Vivemos em um mundo onde se julga o livro pela capa, e a aparência das pessoas é sim observada em qualquer lugar que esteja. Por isso a cirurgia plástica tem ganhado cada vez mais força na reparação de imperfeições físicas e estéticas, que afetam fortemente a autoestima principalmente das mulheres. Mulheres estas que após a realização do sonho de ser mãe ficam com suas barrigas flácidas e com grande excesso de pele, bem diferente do que estavam acostumadas anteriormente e acabam recorrendo aos reparos cirúrgicos para resolver. Mas e se depois da cirurgia eu desejar ser mãe novamente? Como será a gravidez após abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica reparadora da barriga, ou melhor, da região do abdômen. Onde todo o excesso de pele é retirado assim como a gordura localizada da região. Durante a gravidez a pele do abdômen se estica muito, assim como os músculos locais e algumas mulheres acabam não conseguindo recuperar o seu corpo anterior após dar a luz. Mesmo após grande período após o parto, recorrendo a dietas e exercícios físicos a mulher acaba constatando que não conseguirá resolver a situação, a não ser através da cirurgia de abdominoplastia.

Para as que realizaram o procedimento acreditando não querer ter mais filhos e depois mudar de idéia ou simplesmente engravidar sem estar nos planos, saiba que não existe problema algum, mesmo sendo considerada uma cirurgia recomendada para após o parto. O aconselhado é que após a abdominoplastia seja aguardado um período mínimo de pelo menos 1 ano antes de pensar em gerar uma nova vida, visando a melhor recuperação do reparo cirúrgico. Outras recomendações como controlar o ganho de peso na nova gestação, além de hidratar adequadamente e diariamente a barriga e a pele de todo o corpo com a ajuda de óleos e cremes hidratantes várias vezes por dia, também são primordiais para garantir que a pele não ganhe mais estrias, já que após o procedimento as chances aumentam ainda mais.

Banhos mornos, jamais quentes devem ser controlados na gravidez após abdominoplastia. Assim como a ingestão de muita água para hidratar a pele e cremes hidratantes melhores para serem utilizados na barriga, seios e costas visando deixar as fibras da pele mais elástica e não se romperem com tanta facilidade, surgindo novas estrias.

Relato de Abdominoplastia Após Gravidez – Udine Sena

Eu já tinha 31 anos, já tinha um casal de filhos e pensava já ter ajudado na multiplicação da terra. Por isso achei que estava na hora de fazer uma abdominoplastia e voltar ao meu corpo de antes. Fiz, fiquei linda e feliz e minha vida estava engrenando, cheia de planos, mas como a gente quer uma coisa e a vida outra engravidei de novo! Foi um susto GIGANTE e acredito que até hoje não me recuperei da notícia. Senti muito medo no começo, muitas dúvidas de como seria a gravidez e li coisas na internet que me assustaram e me consolaram. Mas o bebê já estava lá e tinha que encarar e acreditar em Deus e que tudo daria certo.

O primeiro trimestre foi tranquilo, mas no segundo trimestre fiquei triste porque minha barriga não crescia de forma alguma, parecia mais gorda do que grávida. No terceiro trimestre minha barriga conforme o bebê foi crescendo cresceu junto e senti muito incômodo pra tudo, pra comer, dormir, sentar, deitar e todo o resto. Sentia minha barriga esticando e cuidei muito da minha pele pra não estourar de estrias porque a pele esticou muito. Meu parto foi PC e tive medo de ter um PN depois de duas cesárias. O parto foi sofrido, o meu medico suou a camisa literalmente pra fazer o corte por conta da amarração da Plástica e foi bem difícil cortar o músculo.  Para mim foi o parto mais sofrido, não sei se foi só por conta da plástica ou por conta da idade também.  Minha filha nasceu com muita saúde pesando 3,350 quilos e 49 cm!

Escutei muita besteira durante a gravidez que o bebê não cresceria, mas no final deu tudo certo. Minha barriga não esta chapada igual antes da gravidez, ficou normal, na verdade acho que ficou ate melhor porque ficou mais natural, sem aquele aspecto de esticada. Pra quem esta passando por isso, acredite em Deus, procure um bom medico, faça todos os exames direitinho que tudo dará certo.

Veja também: Dr Marco Cassol – Maternidade e Procedimentos Plásticos

Foto: Acervo Pessoal