. Entretanto, a sensibilidade e método que o laboratório usar pode interferir no resultado e sugere-se repetí-lo, caso a suspeita de gravidez persista.

Vídeo que explica se o beta é positivo ou negativo

A Quantidade de Hormônios no Sangue Podem Determinar a Idade Gestacional?

Nem sempre, mas na maioria das vezes a quantidade de hormônio HCG no sangue pode dar uma ideia de quanto tempo de gravidez a mulher está. Porém, não é uma forma segura de se constatar o tempo de gestação. Como nem sempre a mulher se lembra a data da última menstruação, então, pode-se saber com maior eficiência a idade gestacional pela ultrassom ou mesmo a data da ultima menstruação – a DUM. Mas, como podemos ver no post da ovulação tardia, nem sempre se pode levar como certeza a última menstruação e a quantidade hormonal. A mulher pode ter ovulado depois ou antes do que pensou e isso interfere no tempo de gravidez.

O Exame de HCG pode ser Substituído por exames de Farmácia?

Não. Por mais que você tenha feito alguns exames de farmácia, seria muito melhor confirmar a gravidez com um exame de HCG de sangue. Além de muito mais seguro, também há a questão da quantidade hormonal e a confiabilidade do teste de farmácia que a mulher usou. Alguns testes de farmácia se equivalem ou até mesmo superam a eficiência em questão de sensibilidade para detectar a gravidez, como os testes de gravidez Famivita, mas também é seguro que um laboratório realize o exame para não se ter dúvidas.

O Que Pode ser a Baixa Quantidade de HCG no Sangue?

Em alguns casos, o hormônio pode estar mais baixo do que o necessário para um positivo por dois motivos: pode ser uma gravidez muito recente e por isso da baixa quantidade hormonal, ou pode ser uma caso de gravidez química. Porém, antes de ter qualquer preocupação ou alarde, seria essencial repetir o exame para saber se o hormônio evoluiu. Normalmente, ele dobra a cada 48 horas e pode-se, assim, verificar a evolução do hormônio no sangue.

Devo fazer o exame quantitativo ou qualitativo?

Quem indicará qual tipo de exame deve-se fazer é o médico e pode depender da real necessidade e de cada caso. O exame qualitativo é claro e objetivo, e fornecerá somente o resultado positivo ou negativo, diferente do quantitativo que indicará o valor e quantidade do hormônio que serve auxilia no acompanhamento da evolução da gestação.

Os exames quantitativos e qualitativos são confiáveis?

Sim, todos os exames realizados através da coleta de sangue da mulher são confiáveis. Porém, o resultado pode dar diferente caso seja realizado muito cedo e não consiga detectar a quantidade de hormônio HCG.

Veja Também: Gravidez Química e Agora?

Foto: kropekk_pl