Falta de Apetite em Crianças – Como Resolver?

Esse é um assunto que todas as mamães conhecem bem, pelo menos em alguma fase da vida da criança ela passará ou já passou por isso e deixará sua mamãe preocupada e arrancando os cabelos para querer resolver. A hora das refeições virou um verdadeiro stress pela choradeira e gritos? Entenda melhor sobre essa fase e sofra menos.A falta de apetite pode ser só uma fase passageira

A diminuição no apetite das crianças é comum na fase do 1 aos 3 anos de idade, onde ela está mais seletiva e já esta conhecendo seus gostos alimentares e durante essa fase ela negará alguns alimentos que antes aceitava tão bem. Isso porque seu paladar já esta mais aguçado e já sabe o que tem mais prazer em comer e havendo essa diminuição tão drástica na alimentação é natural que ocorra a perda de peso. Outro motivo que pode ocasionar a falta de apetite em crianças é quando estão resfriadas, gripadas, com alguma infecção principalmente de garganta e também no nascimento dos dentes, são situações que causam desconfortos e acabam afetando o apetite das crianças, mas a boa notícia para as mamães é que se normalizará assim que o desconforto passar.

Outro fator que afeta o apetite não só em crianças, mas em nos adultos também é o calor excessivo, que nos da aquela moleza, um desanimo e a vontade de comer nada aparece também. Nesse caso ofereça muito liquido para hidratação e alimentos mais leves, já que a criança não consegue se alimentar normalmente.

O que Devo Fazer com a Falta de Apetite do meu Filho?

Normalmente a falta de apetite esta relacionada aos horários errados da alimentação da criança. Por exemplo, entre o intervalo do café da manha e do almoço, a criança beliscar bolachas e biscoitos, obviamente na hora da refeição ela não estará com fome. Evite que a criança coma nos intervalos das refeições. Claro que no caso de uma criança que não se alimentou no café da manha, na hora que ela pedir algo você deve oferecer, aproveitando a fome e a vontade da criança. Outro ponto fundamental é não grite, não obrigue a criança a comer quando não quer. A criança não ficará doente se pular alguma refeição. Não transforme a hora da alimentação em um momento de brigas e stress para ambos, isso fará que a criança fique nervosa e o apetite desapareça mesmo.

Ofereça alimentos que a criança goste de comer além de oferecer ao longo do dia bastante líquido como água, leite, chás e sucos, pois isso fara que a criança não tenha uma desidratação. Se a criança gosta de sopas e caldos, aproveite para cozinhar os pratos preferidos do seu pimpolho e quem sabe assim conseguira driblar essa falta de apetite. No geral, essa falta de apetite ira desaparecer como todas as outras fases passageiras das crianças e você deve se preocupar somente se ocorrer muita perda de peso, a criança ficar abatida, sonolenta, amarelada e com pouca disposição ate para brincar. O medico deverá ser consultado, pois a criança pode estar com falta de vitaminas como ferro e o cálcio que podem ser repostas através de suplementos, claro que alguns exames podem ser solicitados pelo pediatra para diagnostico exato.

Dica caseira para falta de apetite:

Bata meia cenoura  e meia beterraba no liquidificador  com um copo de leite ou copo de suco de laranja, passe na peneira e ofereça no intervalo das refeições, adoce se necessário. O suco de cenoura é um ótimo remédio natural para a falta de apetite das crianças.

Veja também:  Alimentação Infantil – Método BLW

Foto: Tiago Vidal Dutra