Verão chegando e nada melhor e mais refrescante do que um frapê de frutas bem geladinho ou mesmo um coquetel também de frutas. Bebida ideal para crianças que tem resistência em comer frutas, ou mesmo um puro simples suco natural. Alternativa saudável para ser aliada ao suco do dia a dia e uma opção que vai deixar o refrigerante no chinelo! Os meus gremlins amam! Qual frutas você considera mais refrescante? Eu uso uvas, morangos, mangas, maracujá, laranjas, tangerinas, cupuaçu, acerola, abacaxi, limão e outras frutas naturais frescas ou polpa. São receitas tão fáceis que dá até mesmo para ensinar a criançada a fazer sozinha.

Gosto muito de comprar aqueles pacotinhos no super mercado, mas também tenho costume de congelar frutas maduras para fazer essas receitas. Imaginem fazer um suco com textura de sorvete? Amo! Vamos ao frapê de frutas. Para fazer o frapê e preciso de poucos ingredientes, basta escolher a fruta favorita e mandar ver! Eu amo frapê de banana e as crianças também, então, será esse o principal ingrediente. Apenas lembrando que você pode substituir por qualquer outros sabor desde que não seja tão cítrico porque, particularmente acho que não combina muito.

  • 5 bananas nanicas ou prata maduras (congeladas ou não)
  • 1 maçã (essa em todas as variações da receita)
  • Gotas de limão (para não deixar o frapê ficar escuro)
  • 4 copos de leite (de vaca ou de soja)
  • Meia lata de leite condensado light
  • gelo a vontade

Basta bater tudo no liquidificador e pronto! Simples fácil, saudável e mega gostoso. Também pode substituir o leite condensado por adoçante, ou mesmo açúcar, pode ficar mais leve. Uma opção gostosa para substituir o leite condensado é o yogurt natural, fica mais leve  tão saboroso quanto.

Para o Coquetel é o mesmo principio, frutas frescas, polpa congelada ou mesmo frutas congeladas em casa que ficam ótimas! Eu faço esse coquetel sem leite normalmente uso água com gás para ficar mais refrescante e é apenas preciso estes ingredientes:

  • 2 xícaras de fruta fresca congelada ou 3 pacotinhos de polpa da sua preferência (eu amo frutas vermelhas com uva)
  • Meio limão, esse em todas as variações da receita
  • Uma calda de meio litro de água com meia xícara de açúcar (basta juntar a água quente com o açúcar e mexer bem para derreter)
  • 1 latinha de água com gás, 250 ml
  • Gelo a vontade

Bater a calda com as frutas no liquidificador e o gelo. Colocar meio copo da mistura de frutas e completar com a água com gás e mais gelo. Fica simplesmente perfeito! Recomendo para os dias quentes de verão!

Dica: para ficar mais atraente para a criançada, enfeitar mais é o mistério. Um canudo bonito, um copo enfeitado com calda de sorvete e um copo mais bonito do que o que eles estão acostumados, se tornam novidade e primeiro comem com os olhos depois vão amar saborear. A boa e velha rodela de limão ou laranja, frutas espetadas nos cantos do copo parecem ser clichê, mas vão deixar a apresentação ainda mais bonita. Use a criatividade!

E você, tem alguma receita de família que seja saudável e usa para a criançada comer frutas, legumes e verduras? então pode me mandar, eu posto aqui e dou os créditos para você! Espero que tenham gostado! Até a próxima sexta com receitinhas do Trocando na Cozinha!

Foto: alexbrn