As crianças têm uma forma muito particular de se desenvolver, que muitas vezes é diferente do que imaginamos normalmente. Para nós, muitas vezes é um mistério, pois não nos lembramos de como nossas cabeças funcionavam quando éramos mais novos ou não temos consciência das coisas que nos influenciam para nossos tornamos o que somos. E isso acaba sendo uma grande incógnita para os pais que não entendem qual a melhor forma de criar os seus filhos.

Afinal, como o exemplo para os filhos afeta sua criação? Vamos discutir um pouco mais profundamente sobre isso para tentar descobrir.

Primeiramente, devemos entender que o pai e a mãe são o maior ponto de referência e exemplo para os filhos que uma criança terá em sua formação, tanto para o bem quanto para o mal.

Traumas

Por isso uma criança que passa por uma experiência traumática que envolve uma dessas pessoas, como um caso de abuso, por exemplo, é algo que irá a afetar pelo resto da vida, pois é uma experiência muito forte vivida com alguém que era o seu maior exemplo no mundo.

Com isso, podemos concluir que ser pai é sinônimo de grande responsabilidade. Todos sabem disso, afinal, você é responsável por uma vida, mas mais do que isso, você é responsável pelo exemplo que dá para essa pessoa.

Se você é uma pessoa que tem hábitos nocivos à saúde, seus filhos possivelmente irão seguir esses passos, da mesma forma que se você for uma pessoa extremamente preocupada com doenças. Existem diversos exemplos que poderíamos listar para explicar como as atitudes dos pais se tornam um exemplo para os filhos e na sua formação, mas a ideia central está explicada.

Importância do Exemplo dos Pais

Como já dito anteriormente, os pais são o ponto central de referência na vida do filho durante boa parte da vida, até o momento em que a pessoa tem capacidade para tomar suas próprias decisões e pensar por si própria, o que geralmente começa a acontecer no fim da adolescência.

Mas mesmo nesse período, onde a pessoa consegue tomar decisões e pensar por conta própria, muitas das atitudes que a levarão a seus caminhos, se originaram através dos exemplos para os filhos que foram dados enquanto era criança, mesmo que de forma inconsciente, que é o que geralmente ocorre.

É a partir desse ponto que começamos a entender qual a verdadeira importância do nosso exemplo para os filhos. Não é simplesmente um comportamento em determinada idade, mas as escolhas que ele tomará para o resto da vida e que influenciaram também os filhos deles de certa forma.

A Importância da Coerência dos Pais

Outra coisa que os pais precisam saber é que o exemplo para os filhos não são necessariamente as coisas que eles dizem para os filhos, mas sim as coisas que eles fazem na frente dos filhos e o modo em que encaram certas circunstâncias na vida.

A criança normalmente irá se espelhar em como você age e não em como você a aconselha a agir, por isso, não adianta de nada dizer uma coisa, fazer outra e não gostar que a criança não te obedeceu.

Por isso, a coerência na hora dar exemplo para os filhos é de extrema importância. Crianças normalmente prestam atenção em tudo o que você diz e o que você faz e, se o que você disser for diferente do que o que você fizer, ela provavelmente irá seguir o exemplo do que você fez e não do que você disse. A coerência é uma das coisas mais importantes para a criação de nossos filhos.

Formas de Corrigir os Erros e Maus Exemplos

Ninguém é perfeito e nós não precisamos ser para nos tornarmos bons pais. Porém, é importante reconhecer onde você errou, seja dando o exemplo errado ou agindo de forma incoerente com o que você disse. Existem algumas maneiras de corrigir esses pequenos erros e fazer com que a criança entenda que o exemplo que você deu não é o correto.

Pedir desculpas quando você age de maneira inadequada na frente de uma criança, faz com que ela perceba que aquilo não é uma atitude correta. Veja bem, não é o que você fala, mas sim o ato de pedir desculpas e reconhecer que aquilo não é algo certo que faz com que a criança reflita.

Explicar para a criança sobre determinados assuntos, mostrando que o mundo dos adultos, às vezes, funciona de forma diferente. Muitas vezes as crianças não irão entender completamente o que você quis dizer, mas irão entender que existem limites entre as atitudes delas e a dos pais, o que é muito importante.

As regras que você estipula para seus filhos precisam ter explicações coerentes. As crianças podem até aceitar, mas logo começarão a questionar o motivo de suas proibições ou normas. A falta de coerência mais uma vez vai servir de exemplo para que as crianças possam cometer injustiças sem achar que é algo errado, por exemplo.

As consequências que o exemplo para os filhos gera, podem ser positivas ou negativas, dependendo de quais são esses exemplos. Desde o nascimento da criança, até o momento em que ela decide sair de sua casa e seguir a própria vida, você é responsável por ela pelo exemplo que deu em todo esse tempo.

É claro que depois disso também, mas principalmente na formação da criança, o exemplo para os filhos ajudará a moldar o caráter e a forma como um ser humano encara o mundo. Isso é uma responsabilidade grande e exatamente por essa razão precisamos nos preocupar tanto com os exemplos que damos para os filhos.

Veja também: Criança Agressiva – Como Lidar com Essa Situação?
Foto: geralt