Uma gerente comercial é uma profissional que atua na área de vendas dentro de uma empresa. Esse tipo profissional pode ter diversas formações diferentes dentro da área de administração e finanças.

Funções de Uma Gerente Comercial

Como se trata de um cargo de nível alto hierarquicamente, a gerente comercial conta com diversas responsabilidades, como gerir o atendimento dos clientes, coordenar equipes de vendas, elaborar estratégias e definir metas para o crescimento da empresa.

Uma gerente comercial costuma ter contato direto e indireto com clientes, sendo responsável também por fazer novos contatos e cuidar de qualquer problema que possa ocorrer entre um vendedor ou vendedora e o cliente da empresa.

Mulheres no Mercado de Gerência Comercial

Ainda não é muito comum vermos mulheres em posições altas como as de gerente comercial. Segundo pesquisas, as mulheres ainda ocupam apenas 37% dos cargos de chefia em uma empresa, o que é um avanço, mas ao mesmo tempo longe do ideal de igualdade entre os gêneros.

Esses dados podem significar que uma mulher pode ter certas dificuldades para se tornar uma gerente comercial, mas não significa de forma alguma que seja algo improvável e muito menos impossível.

Se levarmos em conta os avanços dos últimos anos e as transformações sociais que temos vivido, podemos dizer que uma mulher alcançar um cargo de gerência tem se tornado cada vez mais normal e a tendência é que esses números aumentem com o passar dos anos.

Qual o Perfil de uma Gerente Comercial?

Primeiramente, é importante que uma gerente comercial tenha espírito de liderança e saiba como agir frente a um time de profissionais. Isso não significa ser rígida ou dura, mas entender quais são as necessidades de cada um para que os resultados planejados sejam
alcançados. Uma das principais características de uma boa chefe é saber motivar pessoas, além de ter um bom conhecimento sobre a equipe em que trabalha.

Características da profissional

Além de saber trabalhar em equipe, uma gerente comercial também deve ter uma boa capacidade de planejamento e ser bem organizada para que todos os planos ocorram dentro dos prazos determinados pela empresa.

Outra característica que ajuda uma gerente comercial a ser uma boa profissional é a capacidade de lidar com problemas e resolve-los, já que o trabalho é feito dentro de uma área em que eles aparecem constantemente. Por isso, ter controle sobre tudo o que acontece dentro do seu departamento também é de muita importância, principalmente quando sua equipe é grande.

Todas essas características precisam estar somadas a vontade de realizar um bom trabalho e o empenho para lidar diariamente com clientes. Porque além de saber motivar o seu grupo, uma gerente comercial também precisa estar motivada e preparada para enfrentar os desafios da profissão.

O Que Faz uma Gerente Comercial?

O trabalho de uma gerente comercial pode ser resumido em administrar os recursos de vendas de uma empresa. Mas é claro que o trabalho vai muito além disso, com diversas ramificações dentro das empresas, nós podemos encontrar diferentes tipos de gerentes comerciais, cada um com uma especialização e com tarefas diferentes para serem cumpridas. Os principais tipos são:

  • Gerente Comercial Externa
  • Gerente de Atendimento Comercial
  • Gerente de Representação Comercial

Apesar das tarefas de cada uma dessas funções convergirem vez ou outra, as especificidades de cada uma abrem um leque para que uma profissional da área possa escolher entre um dos possíveis caminhos.

Gerente Comercial Externa

Uma gerente comercial externa tem a responsabilidade de lidar com tudo que acontece fora da empresa no que diz respeito à área de vendas. Em outras palavras, a profissional vai lidar diretamente com clientes e com os representantes comerciais da empresa, finalizando transições de vendas, negociando melhores preços e resolvendo problemas que clientes podem ter com o produto que está sendo vendido.

Além disso, é uma importante função de uma gerente comercial externa lidar com o relacionamento dos representantes comerciais de sua empresa. O trabalho desses profissionais precisa ser acompanhado de perto, sendo também função da gerente comercial externa auxiliar na resolução de problemas e indicar possíveis caminhos para que os profissionais possam atingir suas metas. Por isso, para ocupar esse cargo é necessário um bom espírito de liderança e uma grande capacidade de motivar sua equipe.

Gerente de Atendimento Comercial

Uma gerente de atendimento comercial, diferente de uma gerente comercial externa, lida com as questões de vendas que ocorrem dentro da empresa, por isso esse tipo de profissional também é chamada de gerente comercial interna.

Suas principais funções são o atendimento ao cliente no pós-venda, ou seja, lidar com problemas que aconteceram depois de toda a transição entre o cliente e o representante comercial já ter sido finalizada.

Realizar o treinamento de profissionais para a área de vendas, e aqui podemos dizer que tais treinamentos são feitos tanto para qualificar vendedores quanto para preparar novos funcionários para seus cargos.

Há também outras funções que uma gerente de atendimento comercial precisa exercer, como desenvolver relatórios de estudos sobre as vendas da empresa por região, por mês ou por cada tipo de produto. Também é função dessa profissional desenvolver relatórios sobre os representantes comerciais e dar devolutivas sobre seus resultados dentro da empresa.

