Quando pensamos na descoberta de uma gravidez o primeiro sintoma que nos vem à cabeça é do atraso menstrual, não é mesmo? Mas você sabia que muitas são as mulheres que continuam menstruando durante todo o período gestacional? Mas gravidez com menstruação será que é uma combinação comum? Não oferece riscos ao bebê? Quais as razões para acontecer?

A gravidez com menstruação não é uma combinação comum, pois o sangue eliminado durante a menstruação é o sangue que é direcionado para o desenvolvimento fetal, por isso deve sim ser investigado para saber a razão. Problemas como descolamento de placenta ou até mesmo uma gravidez ectópica são motivos para que a mulher tenha sangramento durante a gravidez e são necessários cuidados especiais já que oferecem risco de aborto.

Nos primeiros dias de gestação é considerado comum o sangramento após a concepção, que até ser descoberto poderá ser apontado como a menstruação que esta vindo normalmente. Mas este sangramento dura em média 2 dias e tem sua cor alterada, se apresentando em uma coloração mais rosada que pode vir acompanhada de cólicas convencionais. Sintoma este que confunde ainda mais a mulher, trazendo certeza de que esta em período menstrual já que os sintomas são idênticos. Porém, com o desaparecimento repentino do sangramento a suspeita de gravidez ocorre e um teste deve ser realizado para constatação.

De preferencia para testes de confiança e que oferecem uma sensibilidade maior ao HCG, proporcionando um resultado mais confiável, como os testes de gravidez da marca Famivita que oferecem 10 Mui de sensibilidade, conseguindo detectar o HCG até dois dias antes do atraso menstrual. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Quando o sangramento de escape de qualquer característica inclusive borra de café ocorre posteriormente à descoberta da gravidez é necessária à procura medica para avaliação do quadro. Mulheres que sofrem com sangramento durante a gestação necessitam de repouso absoluto sem nenhum tipo de esforço para garantir que um aborto espontâneo não ocorra. Alguns exames como o ultrassom irão ser solicitados para verificar a causa e garantir e acompanhar que a gestação se mantenha saudável e o bebê se desenvolvendo conforme o esperado.

Principais Motivos para o Sangramento na Gravidez

Alguns escapes são considerados comuns em qualquer fase gestacional e não oferecem risco algum ao desenvolvimento fetal. Porém é necessária a avaliação medica para descartar os riscos e confirmar o que esta acontecendo. No caso de sangramento constante, perda de sangue vermelho vivo com ou sem coágulos, dores abdominais, perda de líquido e febre um pronto atendimento deve ser procurado imediatamente. Os principais motivos de sangramento na gravidez são:

  • Nidação: Durante a implantação do embrião é comum ocorrer um pequeno rompimento de vasos sanguíneos que resultam em um leve sangramento. Fato este que não oferece risco algum a gravidez.

  • Relação Sexual: O sexo não é proibido durante a gravidez mas durante o ato sexual vasos sanguíneos podem vir a se romper já que o colo do útero esta mais sensível nesta fase e acabar ocorrendo um pequeno sangramento. A relação sexual só deve ser evitada em caso de risco de aborto e por recomendação medica.

  • Intercorrência no colo uterino: Feridas podem ser encontradas no colo do útero que normalmente desaparecem naturalmente. Quando não ocorrem necessitam de cauterização para que impeçam a continuidade do sangramento.

  • Deslocamento da placenta: com o desenvolver da gestação, a placenta pode se deslocar e ocasionar sangramentos. Quando detectado o fato, é necessário repouso imediato e absoluto, oferecendo riscos de parto prematuro e aborto.

  • Gravidez ectópica: Como principal sintoma o sangramento, a gravidez fora do útero oferece grandes riscos à mãe principalmente quando se desenvolvendo nas tubas uterinas. Após a realização de um ultrassom para constatação o tratamento é realizado através de intervenção cirúrgica ou medicação.

No terceiro trimestre, os sangramentos que podem ocorrer é o sangramento ocasionado pelo encaixe do bebê. Nas ultimas semanas, o bebê estará cada dia se virando, se encaixando e se posicionando para o nascimento e nestes movimentos é comum que ocorra leves sangramentos, junto à saída do tampão mucoso. Mesmo sendo relatada normalidade em alguns dos sangramentos, todo caso deve ser verificado e analisado pelo obstetra, que verificará os perigos e quais cuidados deverão ser tomados garantindo a saúde do bebê e da mãe.

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja Também: Gravidez Química – E Agora?

Fotos: Laurinda