No tempo de nossas avós e mães, dificilmente puderam utilizar as fraldas descartáveis devido ao seu alto custo. As que puderam conhecer e usufruir dessa praticidade deixavam para usar em dia de consultas medicas ou até mesmo para passeios mais longos e no dia a dia era a fralda de pano que prevalecia.

Baldes e baldes de fralda para lavar, trabalho triplicado em comparação à vida das atuais mamães, porém você já parou para pensar em quanto gasta com fraldas descartáveis? E o mal para o meio ambiente que elas fazem? O que acontece com elas depois de descartada nos lixos das nossas casas? E nós te respondemos: As fraldas descartáveis descartadas nos lixos domésticos acabam nos aterros sanitários e levam em média 400 anos para se decompor totalmente. Em cálculos realizados, um bebê até 2 anos utiliza em torno de 3.000 a 6.000 fraldas nesse período, portanto imagine a quantidade de fralda descartável que é descartada diariamente??? Semanalmente?? O quanto desse lixo é acumulado no nosso planeta?

Visando um planeta mais saudável e pensando na geração futura, a fralda de pano tem voltado com grande força nos dias atuais. Mas diferente daquelas que davam tanto trabalho para as mães e necessitavam de grandes quantidades da fralda em si para a troca constante, uma nova versão da fralda de pano foi criada, conhecida como fralda ecológica. Parecida com uma fralda descartável e formato bem similar, a fralda de pano ecológica tem camada impermeável e ajuste confortável para pernas e cintura. E melhor ainda, não perde facilmente no tamanho, pois foi produzida para acompanhar o crescimento do bebê até atingir o seu primeiro ano de vida.

Vantagens de Utilizar a Fralda de Pano Ecológica

Além de ser um material produzido no Brasil e auxiliar de forma poderosa na preservação do planeta e da diminuição da produção de lixo, a fralda de pano ecológica proporciona uma economia gigantesca no orçamento da família, já que em um calculo realizado por mães que aderiram a essa modernidade foi visualizado que 5.500 fraldas descartáveis foram substituídas por apenas 25 fraldas de pano ecológica. Muita diferença, não?

Além da economia que é muito grande e animadora para o bolso dos papais, a fralda de pano é feita de algodão antialérgico que é extremamente macio e confortável para os bebês e dispensa a utilização de pomadas para assaduras, que já é outra economia!! E nem de longe se parecem às fraldas de pano feias de antigamente e agora podemos contar com modelos além de confortáveis, lindos e bem elaborados com desenhos bem criativos. Algumas mamães adeptas a fralda de pano ecológica inclusive combinam as estampas da fralda com o restante da roupa, obviamente em dias mais quentes que o bebê pode ficar mais a vontade.

A fralda de pano ecológica possui uma abertura onde o absorvente deverá ser introduzido e deverá ser trocado conforme necessidade, em média de 2 horas a 3 horas cada troca, dependendo da quantidade de xixi que o bebê faz. Algumas mamães preferem invés de introduzir o absorvente na cavidade da fralda de pano, usar por cima afim que a cada troca a fralda não seja suja, principalmente no caso de coco que pode ser facilmente descartado na privada, trocado o absorvente sujo por um limpo e prontinho, a diversão pode continuar!!

Vale alertar que existem três tipos de absorventes a serem utilizados com a fralda de pano ecológica o fleece, bamboo e micro fibra e somente os de fleece e bamboo podem ter contato direto com a pele do bamboo e utilizados dessa forma mais prática para descarte do coco. O de microfibra não é aconselhado utilizar fora da cavidade da fralda de pano, pois pode causar reação alérgica!!

A lavagem é simples e junto da fralda de pano vêm às recomendações, que deve ser retirado o excesso de xixi antes da lavagem. Você pode lava-las na própria maquina de lavar ou de forma simples e rápida na mão, utilizando sabão de coco que além de deixar as fraldas limpas, sem cheiro não causam alergia a pele do bebê. Por isso se esta dúvida achando que é algo muito trabalhoso, vale a pena conferir!! Quem experimentou aprovou e dispensou a velha fralda descartável em nome do meio ambiente e da economia!!

Veja também: Trocando Fraldas Pela Primeira Vez, Dicas Para Iniciantes

Foto: Acervo Pessoal TF