Dificilmente você não escutará uma mãe reclamar da alimentação de seus filhos, isso se essa mãe não for você rs A alimentação das crianças é uma das grandes preocupações dos pais e quando o filho é difícil para comer e aceitar grande variedade de alimentos, complica ainda mais. Costumam dizer que criança que come de tudo é sorte, já que aquelas que não comem bem acabam deixando os pais doidos e de cabelos brancos de preocupação. Por isso foram desenvolvidas algumas formas e métodos para auxiliar essa dificuldade e driblar a falta de apetite e fazer que se interessem mais na hora de comer.

Nos consultórios pediátricos, essa é uma das grandes queixas dos pais. “Meu filho não come nada doutor”. E o uso de vitamina para abrir apetite nas crianças acaba sendo discutido e dividindo opiniões entre os especialistas, que nem sempre acreditam ser o melhor método para estimular a criança a comer, já que sua utilização pode oferecer riscos e efeitos colaterais. Alguns apostam em outros métodos para estimulo, inclusive de mudança de comportamento ou de aceitação que a criança não come muito mesmo.

São divididos em dois fatores, os motivos para as crianças desenvolverem a falta de apetite e darem tanto trabalho aos pais. A criança pode ter seu apetite abalado por estar sofrendo problemas psicológicos, por exemplo, como ansiedade, angustia e ate mesmo depressão, normalmente sofrendo com motivos emocionais. Já o outro fator, é o orgânico que costuma vir acompanhado de algum problema de saúde, sendo o mais comum à anemia que tem por seu principal sintoma a falta de apetite. O uso de alguns medicamentos também pode inibir o apetite das crianças, fazendo que diminuam drasticamente a quantidade de alimentos ingeridos, isso quando não recusar totalmente.

A hora de comer que deveria ser um momento de tranquilidade e sagrado acaba se tornando uma verdadeira guerra, com muito choro, gritos e birras. Mas como enfrentar isso sem ficar nervoso e definitivamente resolver a situação? Invés de gritar e obrigar a comer algo que não quer, tente dar o exemplo. Bons hábitos alimentares da família em geral são exemplos valiosos para os mais novos, que ao ver comendo algo de forma deliciosa despertará curiosidade. Para os preguiçosos ou aqueles que não querem perder tempo parando uma brincadeira para comer, use a tática da recompensa. Peça com tranquilidade que pause o que esta fazendo para se alimentar e misture alimentos que a criança aprecie em meio aos demais, prometer uma sobremesa que agrada também pode ajudar. Lembrando que doces não devem ser oferecidos todos os dias, optando por frutas e sobremesas mais saudáveis.

Uma ótica tática para atrair o paladar das crianças e aguçar o apetite, é convida-los para cozinhar e preparar os alimentos. Que tal pedir ajuda pra montar o cardápio do jantar?? Lavar as verduras e legumes que irão utilizar e deixar que pegue cada ingrediente que será usado?? Crianças gostam de experimentar coisas que fazem e esse pode ser o caminho para passar por cima da falta de apetite. Fora isso, coloque horários certos para cada refeição e não permita que belisque entre os horários. Não permita que as refeições sejam realizadas em frente a televisão e computadores, isso faz que a atenção seja tomada esquecendo da comida no prato.

Vitamina Para Abrir o Apetite das Crianças

Desde o tempo de nossos avos as receitas milagrosas para aumentar apetite das crianças são usadas. Misturas caseiras ou com medicamentos eram usados para abrir o apetite das crianças e fazer que se alimentassem corretamente. Mas isso é o correto?? Ajuda as crianças a passar por cima da falta de apetite e se alimentar corretamente??? E segundo pediatras, a falta de apetite das crianças deve ser investigada antes de ser iniciado qualquer tipo de tratamento já que o sintoma pode ser resultado de algum problema de saúde que ao tomar vitaminas para abrir o apetite irão mascarar o problema. Lembrem-se crianças passam por fases e uma delas é de rejeitar alguns alimentos ou de comer menos, então nem sempre é motivo de preocupação. Se notar algo diferente ou a falta de apetite durar por um longo período, procure o pediatra e juntos verifiquem o que esta ocorrendo. Nunca, jamais e em hipótese alguma dê e compre uma vitamina para abrir o apetite do seu filho porque sua amiga, vizinha ou colega de trabalho deu para o filho dela e funcionou.  Todo tratamento deve ser realizado sob recomendação medica!

Grande maioria das vitaminas para abrir o apetite tem em sua composição o ferro. E essa substância ingerida sem necessidade pode gerar problemas a saúde como como acumulo no baço, fígado e medula óssea, fazendo que seus funcionamentos sejam abalados. Especialistas ainda concluem que a ingestão de suplementos e complementos vitamínicos em excesso, pode ser responsável por grande numero de casos de câncer no pulmão na fase adulta.  Portanto, só use medicamentos, vitaminas e complementos vitamínicos caso o pediatra veja necessidade e acompanhe o tempo de tratamento e a forma adequada assim como a dosagem. Existe uma grande variedade de vitaminas nas farmácias em geral, inclusive que podem ser compradas sem receita medica, porém cautela e cuidado no uso de medicamentos é sempre a melhor forma de se precaver de problemas ainda maiores do que a falta de apetite da criança.

Veja também: Anemia Infantil – Como Combatê-la?

Foto: Ramon Abasolo