Não é incomum ouvirmos falar de diversos tipos de tratamentos estéticos para os dentes que prometem ser os melhores. Mas qual será que realmente resulta para você? Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, até porque há hoje em dia uma enorme oferta de tratamentos e cada um é melhor para um tipo de caso específico. Vamos falar no texto de hoje sobre as famosas facetas de porcelana. Quer saber se elas são as melhores opções para o seu caso? Leia o texto até o fim e confira agora!

O que são as Facetas de Porcelana?

Facetas de porcelana nada mais são do que capas que revestem seus dentes, feitas sob medida por sua dentista para que você tenha um sorriso mais branco, mais simétrico e mais agradável esteticamente de maneira geral. Trata-se de um método que tem ficado cada vez mais famoso, principalmente por ser utilizado por diversas celebridades tanto no Brasil quanto internacionais.

É importante ressaltar que as facetas são feitas de dissilicato de lítio, um tipo específico de porcelana muito mais resistente do que as comuns e que pode ser encontrada em diversas espessuras, o que ajuda sua dentista a criar um molde perfeito para cada dente. As facetas duram muitos anos e, apesar de precisarem de manutenção constante, só precisam ser recolocadas caso haja algum problema mais sério como retração gengival ou uma pancada que quebre um dente, por exemplo.

Para quem elas são indicadas?

Por possuírem diversos benefícios, as facetas de porcelana são indicadas para praticamente qualquer um que queira corrigir qualquer tipo de imperfeição como dentes levemente separados, manchados ou mesmo desgastados.

Por outro lado, uma pessoa que possui muitas obturações talvez não consiga ter grandes benefícios com o uso das facetas de porcelana, assim como aquelas que possuem bruxismo grave, já que o desgaste dos dentes pode prejudicar na aplicação.

Como é feita a Aplicação?

Para que as facetas de porcelana possam ser aplicadas, o primeiro passo é fazer a preparação juntamente com a sua dentista. Nessa etapa você deixa claro quais são seus objetivos e em quais dentes quer aplicar as facetas, já que não é obrigatório colocar em todos os dentes.

Depois disso, vem a fase de preparação e, finalmente, a colocação. Nessa fase é feito um pequeno desgaste dos seus dentes para que o material seja aplicado. E é exatamente por conta dessa fase que pessoas com bruxismo não devem fazer esse tipo de procedimento, já que um desgaste excessivo pode ser prejudicial.

No geral, são necessárias pelo menos 3 sessões para que as facetas sejam colocadas, mas pode ser que isso demande ainda mais tempo, dependendo do número de dentes que você quer que sejam revestidos com o material.

Vale lembrar que diversos cuidados devem ser tomados após a aplicação, como uma escovação mais assídua, o uso correto do fio dental, além de ficar atento a alimentos que podem manchar os dentes, como o café e o chá, por exemplo.

Qual é a Diferença entre as Facetas de Porcelana e as Lentes de Contato Dentais?

Muitas pessoas acreditam que as facetas de porcelana e as lentes de contato dentais são a mesma coisa. Mas apesar de possuírem objetivos bastante parecidos, trata-se de dois procedimentos diferentes e é importante saber quais são essas diferenças.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as facetas e as lentes de contato partem de um mesmo princípio de aplicação, mas que são feitas com materiais diferentes. O material das lentes de contato dentais costuma ser mais resistente e flexível, o que faz com que esse tipo de procedimento seja um pouco mais caro. Ainda assim, isso não significa que as facetas de porcelana sejam ruins, muito pelo contrário. Como frisamos no texto, trata-se de uma maneira muito eficaz e pouco invasiva de corrigir pequenas imperfeições nos dentes e que possui diversos benefícios.

Quanto custa aplicar as Facetas de Porcelana?

Por ser um tipo de procedimento que dura muitos anos, a aplicação das facetas de porcelana não é das mais baratas. O preço pode variar entre R$ 600,00 e R$ 1.200 por dente, dependendo do lugar onde você aplica e do dentista que realiza o procedimento para você. É claro que essa é apenas uma média e que outros preços podem surgir a partir da sua pesquisa.

Gostou de conhecer mais sobre as facetas de porcelana e sobre seus benefícios? Talvez esse não seja o melhor procedimento para o seu caso, mas ainda assim é muito importante entender como ele funciona e quais são suas vantagens e desvantagens, até porque, caso contrário, você não saberia se seria bom ou não para você. Por isso, antes de realizar qualquer tipo de procedimento estético, é de extrema importância que você pesquise e entenda melhor sobre cada um deles. O mais importante de tudo, no final, é sempre o seu bem-estar.