Gestação é um momento incrível não só de transformação do corpo, mas também da mente e da vida. Tudo é preciso ser adaptado para receber a nova vida e adequar a chegada do bebê a uma nova rotina. Aliás, a chegada do bebê é que muda a rotina de todos em prol de seus cuidados. Mas, não é só de alegrias que esse momento é cercado, já que durante o período gestacional a mulher precisa encarar muitas mudanças no seu corpo e lidar de forma exaustiva até o dia do parto. Com isso, é muito comum escutarmos as queixas de dores, incômodos, dificuldade para dormir e principalmente a fadiga na gravidez.

É natural sentir fadiga na gravidez, afinal são tantas mudanças no corpo e também nos níveis hormonais que é impossível não sofrer nenhuma reação. Mas, a verdade é que durante os nove meses gestacionais terão momentos de muita disposição e também de muita fadiga. Afinal, o período gestacional é uma verdadeira montanha russa de sentimentos, sensações e transformações, e os desconfortos fazem parte desse momento inevitavelmente.

Principal Causa da Fadiga na Gravidez

A cada trimestre novos sintomas irão surgir, afinal com cada mudança do corpo, sintomas e desconfortos vão surgindo, sem falar na sobrecarga do organismo para ajudar na formação placentária e do bebê. A fadiga na gravidez por exemplo pode se iniciar já nas primeiras semanas com a drástica mudança hormonal que o corpo da mulher sofre nesse período. Em alguns casos acompanhado de quadros de enjoos e vômitos intensos, além das tonturas e a dificuldade para dormir, o que abate qualquer pessoa, gerando uma fadiga incontrolável.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Sem falar nas constantes idas ao banheiro, inclusive no período noturno, o que afeta a qualidade do sono. O ideal é que a gestante descanse sempre que possível, e tire cochilos para poder se recompor. Mesmo com a barriga ainda pequena, sem peso, não deixe de pedir ajuda sempre que necessário e saiba seu limite. Seguir uma rotina saudável na alimentação e praticar exercícios físicos de baixo impacto também são pontos positivos para ajudar a controlar a fadiga na gravidez e com isso reduzir também os outros desconfortos gestacionais.

Mesmo sendo normal a fadiga na gravidez, o cansaço em excesso pode ter outro indicativo, o de anemia. Por isso é fundamental manter as visitas pré-natal em dia e realizar todos os exames solicitados pelo obstetra para acompanhamento gestacional. O uso de suplementos vitamínicos gestacionais é indicado neste período exatamente para auxiliar nesse momento e suprir toda as necessidades vitamínicas da mulher e para o desenvolvimento fetal.

Pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, a Patricia Amorim em parceria com a empresa Famivita, desenvolveram um polivitaminico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, a vitamina FamiGesta é produzida em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.

Se for confirmado o quadro de anemia, será indicado um cardápio rico em ferro e até mesmo o uso de suplemento de ferro para combater essa deficiência vitamínica, que pode causar sérios danos à saúde da mulher e do bebê em desenvolvimento.

Como Aliviar o Cansaço da Gravidez

Infelizmente não existe um manual de instruções que irá resolver e acabar de vez com todos os desconfortos, principalmente na fase gestacional. Mas é possível pelo menos reduzir ou alivia-los com alguns cuidados e dicas.

Nem todas as gestantes tem a possibilidade de descansar sempre, já que muitas mesmo grávidas, continuam em suas rotinas profissionais normalmente. Mas mesmo no trabalho, tire um tempo no meio do dia para esticar as pernas, caminhar e descansar um pouco. Nem que para isso seja esticar as pernas por algum momento, até mesmo parar ajudar na circulação.

Se acorda cedo para trabalhar ou estudar, procure dormir o mais cedo possível também. Assim terá boas horas de sono, com qualidade, mesmo que tenha que levantar algumas vezes para ir ao banheiro. Crie uma rotina do sono para relaxar, como tomar um banho morno, tome um chá de camomila e deite se desligando do mundo, de preferência sem levar o celular para a cama, já que é comprovado como ele afeta o sono, nos deixando mais agitados.

Reduza a agitação diária! Se costumava emendar do trabalho para um passeio ou até mesmo ir bater perna no shopping após o trabalho, comece a regrar sua rotina. Limite-se e controle para ter tempo livre com tranquilidade, sem muita agitação, já que uma gestação saudável necessita de um período tranquilo para a mulher estar bem.

Sabe aquela frase que “gravidez não é doença? ”. Realmente é uma verdade, mas nem por isso devemos extrapolar e querer fazer tudo que fazíamos antes de estarmos gestantes. Evite fazer grandes esforços e deixe algumas atividades para as pessoas te ajudarem, isso está incluso algumas atividades de casa também, peça ajuda ao seu companheiro ou até mesmo para algum familiar, se não pode pagar pelo serviço de ajuda.

Aos fins de semana, se programe para relaxar e dormir bastante. Quem sabe uma maratona de filmes com o maridão e até mesmo amigos? Se quiser passear, opte por lugares mais tranquilos, que transmitem paz e tranquilidade como um passeio no parque, ao ar livre. Não podemos esquecer também do namoro durante a fase gestacional. Afinal está grávida, mas na ativa, isso claro se não tiver nenhuma recomendação medica devido a riscos na gravidez!

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical melhorando a lubrificação, aumentando o prazer e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Se mantendo tranquila, comendo de forma saudável e reduzindo o ritmo da correria, tenho certeza que a fadiga na gravidez reduzirá. Como falamos no início, é tudo uma fase e no decorrer desses 9 meses, terá momentos de muita energia, de muita alegria, mas a fadiga e o cansaço as vezes será inevitável. O importante é que tudo vale a pena no final, quando você pega nos braços o bem mais precioso da sua vida!

Porém, se a fadiga na gravidez persistir não deixe de conversar com seu obstetra para maiores avaliações e se possível indicar algum tratamento ou vitamina que te ajude a melhorar nessa fase.

Foto: Jonas kakamoto