Após a ovulação, a fase lútea entra em cena e ela é a última etapa do ciclo de uma mulher. As fases do ciclo são distintas e dividas em fase folicular, período fértil e fase lútea. Tudo começa na fase folicular, na qual o óvulo é estimulado a crescer e amadurecer para uma ovulação.

O que Acontece no Período Fértil

No período fértil, a mulher tem esse óvulo liberado para uma possível fecundação, e é aí que a fase lútea começa de fato. Após a liberação do óvulo, o corpo lúteo começa a aparecer. Antes, o que era um folículo que abrigava o óvulo, agora se torna um importante responsável pela manutenção de uma possível gravidez.

A fase lútea leva o nome do seu protagonista: o corpo lúteo. Assim que o folículo libera o óvulo, esse mesmo “casulo” se enche de sangue para ajudar na produção de progesterona. A progesterona tem um papel muito importante em uma fase lútea, que é manter o endométrio intacto para que o feto consiga se implantar a tempo.

O folículo se enche de sangue, tornando o corpo lúteo vascularizado. Esse corpo lúteo incentiva a produção de progesterona e aí acontece um pico desse hormônio tão importante. Os demais hormônios ficam em baixa, já que a progesterona é quem domina a fase lútea.

Quanto tempo dura a fase lútea?

A fase lútea tem como duração, em média, de 11 a 16 dias que podem variar de mulher para mulher e, também, de ciclo para ciclo. Porém, o mais comum entre as mulheres é uma fase lútea de, pelo menos, 14 dias.

Mulheres com fase lútea menor que 11 dias devem ficar atentas, pois a possibilidade de gravidez pode diminuir devido ao tempo curto de permanência do endométrio. Como já mencionamos, o endométrio é essencial para uma gravidez acontecer.

Se a fase lútea é menor do que o tempo de viagem do zigoto (embrião) das trompas até o útero, então as chances de engravidar se encurtam.O tempo mínimo deve ser de 11 dias e o máximo de 16 dias, não se esqueça.

Se você tem dúvidas quanto à duração do seu ciclo e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado dele e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, indicando quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rápido. Você pode adquirir seu teste de ovulação Famivita aqui em nossa loja virtual.

Vídeo super interessante sobre as fases da ovulação

Se constatada uma fase lútea menor do que a desejada, há formas de ajudar a prolongar. Uso de medicamentos à base de progesterona sintética podem fazer toda a diferença. Na grande maioria das vezes, esses medicamentos dão um bom resultado.

No caso de fase lútea superiores a 16 dias, as causas podem ser as seguintes:

  • Um excesso de produção de progesterona: A alta da progesterona não deixaria que o endométrio se desfizesse e, assim, não teria uma brecha para que a menstruação acontecesse. O corpo lúteo não teria uma regressão natural nessa fase e seria como se tivesse uma vida mais longa por estimulação natural do corpo.

  • Possível gravidez: Normalmente, esta é a causa mais provável que aconteça em uma fase lútea maior do que a de costume. O corpo lúteo dá suporte a gravidez até que a placenta inicial – a vesícula vitelina ou saco vitelino – assuma o seu papel. Isso ocorre por volta da 6º semana de gravidez.

A fase lútea ainda proporciona à mulher um espessamento significativo do endométrio. Ainda mais se for detectado uma fecundação após o período fértil. De alguma forma, o corpo percebe essa fecundação e manda um sinal a mais de estímulo para o corpo lúteo que, por sua vez, passa a secretar ainda mais progesterona. O endométrio nessa fase chama-se secretor.

Quando Fazer o Teste de Gravidez na Fase Lútea?

O teste deve ser feito após os dias corriqueiros de fase lútea. Porém, como nem todas as mulheres sabem exatamente de quantos dias é a sua fase lútea, vale ressaltar que o teste deve apenas ser feito após, pelo menos, cinco dias de atraso menstrual.

Se acontecer a nidação, a fase lútea passa a ser uma fase inicial de gravidez. O corpo lúteo se permanece até que possa ceder o seu lugar à vesícula vitelina. Caso essa implantação não aconteça, o corpo lúteo passa a murchar vagarosamente e, certamente, vai desaparecer junto com a menstruação e dar início a um novo ciclo para que todo o processo se repita.

Assim, fazer o teste cedo demais pode ser afetado devido ao aparecimento do HCG ainda não estar propenso, ainda mais no caso da fase lútea da mulher for mais longa do que a média. Nem todas as mulheres que conseguem o positivo antes do atraso têm fases lúteas longas, mas a grande parte das mulheres tem uma fase lútea média de 14 dias.

O problema está justamente em mulheres que tem um ciclo extremamente curto de 21 ou 22 dias que podem estar sofrendo de uma deficiência do corpo lúteo e podem ter que ajudar a complementar a progesterona natural do corpo.

Como Complementar a Progesterona Natural do Corpo

Esse complemento pode ser via medicamento ou mesmo por alimentos que podem ser ingeridos. Carne vermelha, ovos, peixes, frango, leite e derivados podem ajudar a suplementar a progesterona corporal. Para calcular a sua duração, basta saber em que dia provavelmente acontece a sua ovulação, seja por via ultrassonográfica, controle do muco, testes de ovulação ou através de temperatura basal.

Como mencionamos anteriormente, para algumas mulheres, é possível corrigir esses desequilíbrios hormonais com mudanças alimentares. Algumas pesquisas apontam que o inhame possui substâncias indutoras da ovulação. O fito-hormônio diosgenina é capaz de estimular os níveis hormonais no cérebro, ajudando a regular o ciclo, propiciando melhores chances de concepção. Além de, claro, a opção in natura, existe a possibilidade do consumo em líquido ou em cápsulas, e você pode adquirir suas cápsulas de inhame aqui em nossa loja virtual.

Os dias até a menstruação aparecer são os dias de duração da sua fase lútea. Se não acontecer a gravidez, a menstruação virá, e aí a fase lútea terá seu final. Ficar de olho na fase lútea pode ajudar a detectar até mesmo a gravidez, não se esqueça disso!

Veja também: Posições Para Engravidar – Dicas e Truques

Foto: Joe Fruchey