Dentro de empresas de tamanho menor, muitas das funções de uma gerente de atendimento comercial e de uma gerente comercial externa são unidas e dadas a uma única profissional. Em empresas maiores, no entanto, é comum vermos essa separação de funções e uma maior organização na área de vendas.

Gerente de Representação Comercial

Apesar de muitas empresas também unirem a função de uma gerente de representação comercial com outras funções, esse cargo existe para uma melhor organização da área de vendas.

Muitas das funções de uma gerente de representação comercial são parecidas com as de uma gerente comercial externa, até porque as duas funções lidam com a parte externa de venda de uma empresa. A grande diferença entre as duas é que uma gerente de representação comercial tem o foco em como a imagem da empresa será passada para seus clientes.

Para isso, suas funções são gerenciar a equipe de representantes comerciais, os auxiliando em tudo que for preciso e também os motivando, avaliar o trabalho de sua equipe e entender como ela pode ser melhorada.

Formação de uma Gerente Comercial

Uma gerente comercial pode ter diversas formações diferentes para exercer a sua função. Um cargo de nível hierárquico alto normalmente vai exigir que a mulher tenha uma boa formação, além de experiência na área. Para se tornar uma gerente comercial, uma mulher pode cursar uma faculdade de administração, economia, ciências contábeis ou marketing.

Principais Faculdades de Administração no Brasil

  • Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (RJ)
  • Universidade de Brasília – Brasília (DF)
  • Faculdade Ibmec de Minas Gerais – Belo Horizonte (BH)
  • Universidade Federal da Bahia – Salvador (BA)
  • Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória (ES)

Principais Faculdades de Economia do Brasil

  • Universidade Católica de Brasília – Brasília (DF)
  • Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (RJ)
  • Universidade Estadual de Campinas – Campinas (SP)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Universidade de São Paulo – São Paulo (SP)

Principais Faculdades de Ciências Contábeis no Brasil

  • Universidade FIPECAFI – São Paulo (SP)
  • Faculdade Brasileira – Vitória (ES)
  • Universidade Estácio de Sá – Nova Iguaçu (RJ)
  • Universidade de Santa Cecília – Santos (SP)
  • Centro Universitário Euro-Americano – Brasília (DF)

Principais Faculdades de Marketing no Brasil

  • Universidade de São Paulo – São Paulo (SP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo (SP)
  • Universidade de Brasília – Brasília (DF)
  • Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo (SP)

Especialização de uma Gerente Comercial

Como podemos observar, são diversas as formações possíveis para se tornar uma gerente comercial, porém é necessário se especializar para que se possa atingir os cargos mais altos e com os melhores salários.

Uma pós-graduação em gestão comercial ou gestão estratégica em vendas pode variar de R$ 800,00 a R$ 1.600,00, dependendo da instituição em que o curso for realizado e da região do país.

Em uma pós-graduação em gestão comercial, a aluna irá encontrar disciplinas como finanças aplicadas, gestão do cliente, trade marketing, comunicação interpessoal corporativa, administração de vendas, entre outras coisas.

O foco da maioria dos cursos é em como a aluna pode se tornar uma profissional que saiba lidar com a área de vendas em todos os aspectos para que seja uma gerente comercial de qualidade. Para ingressar em uma pós-graduação em gestão comercial, a aluna pode ter cursado qualquer um dos cursos citados acima.

Quanto Ganha uma Gerente Comercial?

Os salários de gerentes comerciais podem variar de acordo com a empresa em que trabalham, mas é possível fazer uma média, já que essas profissionais acabam exercendo funções muito parecidas dentro de suas empresas.

Quanto Ganha uma Gerente Comercial Trainee?

  • Empresa pequena: R$ 3.614,00
  • Empresa média: R$ 5.422,00
  • Empresa grande: R$ 8.133,00

Quanto Ganha uma Gerente Comercial Jr.?

  • Empresa pequena: R$ 4.699,00
  • Empresa média: R$ 7.048,00
  • Empresa grande: R$ 10.573,00

Quanto Ganha uma Gerente Comercial Plena?

  • Empresa pequena: R$ 6.109,00
  • Empresa média: R$ 9.163,00
  • Empresa grande: R$ 13.745,00

Quanto Ganha uma Gerente Comercial Master?

  • Empresa pequena: R$ 10.324,00
  • Empresa média: R$ 15.486,00
  • Empresa grande: R$ 23.229,00

Ter um cargo alto nem sempre é fácil. Muitas vezes você terá que lidar com muitos tipos de pessoas e ser obrigada a tomar decisões difíceis em pouco tempo. Mas se isso é comum em cargos altos, é ainda mais comum quando se trabalha na área de vendas.

Por isso, é importante saber que dentro do trabalho, há seus momentos de altos e baixos, existem as decepções, as alegrias e os problemas que qualquer outro trabalho também terá. Apesar disso, para quem tem prazer de trabalhar com vendas, ser uma gerente comercial é um dos pontos mais altos da carreira.

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Fotos: Nikon D3100, geralt