Engravidar é o grande sonho da vida de muitas mulheres, mas muitas também sabem que não se trata de um processo fácil, já que exige muito do seu corpo e por um tempo considerável. É por isso que tem se tornado cada vez mais frequente entre as tentantes uma preparação do corpo para que possam engravidar com o corpo preparado para as mudanças que irão acontecer nos próximos meses.

Porém, existem aquelas mulheres que fazem a cirurgia bariátrica, seja por necessidade ou para acelerar esse processo. Mas será que a gravidez após bariátrica traz riscos? Ela pode ser uma gravidez normal? Existem cuidados especiais que se deve tomar? Essas e outras questões serão respondidas no texto de hoje, mas antes, é necessário dar uma breve introdução do que é essa cirurgia.

O que é Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um dos mais conhecidos métodos para lidar com a obesidade. Problema que atinge um número cada vez maior de pessoas no mundo. Existem muitos mitos e lendas que circulam sobre esse tipo de cirurgia e sofre seus efeitos e por isso é necessário explicar com mais clareza como ela realmente funciona.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

Esse tipo de cirurgia, também chamada de gastroplastia, pode ser dividida em três tipos. O primeiro reduz o tamanho do estômago da pessoa, o segundo reduz a capacidade do intestino de absorver nutrientes e o terceiro é uma mistura dos outros dois tipos.

Esse tipo de cirurgia pode ser indicado tanto por questões estéticas quanto por questões de saúde de fato. Porém, não se trata de um processo simples, já que muitas vezes ele envolve uma questão psicológica que pode ser a parte mais difícil para muitos.

Existem Riscos na Gravidez Após Bariátrica?

Os principais riscos que envolvem a cirurgia bariátrica são derivados de problemas que a obesidade traz. Por conta disso, é recomendado que as mulheres não engravidem logo após terem feito a cirurgia. Isso porque é bastante comum que, no período de adaptação da cirurgia, haja casos de deficiência de diversas vitaminas e nutrientes, anemia e até desnutrição em casos mais graves.

Engravidar com alguma deficiência de vitaminas ou com alguma doença definitivamente não é uma boa ideia e pode trazer diversas complicações para a mulher na gravidez. Por isso, o mais recomendado é que haja um acompanhamento médico da recuperação da mulher após a cirurgia até o momento em que ela esteja totalmente preparada para engravidar.

A Importância do Suporte Psicológico

Uma das principais questões para aqueles que fazem uma cirurgia bariátrica, é lidar com a questão psicológica, já que eles devem se adaptar a uma nova rotina alimentar, a novos hábitos de vida e a um novo corpo.

Muitas pessoas acabam engordando de novo por não conseguirem lidar com tudo isso e, dessas, muitas acabam entrando em depressão por acreditarem terem falhado em manter o corpo mais magro.

Quando ocorre uma gravidez após bariátrica, deve haver um suporte psicológico muito forte porque uma mulher pode ficar muito afetada de ver o seu corpo crescer novamente, mesmo que esse crescimento seja por causa da gravidez.

É necessário entender que a gravidez acarreta em muitas mudanças, mas que isso não significa que a mulher vá engordar, já que existem diversas maneiras de manter a boa forma física mesmo grávida, com exercícios específicos e atividades como o yoga, por exemplo, que ajudam tanto na parte física quanto na parte psicológica.

Cuidados da Gravidez Após Bariátrica

Muitos dos cuidados que uma mulher deve tomar para se recuperar da cirurgia bariátrica também servem para que ela se prepare para engravidar. Em muitos casos é necessário tomar suplementos de vitaminas, por exemplo, para não prejudicar a formação do feto de nenhuma forma.

Outra coisa importante é saber que sintomas como baixas taxas de glicose que são comuns nas grávidas. Podem ser ainda mais frequentes e mais intensos em mulheres que fizeram a cirurgia bariátrica. Deve-se, então, comer mais vezes ao dia, mas sempre uma alimentação saudável, que faça bem tanto para a mãe quanto para o bebê.

Mesmo depois do parto, é necessário que os cuidados com a mulher continuem, já que o seu estado de saúde pode interferir diretamente na amamentação do bebê. Em todas essas fases, desde antes de engravidar até depois do parto, é necessário que haja um rigoroso acompanhamento médico para se certificar que o bebê vai nascer saudável e sem nenhum problema.

Bariátrica Após a Gravidez

A gravidez é um processo de transformação e que exige muito do corpo de uma mulher, por isso não é indicado que se faça uma cirurgia bariátrica após a gravidez afim de reverter o ganho de peso nesse período.

O mais recomendável é que a mulher mantenha hábitos saudáveis durante toda a gestação e mesmo depois. O corpo costuma perder os quilos a mais da gravidez logo nas primeiras semanas após o parto.

Entretanto existem casos em que um médico pode recomendar que a cirurgia seja feita mesmo após a gravidez, o que normalmente ocorre em casos graves em que há um aumento de peso muito intenso e que possa interferir na saúde da mulher a curto prazo. Cada caso é analisado para saber o que é melhor para a mulher naquele momento de sua vida.

É bastante natural que uma mulher queira se sentir o mais confortável possível com o seu corpo antes de engravidar. Trata-se de um processo tanto interno quanto externo, de aceitação do corpo, transformação e geração de uma nova vida.

Por essa razão a cirurgia bariátrica tem se tornado uma opção para muitas mulheres, mas existem sim certos cuidados que precisam ser tomados. Uma gravidez após bariátrica não vai ser uma gravidez qualquer, já que é necessário dobrar os cuidados que você deve ter com seu próprio corpo.

E apesar de isso não fazer diferença para a geração do bebê, a saúde da mulher influencia muito em como a criança será gerada e, portanto, a cirurgia acaba tendo uma relação indireta com a saúdo do bebê.

Por isso, se você quiser ter uma gravidez após a bariátrica, lembre-se de que os cuidados deverão ser ainda maiores. Uma gravidez segura gera bebês saudáveis e prontos para iniciarem suas vidas.

Veja Também: Pesquisa Indica que Bariátrica Pode Ajudar a Aumentar a Fertilidade
Foto: Nikon D90