Engravidar é o sonho de muitas mulheres e às vezes para algumas mulheres esse sonho pode ser mais complicado para realizar. Para algumas mulheres existem alguns fatores que contribuem para a infertilidade como a questão do peso por exemplo. Há pessoas que tendem a ter problemas com o peso já antes de tentar engravidar e isso pode colaborar para dificultar na hora da concepção. Mas então como engravidar acima do peso? Em alguns casos o peso elevado pode levar a uma dificuldade maior para que a mulher engravide, em outros casos pode até mesmo causar infertilidade. Mas às vezes nem é uma elevação de peso tão significativa que faça a diferença na hora de engravidar e mesmo assim trazer problemas. Mas se a mulher quer saber como engravidar acima do peso, há algumas medidas que podem facilitar a gravidez na hora em que uma mulher decide engravidar e são simples:

Exames periódicos: exames hormonais TSH, LH, progesterona, testosterona, estrogênio e outros, verificação da pressão e glicose podem deixar a mulher mais tranquila para engravidar, além de claro exames de ultrassonografia para verificação da saúde uterina que fazem muita diferença. Assim como mulheres com SOMP a mulher acima do peso pode encontrar problemas com os hormônios na hora de engravidar, e dai a importância de exames periódicos, os hormônios são tudo e mais um pouco para uma gravidez.

Conversar com o médico: ter certeza dos riscos e das formas que podem ser tratadas é uma vantagem para saber como engravidar acima do peso, além do mais o médico pode receitar uma dieta especial, ou mesmo encaminhar para a nutricionista para uma dieta adequada para quem quer engravidar. As vezes é necessário fazer uso de medicamentos para facilitar a gravidez, como reguladores hormonais, indutores e ovidrel e seus similares.

O fator idade: Se a mulher é jovem, a tendência de conseguir engravidar mais rapidamente mesmo acima do peso é muito mais alta.

Fertilidade – Como Engravidar Acima do Peso 1

Se os hormônios estão todos em ordem e a saúde ok, as dificuldades pra engravidar são outras e os riscos também tendem a serem outros quando se engravida com um peso elevado, ou ganha-se muito peso na gravidez. Mas não existe uma ciência exata de como engravidar acima do peso, porque mesmo estando com peso normal, a mulher pode ter dificuldades para tal. O melhor é manter os exames hormonais em dia e saber que mesmo depois de consegui a gravidez, os riscos de doenças como hipertensão e diabetes continuam como antes, e o caso tem que ser tratado bem de perto e com carinho pelo médico. Lembrando que tudo tem que ser feito com cautela para não haver maiores problemas na futura gravidez.

Lembro-me quando engravidei acima do peso, a obstetra chamou demais a minha atenção, me aterrorizou demais falando em coisas como pressão alta, diabetes, pré eclampsia e outros assuntos. Mesmo assim emagreci bastante nos 4 primeiros meses, não porque fazia dieta, mas sim porque não conseguia comer e ainda sim tive risco de pré eclampsia. Quando ainda tentava engravidar, cheguei a constatar um cisto hemorrágico no ovário esquerdo que me fazia ganhar peso e reter líquidos dificultando ainda mais a gravidez e só consegui engravidar depois de tratar o problema e perder um pouco de peso, e talvez essa seja a solução para o seu caso, nem foram tantos quilos assim que eu perdi mas ajudaram, e também muitos médicos recomendam que a mulher perca um mínimo de peso antes de engravidar.

Acho que o que pesa muito é o pré conceito das pessoas com esse assunto, então nada melhor do que quem passou por isso falar um pouco mais. Assim como eu, algumas amigas e leitoras tiveram alguns problemas para engravidar, e outras felizmente não. Veja os relatos das meninas que tentam engravidar, já engravidaram ou já tiveram seus bebês mesmo estando acima do peso.

Relatos das Leitoras

Nathalia Joinovici

Recomendação para você
Você quer engravidar? FamiGel tem o pH neutro que você precisa

1. Tem algum problema devido ao peso?

Nunca tive problemas devido ao peso, só durante a minha gravidez que minha pressão subiu um pouco, mas tomo remédio para prevenir que ela volte a subir né. Nada além disso!

2. Precisou de algum tratamento para engravidar?

Não precisei de nenhum tratamento.

3. O médico fez alguma restrição quanto ao parto? (normal ou cesariana)

GRAÇAS A DEUS, meu médico disse que posso ter um parto normal, por enquanto não há nada que impeça meu parto normal!

Débora Rodrigues

1. Teve alguma dificuldade para engravidar devido ao peso?

Não tive problemas para engravidar devido ao peso não, o meu problema maior é o meu marido. Os Os espermas dele são lentos e demoram para subir e morrem no caminho é como brinca o médico. Meu esposo faz tratamento para deixar os espermas mais fortes e aumentar a quantidade dos espermas.

2. Tomou algum medicamento ou fez algum tratamento?

Já tomei clomid para ajudar na ovulação e junto com o tratamento de meu esposo para melhorar a qualidade dos espermas. Também tomei a saúde da mulher que limpa e ajuda muito a quem quer engravidar.

3. O peso influenciou nos hormônios?

O peso não influenciou nos hormônios, mas na minha pressão arterial sim, sofro de pressão alta.

 Udine Sena
1. Teve algum problema com infertilidade estando acima do peso?

Eu estando acima do peso eu engravidei 2 vezes sem problema

2. Os médicos falam alguma coisa sobre o peso?

Fala que é bom controlar durante a gravidez para evitar problemas no dia a dia e no parto

3. Tem algum problema de pressão ou outro na gravidez por conta do peso?

Não tenho nenhum problema de saúde só problema de me sentir pesada e com dificuldade de locomoção e de fazer algumas atividades básicas!

Engravidar acima do peso não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas saiba que esses cuidados são necessários para ter uma gravidez sadia e tranquila. Se você ainda busca como engravidar acima do peso, saiba que as suas chances podem ser boas sim, mas a saúde tem que estar 100%!

Veja também: Métodos para Engravidar- Menopur e ovidrel podem ajudar

Foto: Francesco