O ciclo menstrual da mulher é onde começa todo ciclo da vida. Quando uma menina menstrua (menarca), significa que uma vida já pode começar a gerar uma outra vida. Uma gravidez depende da ovulação para acontecer e essa por sua vez da relação sexual para que a gravidez aconteça certo?

Mas como funciona o ciclo menstrual e como usar as datas do ciclo para conseguir engravidar ou evitar a gravidez? Podemos começar a analisar como funciona o ciclo menstrual através da duração do ciclo da mulher, se há algum problema que o impeça de transcorrer normalmente e outros fatores. Porém na maioria das vezes o ciclo menstrual tem 3 fases:

Fases do Ciclo Menstrual

Todas as fases do ciclo menstrual são estimuladas por hormônios e esses fazem toda a “mágica” acontecer. Todos esses hormônios são estimulados por diversas partes do aparelho reprodutivo, mas são efetivamente lançados no corpo pela hipófise (uma glândula no cérebro). A hipófise é responsável por quase todos os hormônios do corpo tanto do homem como da mulher.

Mas Como Funciona o Ciclo Menstrual na Prática?

O ciclo menstrual começa na liberação de um hormônio chamado GnRh que é secretado pela hipófise. Esse hormônio por sua vez estimula a produção de outro hormônio chamado FSH (hormônio folículo estimulante).

Esse hormônio FSH faz com que os folículos sejam induzidos a crescer e então da lugar a outro hormônio para dar continuidade ao processo ovulatório. Além desse hormônio, outro é necessário para que o útero fique próprio para uma gravidez, então entra em cena o estrogênio que por sua vez é produzido pelos ovários e dão o ar da graça.

O estrogênio ajuda a maturação do folículo para a ovulação e também faz com que o endométrio fique “grosso” o suficiente para que a gravidez seja viável. Sem um endométrio apropriado a gravidez não acontece, mesmo que o óvulo seja fecundado.

Características do Muco

O estrogênio também é responsável pelo muco elástico que aparece no período ovulatório. Esse muco tem um aspecto diferenciado porque é mais elástico e escorregadio semelhante a clara de ovo, ou pode ser escorregadio como uma baba apenas. Por isso é muito importante saber como funciona o ciclo menstrual, identificar o muco fértil do período é essencial para quem quer engravidar.

Fase Ovulatória

Na fase ovulatória o FSh da espaço para o estrogênio e esse por sua vez pode deixar o LH subir já com os folículos dominantes maduros e assim com uma queda nos níveis de estrogênio e uma subida no hormônio LH que é um hormônio luteinizante, faz assim com que os óvulos maduros (1, 2 ou 3 se estiverem maduros) sejam liberados então acontecendo a ovulação em si.

Após a fase ovulatória entre em cena a progesterona, ela é responsável pela manutenção do endométrio, e se houve uma fecundação, esse endométrio mais grosso pode permitir uma gravidez. A progesterona alta é a responsável pelos sintomas de gravidez e com o aumento dos níveis após a ovulação pode ser a responsável pelos sintomas que podem aparecer com ou sem gravidez. A progesterona  produzida pelo corpo lúteo alta também é responsável pelo muco esbranquiçado, com consistência de pomada ou aspecto leitoso.

Como Calcular o Ciclo Menstrual e Identificar a Ovulação?

Saber como Calcular o ciclo menstrual e identificar a ovulação pode não ser uma tarefa tão fácil assim, existem mulheres que a menstruação vem sempre na mesma data e já outras que tem o ciclo menstrual irregular com alterações entre eles, um mês pode ser de 30 dias outro de 21 ou outro de 40 dias e ai, nunca dá para saber que dia a menstruação irá aparecer.

Porém basta aprender a se conhecer para poder identificar a ovulação para engravidar ou mesmo não ser pega de surpresa pela menstruação. Anotar para saber se a menstruação vem de quantos em quantos dias para ter uma média do ciclo.

Normalmente a ovulação acontece de 11 a 14 dias antes da próxima menstruação. Então, se o ciclo menstrual da mulher é regular fica bem fácil. Se for um ciclo menstrual de 28 dias, o dia mais fértil será no 14º dia do ciclo. Se é um ciclo de 30 dias, o dia mais fértil será o 16º dia do ciclo, em um ciclo de 21 dias, o 8º dia é o dia mais fértil. Lembrando que o período fértil é uma semana então deve-se namorar 3 dias antes e 3 dias depois do dia mais fértil. Mas como calcular o ciclo menstruar irregular então?

Cálculo de Ciclo Menstrual Irregular

duas formas de calcular o ciclo menstrual irregular de uma mulher e a primeira é o método Billings, esse método consiste em verificar a aparência do muco cervical durante o ciclo. A outra forma é a temperatura basal. Essas duas formas são muito eficientes e podem ajudar a mulher a detectar com mais facilidade o seu período ovulatório e então conseguir engravidar.

Veja Também: O Que é Corpo Lúteo e Qual a Importância Dele no Inicio da Gravidez?

Foto: menstruationstasse.net