Desde crianças já sonhamos com uma família, com filhos e com os cuidados que vamos dar a eles. Mas quando crescemos e vemos o quanto de responsabilidade ter filhos gera o sonho de ter uma casa cheia pode ser deixado de lado e a quantidade de filhos que desejava também. Antes a ideia era de ter 3 ou 4 filhos e hoje ter um filho único é a melhor opção, ou não?

Antigamente o normal era vermos famílias grandes com um número muito grande de filhos, eram 7,8,10 ou 12 filhos. Bem diferente dos tempos de hoje que isso vem se reduzindo cada vez mais, isso quando o casal decide nem ter filhos1. A desculpa é a vida corrida, as dificuldades financeiras, a dificuldade em se conquistar as coisas e o item mais citado, de como é difícil educar uma criança principalmente no mundo de hoje. Mas para os que deixam o desejo da maternidade falar mais alto, a dúvida de se ter um filho único ou mais é sempre presente!

Aí o primeiro filho vem, logo começará a escutar a famosa frase. “Quando terá o segundo?” ou “Agora precisa ter outro para ficar com o casalzinho né?”. Claro que este tipo de frases e perguntas vão se repetir se você tiver 1,2,3 ou 4 filhos, afinal a curiosidade alheia sobre nosso desejo de ter mais filhos ou só ter um filho único sempre existirá. E vamos combinar ,que situação chata não é mesmo? Se quisermos ter mais filhos ou um filho único é uma escolha nossa e irá partir de uma decisão somente nossa!!

Nós pais, na hora de tomar essa decisão ficamos divididos em várias questões e detalhes, além de claro muitas preocupações por queremos sempre dar e proporcionar o melhor aos nossos filhos. Mas aí a questão que bate é, será que poder dar tudo do bom e do melhor, mas ser criado sozinho é um bom negócio? Ou será que dividir o conforto, mas ter um irmão parceiro, companheiro de vida e de jornada vale mais a pena? Essa é uma dúvida constante entre os casais que já possuem um filho único, ainda mais para aqueles que o filho nem pede um irmão. Para os que vivem fazendo essa solicitação aos papais, acaba se tornando uma decisão mais fácil de ser tomada já que parte da pessoa que eles possuem maior preocupação em sofrer com o nascimento do segundo filho.

Prós e Contras de Ter Somente um Filho

Desde que o mundo é mundo apontamos e ligamos uma criança que é filho único como uma criança mimada e sem limites, quando na verdade não podemos afirmar essa questão!! A criança é exatamente o que recebe em casa e a educação que tem dos pais. Por isso, não podemos generalizar. Claro, que se a criança recebe tudo o que quer sem imposição de limites e regras se tornará um pequeno reizinho e achará que manda no mundo e isso não é privilegio de um filho único e sim do excesso de mimos seja o número de filhos que você tiver.

Pela falta de tempo dos pais devido as suas vidas profissionais corridas vemos cada vez mais “a troca de afeto por bens materiais”, e isso pode parecer compensador no momento, mas gera transtornos muito grandes posteriormente pela falta do que realmente é importante para o crescimento de uma criança, que é a presença, o amor e a atenção dos pais. Colocar limites e regras não é representa sermos pais ruins e, muito menos carrascos como inevitavelmente nos sentimos ao puni-los por algum erro, e sim é estarmos ensinando com amor que a vida não é do jeito que queremos e nem da forma que sempre esperamos.

Estudos sobre filho único apontam que eles possuem maiores chances da vida de conquistar futuros mais brilhantes, já que recebe uma educação, estudo melhor e com uma qualidade de vida melhor2. Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

De outro lado, esse mesmo estudo aponta que filhos únicos possuem problemas de relacionamento e socialização já que estão acostumados a viver sozinhos e não aprender desde sempre a dividir as coisas e conviver com demais pessoas3. Então na verdade é um jogo de pros e contras como tudo na vida! Infelizmente não conseguimos acertar sempre e nem ser os melhores pais 100% afinal somos humanos. Independente da escolha que fizermos ou da quantidade de filhos que gerarmos daremos o nosso melhor a eles e faremos o possível para vê-los felizes e bem educados.

Veja Também: Filhos com Grandes Diferenças de Idade

Foto: Ivan de Paula