Uma das grandes preocupações das mulheres quando engravidam é referente aos cuidados da beleza, em especial os cabelos. As tinturas, alisamentos e químicas são utilizadas com grande frequência no mundo feminino, mas a grande dúvida é: Quando estão grávidas podem continuar utilizando normalmente? Grávida pode fazer progressiva?

Composição da Progressiva

A progressiva na gravidez não é recomendado, porque assim como a maioria das químicas utilizadas pelos cabeleireiros para alisar as madeixas contém formol. Essa substância além de ser considerada cancerígena pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerada prejudicial à formação do feto quando em contato com o couro cabeludo e consequentemente na corrente sanguínea da mãe, principalmente no primeiro trimestre da gravidez que é a fase crucial de desenvolvimento.

 A quantidade aconselhada pelos órgãos responsáveis é de menos 0,2% de concentração de formol no produto, sendo essa quantidade impossível de realizar alisamentos. Por isso todo cuidado é pouco e em alguns casos acabam utilizando produtos com promessas de que não contém a substância prejudicial, quando na verdade estão para obter o resultado esperado.

Opções de Tratamento Para Grávidas

Existem propagandas de métodos mais recentes e promessas milagrosas sem ser prejudiciais como as progressivas para grávida: escova de chocolate, frutas e açúcar que são indicadas para gestantes, mulheres em fase de amamentação e até para crianças. Mas cada produto deve ser rigorosamente analisado e é aconselhado que o rótulo do produto seja levado ao medico para averiguação e liberação.

Outro caso bem comum de acontecer, é durante a aplicação o cabeleireiro incluir o formol junto ao produto para alisar, trazendo um resultado melhor para seu trabalho, mas podendo causar sérios danos à saúde do bebê. Por isso é recomendado que esse tipo de procedimento, principalmente nesse período seja realizado somente com especialistas e salões recomendados e de sua inteira confiança.

Quais Produtos Posso Utilizar na Gravidez?

Não é porque esta grávida que tem que deixar de se cuidar, pelo contrário, a autoestima da mulher tem que estar ainda mais em dia nessa fase. Shampoos, perfumes, esmaltes e hidratantes não possuem nenhuma restrição durante a gravidez, mas devem ser utilizados de forma racional. Evite produtos desconhecidos e que podem causar reações alérgicas, o que é bem comum nessa fase onde a mulher pode adquirir intolerâncias a algumas fragrâncias, corantes e ate mesmo a algumas substâncias.

Produtos Restritos

As únicas restrições de produtos são naqueles que contenham formol como é o caso da progressiva e de alguns alisamentos e naqueles que tem em sua composição amônia como é o caso da grande maioria das tinturas capilares. A indicação é que na fase da gravidez e amamentação sejam utilizados os tonalizantes, que mesmo que tenha menor durabilidade nos cabelos é seguro por não conter além da amônia o chumbo que também é prejudicial à vida da mãe e bebê.

No período da gestação devido ao aumento dos hormônios, é natural a mulher notar certa diferença em seus cabelos, mesmo apresentando queda os cabelos costumam ficar mais vistosos, brilhosos e com uma textura jamais tida antes, nem sempre é necessária uma progressiva na gravidez. Mas se mesmo assim sentir necessidade de mais cuidados utilize dos óleos de brilhos, cremes para hidratação e shampoos de diversos componentes que não trarão nenhum problema a saúde.

Produtos Liberados

Esmaltes e maquiagens são liberados para as futuras mamães também, portanto fique ainda mais linda durante a gravidez uma outra ótima opção são as limpezas de pele. E se o problema todo ainda estiver em alisar as madeixas, utilize a tão usada chapinha junto da boa e velha escova convencional, elas podem te auxiliar nesse período alias que passa tão depressa não é? Nos mulheres conseguimos aguentar alguns meses em nome da saúde de nossos pimpolhos.

Todo esforço durante a gravidez compensa ao gerar e dar a luz ao bebê cheio de saúde e após a fase de amamentação terá uma vida toda para utilizar todos os produtos que quisermos e ficar cada vez mais lindas. Em caso de dúvidas sobre qualquer produto, procure seu ginecologista e tire suas dúvidas.

Dúvidas das Leitoras:

Fiz progressiva grávida, e agora?

Muitas mulheres sem saber que estão grávidas dão continuidade aos tratamentos que estão acostumadas e quando descobrem a gestação ficam desesperadas. Mas o risco de algo dar errado neste caso, logo no inicio da gestação é praticamente nula. Já que a circulação sanguínea do embrião no inicio gestacional ocorre através do corpo lúteo e só com o passar dos meses passará ser direta com a mãe. Por isso se fez a progressiva, agora já não faça mais!!

Veja também: Grávida Pode Pintar o Cabelo? Saiba o Que Usar na Gestação

Foto: Jonathan Vincent Tan