Contagem regressiva para mais uma nova aventura….as férias escolares!!! Alguns papais se alegram com a chegada desses dias, já outros ficam de cabelo em pé! Para os pais que podem tirar férias também e aproveitar esse momento com os filhos realmente é único e delicioso e para os papais que trabalham e precisam se dividir para dar conta do recado, como faz?

Quando as férias escolares estão próximas os papais que trabalham já começam a se mexer e verificar a disponibilidade de seus serviços, de seus familiares e procurar formas de resolver a questão de como as crianças ficarão neste período, já que precisam de cuidados 24 horas. Alguns têm a sorte de contar com a ajuda dos avôs, que ficam com os pequenos durante as férias com muito prazer e muitas guloseimas na mesa para a alegria da criançada. Já os que não possuem, recorrem a tios ou amigos, quem sabe os padrinhos?

Quesito quem vai ficar com as crianças resolvido? Agora vamos para o próximo, o que fazer com elas neste período tão grande? Obvio que não terá programas todo santo dia ainda mais passeios que os custos não são nada acessíveis, mas vamos usar a imaginação e a criatividade para fazer programas dentro de casa mesmo? Crianças não precisam de muita coisa para ser feliz, isso é uma ideia dos pais que acham que eles se encantam com coisas grandes, passeios caros e coisitas mais, claro que boas lembranças são garantidas, mas eles se divertem em qualquer lugar, pode acreditar!

Ideias para Brincar nas Férias Escolares

Como na grande maioria dos brasileiros, a grana esta curta este ano então o negocio é usar da criatividade, da boa vontade, disposição, da paciência e clarooo da boa vontade de se divertir com eles. Primeiro passo, pergunte a eles se possuem sugestões do que gostaria de fazer, segundo passo listem as opções para não perder nenhuma dica e conseguirem aproveitar todas as ideias e terceiro divirtam-se.

  • Sessão Pipoca – Que tal selecionar os melhores filmes do ano e assistir com os pimpolhos? Chamar os amiguinhos também é uma opção para animar ainda mais a sessão cinema das crianças. Estoure um balde enorme de pipocas com um bom suco ou refrigerante para acompanhar e façam a tarde ficar divertida.

  • Brincadeira de Mímica – Chame toda a criançada e sua turma, divida em duas equipes. Escrevam nomes de filmes em um papel de preferencia filmes que as crianças conheçam, dobre os papeizinhos e divida entre as equipes. Selecione uma pessoa para começar e esta deverá fazer mimicas para que o grupo tente descobrir o nome do filme.

  • Roda de histórias – Peça para as crianças selecionarem os livros preferidos e que gostariam de ler com sua turma. Faça uma roda confortável de crianças que pode ser na sala com muita almofada e travesseiros e faça a leitura. Use sua criatividade para fazer as vozes dos personagens para conseguir atrair ainda mais a atenção dos pequenos.

  • Mapa do tesouro – Quer maior tesouro para crianças do que doces? Faça um baú ou até mesmo uma caixa cheia de guloseimas e esconda sem que eles vejam. Elabore um mapa dando coordenadas de como farão para encontrar. Se você mora num condomínio, aproveite o espaço e a quantidade de crianças para animar e dificultar ainda mais a brincadeira e deles encontrarem o tesouro. Essa brincadeira é diversão garantida!!

  • Boliche em casa – Junte algumas garrafas vazias e faça uma bola, pode ser feita até mesmo de meia. Você vai precisar de um corredor para organizar as garrafas de pé no final dele, e ai é só começar a diversão. Se tiver muitas crianças, forme equipes para ver qual que vencerá e derrubará maior quantidade de garrafas.

É isso ai, essas são algumas das dicas de diversão para essas férias e tudo necessitará somente de sua disposição e alegria para anima-los. Para as tardes mais tranquilas opte pela tarde de desenhos e junte todos os lápis, giz de cera e canetinhas da casa com muito papel e deixe a criatividade aflorar. Faça uma exposição posteriormente para que todos vejam os desenhos lindos que criarem neste período!!! Para os passeios externos, parques, museu e quem sabe até passar um dia gostoso na praia são opções de diversão que as crianças amam. Não importa se a grana esta curta, a diversão e a alegria das crianças esta garantida!

Veja Também: Atividades para Crianças nas Férias

Foto: Bruno Caimi, andresumida