Nós dias de hoje ainda nos deparamos com mulheres que acreditam que exames pré-natal não tem necessidade alguma além de não realizar também as consultas de pré-natal, e isso acaba sendo um pouco assustador para nós mamães que temos real consciência da importância desse acompanhamento durante a gestação.

Exames pré-natal são essenciais para saber tanto sobre a saúde da mamãe que esta gerando uma nova vida, como do bebê e dessa forma garantir não só uma gravidez tranquila mas um parto sem intercorrências .

Primeiras Solicitações do Obstetra

Na primeira consulta após descobrir que esta grávida, o ginecologista irá solicitar os primeiros exames pré-natal que estará incluso exames de sangue e urina, primeiramente para confirmar a gestação através da quantidade de beta HCG no sangue e pelo valor informado no resultado, terão uma estimativa do tempo de gestação que deverá ser confirmado nos demais exames, obviamente junto da informação dada pela mamãe da data da ultima menstruação.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Vídeo Explicativo

Principais Exames Solicitados

A maior parte dos exames pré-natal solicitados é realizada através de coleta do sangue da gestante e são avaliados os principais fatores para uma gestação e desenvolvimento do bebê mais saudável.

Caso encontrado algum fator fora da normalidade, o obstetra entrará com o tratamento adequado para normalizar a situação ou pelo menos controla-la ate o nascimento do bebê.
Exames Básicos de Pré-natal

Os exames pré-natal que sempre são solicitados no inicio da gestação são:

Hemograma completo: Esse exame deve ser realizado em todas as gestantes, de preferência mensalmente ou a quantidade de vezes que seu obstetra achar pertinente. Serve para detectar anemia e infecções que a mamãe possa ter e tratar o mais rápido possível.

HIV: Esse é um dos exames pré-natal que sempre ocorre logo no início da gestação, e para ser realizado deve ter a autorização da gestante. Serve para detectar a presença do vírus do HIV, causador da AIDS. Lembrando que mamães que possuem o vírus HIV devem ter um acompanhamento especializado e um cuidado maior para não ocorrer a transmissão ao bebê.

Sorologia para Rubéola: Exame pré-natal de muita importância serve para detectar a imunidade contra o vírus da rubéola. A rubéola quando desenvolvida durante a gestação pode trazer sérios riscos ao desenvolvimento do bebê.

Reação para Toxoplasmose: Outro exame de extrema importância é o de reação a toxoplasmose, pois caso diagnosticado durante a gravidez pode trazer sérios danos ao bebê, atingindo nervos e visão. Muitas mulheres descobrem que já obtiveram a doença em alguma fase da vida, após esse exame, descobrindo ser imune.

VDRL (veneral disease research laboratory): Exame pré-natal que detecta a presença de doenças venéreas, como a sífilis. Quanto antes detectado a presença dessas bactérias, melhor será a resposta do tratamento, pois essas bactérias podem ocasionar o aborto espontâneo, más formação do feto e parto prematuro.

Sorologia hepatite B e C: Exame que detecta a presença dos vírus da hepatite tanto tipo B como a C. Caso diagnosticado a presença no sangue, a gestante deverá procurar um hepatologista que receitará o tratamento adequado para que não infecte o bebê durante o parto.

Glicemia: Este exame pré-natal é realizado tanto no inicio da gestação, como em torno da 26º semana, serve para detectar intolerância a glicose e a diabete gestacional. Quando diagnosticado precocemente a glicemia alta, pode se evitar sérios riscos a saúde da mamãe e do bebê.

Urina: Exame que detecta a presença de infecção urinaria e pode auxiliar no controle de gestantes hipertensas, detectando a presença de proteínas. Exame muito importante para acompanhar gravidas diabéticas e conseguir evitar uma possível pré-eclâmpsia

Fezes: Exame que detecta a presença de parasitas no intestino da gestante deve ser realizado três dias para o diagnóstico correto.

Ultrassom: Esse exame tão esperado pelas mamães deve ser feito pelo menos três vezes durante toda a gestação. Um no primeiro trimestre para confirmar o tempo gestacional com mais precisão, no segundo trimestre quando o bebê já esta todo formado inclusive seus órgãos genitais e no terceiro para acompanhar o crescimento do bebê, controle de liquido amniótico e grau da placenta.

Obviamente esses são exames pré-natal solicitados e realizados para todas as gestantes. Caso seja uma gravidez de risco ou que apresente algum problema detectado nos exames, o medico poderá pedir exames adicionais ou repetir quantas vezes achar importante.

Pré-Natal Passo a Passo

As consultas de pré-natal devem ocorrer mensalmente ate o 7º mês de gestação, após isso se tornando quinzenais até a 36º semana e semanais até o dia do nascimento do bebê.

Desde a primeira consulta será entregue uma carteirinha onde serão anotadas todas as informações da gestante durante os 9 meses, sendo realizada e registrada em todas as consultas medição de pressão arterial, peso da gestante,  altura uterina e também será escutado o coração do bebê.

Todos os exames solicitados pelo medico durante as consultas devem ser realizados de forma responsável e entregue na próxima consulta para avaliação e se necessário iniciar o tratamento indicado.

Vitaminas

O médico prescreverá poli vitamínicos que auxiliarão no desenvolvimento do bebê e também na falta de ferro da gestante, caso não esteja conseguindo se alimentar como deveria principalmente no inicio da gestação.

Alguns postos de saúde oferecem cursos preparativos para as futuras mamães, ensinando sobre cuidados com o bebê, explicando sobre o parto e também falando sobre a importância da amamentação. Esses cursos ajudam muito a preparação e a conscientização das mamães, principalmente as de primeira viagem.

Os exames pré-natais e as consultas durante a gestação são de extrema importância para o acompanhamento e avaliação da saúde da mamãe e do bebê. Com o acompanhamento correto muitas intercorrências podem ser evitadas durante a gestação, como durante e após o nascimento do bebê, além de preservar a saúde de ambos, por isso toda mulher ao suspeitar de gravidez deve procurar imediatamente um ginecologista.

Veja também: Primeira Gravidez – Exames e Procedimentos Iniciais

Foto: World Bank Photo Collect