Parte fundamental para conceber, a relação sexual pode se tornar um pesadelo em mulheres ou homens com falta de apetite sexual. Para um relacionamento sexual mais sadio entre casais que tentam engravidar, um bom apetite sexual é necessário pois aguentar firme a semana fértil, tem que gostar e muito de namorar. Acontece que nem todos os casais são tão dispostos assim. Enfrentar a maratona de dia sim dia não ou mesmo diária de sexo no período fértil, pode trazer pressão e decepção quando um dos dois ou mesmo o casal está com falta de apetite sexual sobrando. Para casais tentantes é muito importante manter a chama acesa e, para isso, investigar o porquê da falta de apetite sexual é muito importante. As causas podem ser de inúmeras ordens, desde hormonais, fisiológicas até comportamentais. Vejamos alguns causadores de falta de apetite sexual:

  • Cansaço
  • Alteração hormonal
  • Sentimental
  • Problemas de saúde
  • Comportamental e Hábitos

O cansaço causado pelo stress e correria do dia a dia pode acarretar maior dificuldade para o casal em manter relações constantemente. Atualmente a maior parte dos casais com problemas de fertilidade são exatamente pelo fator stress e também problemas de saúde. Um combinado de coisas que acabam afetando o apetite sexual de uma das partes ou do casal que quer engravidar.

apetite sexual

A falta de apetite sexual pode ser causada por alteração hormonal

O fator alteração hormonal também é um vilão e tanto para o apetite sexual do casal que quer engravidar. O desequilíbrio da progesterona, estrogênio e da testosterona na mulher pode causar secura vaginal e tornar desconfortável a relação sexual. Já nos homens uma baixa significativa da testosterona e hormônios da tireoide podem causar a baixa da libido e uma ereção não suficiente para o ato. A parte sentimental é muito importante, se o relacionamento vai mal a parte sexual pode ir mal igualmente aí, as tentativas de engravidar ficam cada vez mais frustradas. As relações mais espaçadas podem causar desinteresse em uma ou ambas partes do relacionamento. Existe também a situação oposta, pressionar o marido ou esposa pode também causar problemas e por tabela uma falta de apetite sexual.

Os problemas de saúde são também importantes fatores que causam a baixa libido, além da questão hormonal, alguma doença não necessariamente ligada a parte sexual pode trazer problemas. Doenças de ordem psicológicas como depressão, síndrome do pânico, ou patologias em qualquer outra parte do corpo, podem interferir no desejo. A forma de vida que o casal ou uma das partes leva também pode interferir então, fumo, álcool drogas licitas ou não, afetam não só a libido ou desejo sexual, mas também a fertilidade como um todo. O peso também pode interferir e muito no desejo e no ânimo para o sexo. Muitos médicos recomendam a dieta como forma de tratamento tanto para a vida sexual como para a saúde do corpo e da fertilidade.

Principais Formas de Contornar a Falta de Apetite Sexual?

A verdade é que a falta de apetite sexual deve ser investigada por um médico e um psicólogo, pois, problemas hormonais e físicos devem ser descartados antes de qualquer procedimento mais severo. Porém durante esse processo o casal pode testar formas para ajudar a aumentar o desejo e reacender novamente a chama. Para ajudar a estimular o apetite sexual de o casal tentar novas posições sexuais é muito válido. Também é aconselhável criar um clima diferente, a atmosfera de sedução influência e muito na sedução. O clima em uma temporada de sexo é tudo!

apetite sexual 1

Se preparar para uma maratona de uma semana para tentar um bebê, pode envolver vários detalhes e por que não investir em uma boa vela aromática e também uma linda lingerie? Um local diferenciado também pode implicar e muito na hora da transa. Saber o que te excita e ao seu parceiro é uma boa pedida quando o assunto é sexo de casais tentantes. Artifícios como novos brinquedinhos e também realização de fantasias, soltar a imaginação pode tornar um relacionamento de vários anos como novo!

Mudar hábitos pode fazer milagres! Não é a toa que sempre ouvimos falar que foi nas férias que tal mulher engravidou, que tal uma escapada no meio do dia? Ou usar um gel lubrificante amigo para colaborar bastante com a lubrificação vaginal e favorecer a fecundação. Fica muito mais gostoso criar um clima de satisfação sexual, livre de pressões e de cobranças pelo positivo. Sempre digo, namore por prazer, por amor e por desejo, isso pode ajudar e muito com que o apetite sexual retorne com a corda toda! Não se esqueça que mudar maus hábitos e sair da rotina de treinos pode fazer milagres no apetite e na vida sexual do casal que tenta engravidar.

Veja também: Como engravidar, um breve manual para tentantes enlouquecidas

Foto: Gabriel S. Delgado C, Suelen Pessoa