O Fluxo menstrual ou menstruação como é mais conhecido, é uma situação fisiológica em que ocorre com todas as mulheres apontando o período fértil da mulher, só não ocorrendo quando a mulher não esta grávida, o que impossibilita quase sempre a liberação do endométrio uterino.

Quando se Inicia o Fluxo Menstrual?

Normalmente o fluxo menstrual inicia em meninas a partir de 8 anos de idade, sendo mais comum ocorrer por volta dos 12 anos até 18 anos, após isso pode apontar algum problema na menina que deve ser investigado por um ginecologista.

O fluxo menstrual é a escamação que ocorre nas paredes internas do útero, quando não fecundado. Essa escamação faz parte do ciclo natural reprodutivo da mulher e devem ocorrer todos os meses em preparação para receber uma gravidez, e quando não ocorre ela se desprende normalmente.

Em Quanto em Quanto Tempo Acontece?

Esse ciclo acontece em média de 28 em 28 dias e pode durar cerca de 3 a 6 dias, com alguns casos em exceção que chegam a durar até 15 dias . Nestes casos o ginecologista deve ser informado para verificação do motivo, muitas mulheres com ciclos longos dessa forma apresentam problemas de anemia, devido a grande quantidade de sangue que perde nesse período.

Fluxo Menstrual Muito Forte

A menstruação seja ela de cor sangue vivo ou escura como borra de café é algo comum no mundo das mulheres, mas algumas sofrem com o desconforto de um fluxo menstrual muito forte, e isso pode ser consequência de um problema hormonal, mesmo a quantidade e a durabilidade sendo algo variável de mulher para mulher.

O que é Menorragia?

Chamamos de menorragia o fluxo menstrual muito forte, e ela pode ser provocada por diversos problemas ou por alguma anormalidade no sangue que podem e devem ser averiguados junto ao medico, fazendo exames complementares ou conforme a necessidade.

No caso de nenhum problema detectado, se ganha o nome de sangramento uterino disfuncional e é comum acontecer tanto no inicio da “vida menstrual” das adolescentes como das mulheres mais maduras que estão próximas da menopausa.

Como se Cuidar Quando o Fluxo é Intenso?

É normal o médico receitar multi vitamínicos que contenham ferro, além da anemia ser uma das causas para um fluxo menstrual muito forte ele pode se agravar ainda mais com a perda intensa de sangue.

Beba muito líquido você deve se hidratar e o aconselhado é a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, além de fazer bem pro seu corpo você se sentirá muito melhor. Peça indicação ao seu medico de remédios que podem auxiliar o controle do fluxo menstrual muito forte, às vezes somente com o uso do anticoncepcional seu problema se resolverá ou teu medico poderá indicar o uso de um remédio à base de progesterona que fará reduzir a intensidade.

Se alimente com frutas variadas, isso fará que o índice de açúcar no seu sangue fique controlado além de ingerir vegetais de folhas verdes, que traz grande auxilio para nossa saúde. Tenha uma boa noite de sono, o stress e a fadiga podem auxiliar para o aumento do fluxo menstrual, portanto descanse o máxime que puder.

Dicas Para Mulheres

Durante o ciclo menstrual não se esqueça de carregar na bolsa vários absorventes, assim poderá efetuar a troca sempre que possível evitando constrangimentos de sujar a roupa em público, mas se acontecer não entre em pânico afinal esse tipo de acidente acontece.

Mas já que conhece e sabe que seu fluxo menstrual é muito forte, vá ate o banheiro a cada uma ou 2 horas para conferir e ver se existe necessidade de troca de absorvente. Opte pelo uso de absorventes adequados para o fluxo intenso, os aconselhados são de uso noturno que oferecem maior proteção.

Veja também: Menstruação Com Pedaços – O Que Está Acontecendo?

Foto: Ben Raynal, Andy Rennie